Serra inaugura terminais de acesso universal no Poupatempo

São Paulo, 7 de outubro de 2009

qui, 08/10/2009 - 20h28 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu bom dia a todos e a todas. Cumprimentar principalmente os nossos funcionários deste Poupatempo que aqui estão, um Poupatempo de grande qualidade – e os usuários também, alguns circulando neste momento.

O Poupatempo é uma das melhores coisas que tem no Governo. Ele permite que a vida das pessoas fique muito mais fácil. Eu estava até notando aqui para ver como facilita tirar um documento. Um RG para menores de idade, que demorava de 30 a 60 dias, hoje passou para 4 horas. Um RG para maiores, que demorava de 30 a 60 dias também, passou para 24 horas. Uma renovação de Carteira Nacional de Habilitação passou de 15 dias para 4 horas. E o seguro desemprego passou de 15 a 20 dias para o ato, ou seja, faz-se na hora o seguro desemprego.

Isso mostra a importância do Poupatempo. E nós estamos aumentando em 50% o serviço do Poupatempo no Estado de São Paulo, que foi começado lá atrás pelo (ex-governador) Mario Covas. Só na nossa gestão estamos fazendo metade a mais daquilo que tinha. E hoje inauguramos um tipo de inovação – uma sala onde pessoas que têm problemas de deficiência física têm equipamentos, têm um software, têm condições de se movimentarem em relação ao conjunto de serviços públicos, (uma sala) feita especialmente para eles, inclusive os deficientes visuais. Isso nós estamos fazendo em vários lugares.

Nós resolvemos fazer a inauguração simbólica aqui em Itaquera, que é um lugar significativo, seja pelo metrô, seja pela população trabalhadora que circula por aqui, e seja também porque – está me lembrando o Laerte (de Lima Teixeira), que é o subprefeito de Itaquera – que nós vamos fazer aqui a maior Escola Técnica (ETEC) e a maior Faculdade de Tecnologia (FATEC) de São Paulo. Logo, logo vai ter a maquete aqui para todo mundo olhar.

Queria agradecer também a parceria com a Microsoft, que é parceira deste nosso trabalho. E, muito especialmente, à presença de três figuras aqui: das duas Irmãs Marcelinas que nos acompanham, que tocam o Hospital Santa Marcelina, o Hospital do Itaim Paulista, o Hospital da Cidade Tiradentes, sem falar do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e outras unidades de Saúde, e o Padre Rosalvino (Moran Vinãyo), nosso grande parceiro. O Padre Rosalvino sozinho vale várias ETECs (Escolas Técnicas), pela quantidade de jovens que ele prepara, que ele qualifica de ensino profissional para o mercado de trabalho. Nosso grande amigo, grande figura o Padre Rosalvino.

Muito obrigado. Vamos lá até a sala, então. Eu queria fazer aqui, de novo, o meu agradecimento aos funcionários do Poupatempo, para que continuem trabalhando do jeito que têm trabalhado, para servir a nossa população.

Muito obrigado!