Serra inaugura Etec de Santo Amaro

São Paulo, 10 de setembro de 2009

qui, 10/09/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Eu queria cumprimentar o nosso vice-governador (Alberto) Goldman; o (prefeito de São Paulo) Gilberto Kassab; o (secretário de Estado do Desenvolvimento) Geraldo Alckmin; o (deputado federal) Arnaldo Faria de Sá. Queria cumprimentar o deputado (também federal Ricardo) Tripoli, que nos falou aqui, é o mais votado da região, dos federais; o deputado José Aníbal, que é líder do PSDB na Câmara Federal. Queria cumprimentar os deputados estaduais presentes: o Miltinho, Milton Flávio, e o Jorge Caruso, que nos falou aqui; e o vereador (Gilberto) Natalini, que mora aqui em Santo Amaro, que também nos falou. Queria saudar o nosso procurador-geral do Estado (de São Paulo), o Marcos Nusdeo; o nosso secretário estadual do Meio Ambiente, o Xico Graziano; e o secretário municipal do Meio Ambiente (da Prefeitura de São Paulo), o Eduardo Jorge. Saudar a Laura Laganá, que é (diretora) superintendente do Centro Paula Souza, que fez esta escola; o diretor da ETEC (Escola Técnica) aqui de Santo Amaro, Fernando Antônio de Campos; os alunos, professoras, professores, funcionários…

Eu acho que, do ponto de vista nosso, a ação em relação ao Ensino Técnico e Tecnológico é a mais expressiva de todas as ações do Governo do Estado. Nós encontramos 70 mil alunos, mais ou menos, em ETECs. Nós vamos elevar (esse número), até o final do ano que vem, a 170 mil vagas – ou seja, (vamos) aumentar duas vezes e meia (as vagas em ETECs). Para vocês terem uma ideia, na Capital, em 2006, havia 14 ETECs, Escolas Técnicas. No ano que vem, até o final do ano que vem, existirão 47 ETECs. É realmente impressionante o número, porque é mais do que triplicar o número de escolas técnicas na cidade de São Paulo. Isso é uma revolução aqui, porque as ETECs estavam distribuídas principalmente pelo interior do Estado. Nós estamos fazendo também no interior, mas aceleramos aqui na Capital.

Na Zona Sul ainda haverá – não é, Laura (Laganá)? – uma (ETEC no) M’Boi Mirim, (uma na) Capela do Socorro e (uma em) Paraisópolis. Mais três, além desta (aqui em Santo Amaro). E (haverá também em) Heliópolis, mas Heliópolis é no Ipiranga, não é bem Zona Sul, é mais… é controvertido, está na fronteira.

Isso mostra o peso que nós estamos dando ao Ensino Técnico. E vocês, que são alunos, de cada cinco, quatro já vão sair com um emprego quando terminarem. Esta é outra grande vantagem. Não é só aqui para São Paulo ficar mais preparado para o desenvolvimento, mas é também uma oportunidade de trabalho. O desemprego no Brasil, que é alto, ele prejudica principalmente os jovens – e é péssimo o desemprego na juventude, porque vai ficando para trás, enquanto as oportunidades de vida…

E no que se refere às FATECs, Faculdades de Tecnologia, nós estamos duplicando o número delas, inclusive tem três (programadas) também aqui na região Sul da cidade.

Esta Escola Técnica, como disse o (secretário Geraldo) Alckmin, ela oferece também o Ensino Médio, e (ainda) o Ensino Médio da Paula Souza. (O Centro) Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado, é o melhor que tem na área pública no Estado e no Brasil (em ensino técnico e tecnológico). (Aqui nesta escola serão oferecidos) cinco cursos técnicos: Automação Industrial, Contabilidade, Instrumentação e Equipamentos Industriais, Logística e Segurança no Trabalho – 40 vagas cada. Isso aqui é disputadíssimo. (O curso de) Segurança no Trabalho, Geraldo, teve quase 19 candidatos para cada vaga. Contabilidade (teve) 21 (candidatos para cada vaga), o que mostra também o acerto da nossa política para aumentar o número de vagas – porque, convenhamos, 20 (candidatos) para cada vaga é demais. Se fossem 10 já era muito. Isso já garante qualidade.

Portanto, nós estamos fazendo aí uma corrida no tempo para fazer essas adequações todas. Eu vou dizer que é das realizações que a gente tem mais orgulho de fazer. Nós devemos isso ao vice-governador (Alberto) Goldman, que foi secretário (de Estado) de Desenvolvimento desta área até o começo deste ano, e depois ao Geraldo Alckmin, que foi nosso governador e que assumiu essa Secretaria e continuou este programa de maneira acelerada. (Devemos também) à Laura (Laganá), que é quem comanda o Centro Paula Souza, que tem trabalhado com muita competência, e aos professores e professoras e funcionários da instituição, que têm sabido responder a esta pressão de demanda. Temos que agradecer a todos eles e elas – e temos que agradecer também aos parlamentares, os deputados federais e os estaduais, que na Assembléia Legislativa têm dado cobertura para que a gente tenha mais recursos para que esses programas possam ir adiante.

O Governo do Estado, neste ano, está investindo muito, inclusive aqui, um dos maiores investimentos aqui em Santo Amaro… Porque nós temos o Metrô, que vai de Capão Redondo ao Largo Treze – e estamos agora com as obras para levar isto até a estação Chácara Klabin, ligando toda rede de Metrô da cidade de São Paulo. Vai ser uma mudança, aqui em Santo Amaro, incrível. Nós estamos fazendo uma teia de aranha de rede de Metrô, uma rede de Metrô por toda a cidade. Com investimento pesadíssimo, que vai trazer mais conforto para as pessoas e vai trazer também menor dependência do transporte de ônibus e de automóvel, que polui, que toma tempo, que gera engarrafamentos e tudo mais.

Portanto, é um investimento paralelo que vale a pena ser citado, entre muitos outros. O (prefeito) Gilberto Kassab fez, praticamente… Nós começamos, mas foi ele que fez, na Prefeitura… o Hospital da importância, no M’Boi Mirim, que hoje tem um nome complicado. Qual é? Moysés Deutsch, que é administrado pelo (Hospital Albert) Einstein. É gratuito, o que significa um padrão de qualidade, que desafogou o Hospital de Campo Limpo, que melhorou o hospital de Campo Limpo, onde o Gilberto Natalini, que ninguém acredita que é médico, até trabalhou lá – não é, Gilberto? Trabalha ainda.

Bem, mas é isso. Nós estamos trabalhando, trabalhando muito, e o que é que a gente quer? É que os alunos aqui tenham um excelente aproveitamento. Que aproveitem essa oportunidade, pelo beneficio seu, da sua família, da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País.

Muito obrigado!