Serra inaugura ETEC em Vargem Grande do Sul

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 12, na Região Administrativa de Campinas

sex, 12/09/2008 - 20h15 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta sexta-feira, 12, a vigésima quarta Escola Técnica da Região Administrativa de Campinas,  a ETEC de Vargem Grande do Sul. Criada em março de 2008, a Etec iniciou suas atividades oferecendo Ensino Médio e curso técnico de Informática, que terão ao final da implantação 360 vagas cada um. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Meu boa tarde a todos e a todas. Queria agradecer ao duplo calor da recepção, o calor do clima e o calor das pessoas, que é mais forte.

Queria cumprimentar o grande prefeito, queria cumprimentar o grande prefeito que vocês têm, que é o Celso Luiz Ribeiro e a Michaela, sua mulher. O deputado federal Guilherme Campos. O deputado estadual e nosso excelente secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, que falou aqui de tudo o que nós estamos fazendo na região. Ele sabe mais do que eu. O Sílvio Aleixo, que é o secretário-adjunto dos Transportes.

Queria cumprimentar os prefeitos de Mococa, de São Sebastião da Grama e de São José do Rio Pardo, aqui presentes. Mais o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Celso Aguilar Cortez, que nos dá a honra da sua presença. A Laura Laganá, que é a superintendente do Centro Paula Souza. O Centro Paula Souza é o braço do Governo do Estado no ensino técnico e tecnológico em São Paulo.

Queria, também, cumprimentar a secretária de Obras de Itobi, que representa o prefeito, a Alessandra Gusmão Leite. Cadê ela? Cadê a Alessandra? É raro ver uma mulher tocando a área de obras. Você é engenheira? Arquiteta. Mauro Monteiro, que é diretor desta escola técnica. O Evandro Losacco, que é coordenador do programa de vicinais. Vice-prefeitos, vereadores, professores, alunos. Enfim, a todos e a todas.

É enorme a minha alegria de vir inaugurar aqui uma Etec, uma escola técnica. Como disse o Beraldo, de cada 100 alunos formados aqui, 85 conseguem emprego na hora. Não significa que os outros 15 não conseguem, mas imediatamente já saem com emprego. É uma escola de nível médio, não precisa ter o ensino médio completo, tem que fazer junto para ter uma formação também mais sólida escolar.

Este é o programa mais importante que a gente está fazendo em São Paulo. Para vocês terem uma idéia, eu encontrei 126 Etecs. Nós já chegamos, nós vamos chegar a 196. Ou seja, vamos fazer 70 a mais. Mas estamos ampliando as escolas técnicas existentes, de maneira que nós recebemos Etecs com pouco mais de 70 mil alunos e, em 2010, nós vamos deixar engatilhadas 170 mil vagas. Por todo o Interior. Está aqui o deputado Sílvio Torres também, deputado federal. Por todo o Interior e na área da Grande São Paulo. É o maior programa de ensino técnico do Brasil.

Para vocês terem uma idéia, entre Etecs e Fatecs, nós vamos ter 96 em São Paulo. O Governo Federal vai fazer, ver se chega a 21. Isso vem desde a época do governo Fernando Henrique, quando foi criado o programa de ensino técnico que, aliás, foi de minha idéia, eu era ministro do Planejamento, sugeri ao Paulo Renato e consegui o financiamento do Banco Interamericano. Mas nós vamos também mais do que duplicar as Fatecs, as Faculdades de Tecnologia, que foram feitas basicamente nos governos Covas e Alckmin.

Nós encontramos 26, e nós vamos fazer mais 26. Para vocês terem uma idéia de como isso anda depressa, já tem 40, Celso. 45. Ou seja, vai passar a meta e eu estou preocupado, porque aí os prefeitos vão cair em cima, hoje criar Fatec virou um must, uma coisa…

Mas nós estamos trabalhando para o futuro. O que é trabalhar para o futuro? É trabalhar para os jovens, para que eles tenham mais oportunidades na vida, e trabalhar pelo desenvolvimento de São Paulo. Esse pessoal que sai de uma Fatec e de uma Etec representa força de trabalho qualificada. Gente preparada para as novas funções, para atender àquilo que as empresas necessitam.

Aqui vão ser cursos de Informática – já são 40 à tarde e 40 à noite – e de Alimentos, 40 à tarde e 40 à noite. Informática, porque hoje faz parte de tudo. De Alimentos, porque fica ajustado às necessidades do desenvolvimento da região.

Fizemos isso em cooperação com a Prefeitura. Eu quero dizer que nós temos aqui um grande parceiro. Nós trabalhamos, no meu governo, com todo mundo, independentemente da coloração partidária – que isso fique muito claro. Nós não governamos para grupos, para amigos, não governamos para partidos. A gente governa para todo mundo, mas dá prazer de ver um companheiro de partido que trabalha tão bem.

Outra coisa que estamos também inaugurando hoje é a vicinal Itobi – Vargem Grande do Sul. Fizemos o trecho de Itobi. Portanto, fica completa. Foram mais de dez quilômetros. Quanto custou, Silvio? Hem? R$ 2 milhões.

Isso sem falar de tudo aquilo que o Sidney Beraldo falou aqui. Como eu disse, ele está como deputado, além de secretário. Deputado da região, ele acompanha tudo muito de perto, para não dizer quando ele fica em cima, também, para que as coisas sejam feitas.

Bem, eram estas as palavras que eu queria dizer aqui para vocês. Queria dizer o seguinte: Ah, sim. A Laura me lembra. Esta área aqui vai funcionar como quadra, este galpão em que nós estamos. Mas depois, vai ser oficina de trabalho. E nós vamos fazer uma quadra desportiva, aqui do lado, mais adequada.

É muito importante a questão do lazer e do esporte. Para nós, tem uma prioridade grande. Aliás, isso é uma coisa pouco sabida: nós criamos a bolsa-atleta, que não pode ser implementada neste ano porque é ano eleitoral. A bolsa-atleta são R$ 3,5 milhões por ano, vamos manter uma quantidade grande de jovens no Estado inteiro. Aqueles que têm condição de participar de competição nacional e internacional, vamos mantê-los. E criar os centros de excelência da prática esportiva. Já tem uns na Capital, e vamos fazer cinco no Interior. São coisas que mostram a importância que a gente está dando para essa atividade. Sem falar que fizemos um programa para cobrir todas as quadras, em todas as escolas do Estado. Todas as escolas vão ter quadra coberta, que é outra questão fundamental.

Na área de estradas, tem coisas assim, que nós decidimos. Vamos fazer todos os acessos. Todos. Não vai ficar nenhum município sem um bom acesso com a estrada que chega perto. Quantos são, Sílvio, os acessos? Mais de 800 acessos no Estado. Hem? 800 milhões de investimento para todos os acessos. E aí a gente trabalha para todo mundo, inclusive para São Sebastião da Grama, que no papel que me prepararam, escreveram do Grama, que também é verdade. Era do Grama, do José Roberto Magalhães Teixeira. Era a terra dele, um grande homem, um grande homem público.

Bem, outra noite, me perguntaram: Mas qual é a diferença do PSDB para os outros? Eu disse: Olha, eu não vou…, nós não somos os donos da verdade. Não é para todos os outros políticos, mas para boa parte dos políticos do Brasil. Sabe qual é a diferença? Quando a gente chega ao governo, a gente chega para servir ao povo. Nós somos servidores. Tem gente que vai para o governo para se servir do povo. E isso nós não aceitamos.

Muito obrigado.