Serra entrega vicinal de Mairiporã

Mairiporã, 11 de setembro de 2009

sex, 11/09/2009 - 20h22 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Registrar primeiro que nós estamos inaugurando uma vicinal que leva Mairiporã a Nazaré Paulista e que o prefeito (Mário) Antônio Pinheiro (de Nazaré Paulista) infelizmente não pode vir aqui porque está sepultando a sua mãe hoje à tarde. Eu queria também transmitir a ele as minhas condolências. Queria saudar o prefeito Antonio Aiacyda, aqui do Município de Mairiporã, nosso amigo; a Elisabete (Aiacyda), que é presidente do Fundo Social de Solidariedade (e Secretária de Assistência Social de Mairiporã); a Ana Maria (Gaggini Tellian), que é vice-prefeita (de Mairiporã); o vereador Valdecir (Odorico Bueno), que é presidente da Câmara (de Vereadores de Mairiporã); os deputados (estaduais) Celino Cardoso e André Soares e o deputado (federal Jorge) Tadeu Mudalen, que é secretário (de Articulação Metropolitana) da Prefeitura do Município de São Paulo, o deputado mais votado aqui e que, quando eu era Ministro da Saúde ajudou muito Mairiporã, (para) a gente dar recursos para refazer inteiramente aqui o Hospital Municipal. Queria cumprimentar também o Mauro Arce, o nosso secretário (de Estado) dos Transportes. Queria agradecer ao vereador Du (Eduardo Pereira dos Santos), autor do projeto do título de “Cidadão Mairiporanense”, que muito me sensibiliza. Queria agradecer também as crianças do Grupo de Monitores de Turismo Mirim, da Escola Municipal Nicolau Pinto da Silva, de Mairiporã. Cumprimento também os vereadores, secretários municipais, enfim a todos e a todas.

Hoje inauguramos simbolicamente – porque já está funcionando – uma bela (estrada) vicinal que liga Mairiporã a Nazaré Paulista. É enorme para um padrão de estrada vicinal que, em geral, é uma estrada municipal ou estrada que liga um Município a outro. Ela tem 23 quilômetros de extensão, sendo praticamente metade em Mairiporã e metade em Nazaré Paulista. Foi totalmente recuperada. Esta estrada estava em péssimo estado.

Nós estamos recuperando toda a malha de estradas vicinais do Estado de São Paulo, que são mais de 12 mil quilômetros (de extensão). É o maior programa que já se fez. A estrada é praticamente feita de novo, tanto que a gente gasta por quilômetro o equivalente à metade de uma estrada nova. Isso porque não tem que fazer desapropriação, terraplanagem, etc. A estrada é feita de novo. Aqui é uma obra cara, foram (investidos) praticamente 8,5 milhões de reais, mas eu tenho certeza de que vale muito a pena para Mairiporã, para Nazaré e para a região.

Aqui em Mairiporã nós já investimos cerca de 2 milhões de reais em saneamento. Mas nós vamos continuar, porque essa é uma carência importante do Município, nós vamos continuar os investimentos nesta área e a previsão é de gastar aqui 110 milhões de reais em saneamento e obras que serão iniciadas no ano que vem. Nós já gastamos aqui quase 5 milhões de reais nos dois primeiros anos da minha gestão, na melhora do abastecimento de água e no esgoto. Agora vamos fazer uma Estação de Tratamento de Esgoto aqui e obras no esgotamento sanitário de todo o Município. E isso vai ser um salto muito grande, porque aqui – não é só em Mairiporã não – em toda a região é um problema a questão do saneamento. E onde está a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nós estamos realmente refazendo a relação com os Municípios e aumentando muito o investimento.

A Sabesp investiu no Governo anterior uns 3 bilhões de reais. Nós aumentamos para mais de 6 bilhões de reais no meu Governo, pelo Estado de São Paulo inteiro, e aqui ainda tem muita precariedade. Olha, só 52% do esgoto é coletado, o que é muito pouco. E 62% desse coletado é tratado. Ora, se a gente olhar o conjunto vemos que 30% do esgoto é tratado, porque é tratado metade do que é coletado e o que é coletado é pouco mais de 60%. Então nós temos que corrigir essa situação. E eu acredito que essa é uma reivindicação – o prefeito tem sempre falado dela – que vai ser materializada até o final de gestão dele, viu Aiacyda? Você vai ter esse problema praticamente resolvido.
Da mesma maneira, nós entregamos aqui equipamentos de limpeza urbana para recuperar mananciais. E também vamos pavimentar aqui duas estradas novas vicinais. São estradas de terra hoje e que vão virar estradas asfaltadas – que é a Estrada dos Cinco Lagos e a Estrada da Canjica. Fizemos também, uma outra pavimentação de vicinal que leva para o Município de São Paulo. Qual é o nome?

Bem, por último eu quero dizer que nós estamos programando aqui uma instalação muito importante, que é de uma Escola Técnica (ETEC) descentralizada, para formar, para dar profissões para a garotada que está no Ensino Médio. Essa é, talvez, uma das coisas mais importantes do nosso Governo. Nós encontramos 70 mil alunos em Escolas Técnicas e vamos deixar 170 mil vagas em São Paulo. É ensino que vira emprego direto, porque é curso de Logística, de Informática, de Gestão de Empresas, de Acidentes de Trabalho, de muita coisa… E oferece uma oportunidade profissional para o jovem, que depois pode continuar, concluir seu Ensino Médio e, inclusive, fazer uma universidade.

Eu fico muitas vezes de coração cortado quando vejo uma família pagar um ensino de Direito para um dos seus filhos. Paga uma nota, em uma faculdade privada. Na hora de exercer a profissão não consegue, porque tem que fazer exame da OAB, Ordem dos Advogados (do Brasil). É um exame difícil, 80% em São Paulo são reprovados – é incrível isso, 80% de reprovação, e (sem passar no exame) não pode exercer a profissão. Nada contra a profissão de advogado, mas nós não precisamos mais – a prova é que o exame não passa, e o ensino pago (é) caro, com sacrifício. Muito melhor é uma formação técnica, que já da uma profissão para o jovem – e ele vai ter mais possibilidade de escolha no futuro, inclusive com relação às universidades.

Nós também estamos multiplicando muito o número de FATECs, de Faculdades de Tecnologia, eu encontrei 26, nós vamos deixar 52. Aí são cursos de três anos muito especializados. Mas, enfim, Mairiporã está contemplada com uma Escola Técnica, vai ser uma extensão, inicialmente, que é para poder funcionar rapidamente. E no futuro nós queremos expandir isso, inclusive, em toda a região.

A área que está tendo mais investimentos na área de ensino técnico-tecnológico é a região da Grande São Paulo que é a que estava mais atrasada nessa matéria. Mas, eu queria dizer que, Mairiporã é um Município que vai bem, precisa equacionar melhor a questão do saneamento, por isso é que nós vamos enfatizar esse aspecto, tem um potencial turístico grande, que também precisa ser melhor aproveitado. E no que depender da gente, nós vamos continuar dando apoio.
Contamos com Mairiporã, contamos com a região, e quero dizer a vocês todos que contem com nosso Governo, com nossos secretários e comigo pessoalmente.

Muito obrigado!