Serra entrega viaturas e equipamentos para proteção de mananciais

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar a nossa prefeita em exercício, a Alda (Marco Antonio); os deputados estaduais (Jorge) Caruso e Milton Leite Filho; […]

seg, 18/05/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar a nossa prefeita em exercício, a Alda (Marco Antonio); os deputados estaduais (Jorge) Caruso e Milton Leite Filho; o secretário Mauro Arce (dos Transportes); o secretário Xico Graziano (do Meio Ambiente), que nos falou; o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da PM (Polícia Militar); o comandante Ronaldo Severo Ramos, comandante do policiamento ambiental do Estado de São Paulo (1º Batalhão de Polícia Ambiental); o vereador Antonio Goulart, que nos falou; o Edson Ortega secretário municipal de Segurança Pública e coordenador da (Operação) Defesa das Águas; os subprefeitos que estão aqui: da Capela do Socorro, Valdir (Ferreira), o (Luiz Ricardo) Santoro, do Campo Limpo, e o Geraldo Carneiro, do M’Boi Mirim. Queria também saudar o diretor (financeiro) da Dersa, o (José) Max (Reis Alves), que representa aqui o presidente, o Délcio (Amador). Agradeço o comodoro do Yacht Club Santo Amaro, Peter Pondorf. Queria também cumprimentar o presidente do Subcomitê (da Bacia Hidrográfica) Cotia/Guarapiranga (Anselmo Nei de Almeida). A todos e a todas.

De fato, eu creio que a obra do Rodoanel é a obra mais bem cuidada entre as obras que foram feitas, ou que estão sendo feitas em nosso País. Para vocês terem uma idéia, o Trecho Sul (atualmente em execução) custa uns 4 bilhões e 200 milhões (de reais), mais ou menos.
Pois bem… nós estamos investindo quase 1/8 (um oitavo) disso só em questão ambiental. Em torno de 500 milhões de reais. E o mais interessante é que essas exigências ambientais foram feitas durante a minha gestão na Prefeitura de São Paulo.

É curioso que eu tenha feito as exigências e depois coube a mim, ou ao meu Governo, cumprir essas exigências. Elas são salgadas, mas a gente tem seguido à risca. Porque não há obra no Brasil em que se gaste 1/8 do preço dela só em questão ambiental.

Esses equipamentos que estão sendo entregues hoje fazem parte desses 500 milhões (de reais). São 47 equipamentos: barcos, veículos, motos para facilitar o patrulhamento de toda a região. Essa é a questão fundamental. E é interessante também lembrar o que disse aqui o (Edson) Ortega (secretário municipal de Segurança Pública). Nós criamos na Prefeitura a Guarda Ambiental, que tem 340 integrantes da Guarda Civil Metropolitana também voltados a essa tarefa.

Nós contivemos a devastação (das reservas naturais) – esta é a realidade. E vamos avançar no sentido da recuperação, inclusive aprovando na Assembleia Legislativa (do Estado) o projeto da (represa) Billings, que é crucial, porque ele ordena todas as ações necessárias para a defesa da Billings. Dá caráter legal (e aponta as) prioridades e atribuições. Vai ser um avanço enorme, juntamente com a lei da Guarapiranga (Lei Específica Guarapiranga, que considera a Bacia Hidrográfica da Represa Guarapiranga manancial de interesse regional para abastecimento público). Nós estamos hoje aqui fazendo uma entrega simbólica que tem um grande significado.

Voltando ao Rodoanel… Para que se tenha uma ideia, o Xico (Graziano) mencionou um dado: para fazer esse Trecho Sul foi necessário suprimir 250 mil hectares de mata natural. O replantio é cinco vezes maior, 1.250.000 (hectares de mata natural). Estamos criando quatro parques e quatro unidades de conservação. Agora, esta recuperação supõe também uma ação habitacional. Porque é preciso ainda remover famílias e moradias, que estão em áreas de risco para si ou para a represa. Mas isso vai ser feito oferecendo moradia aqui mesmo na região. Portanto, essas pessoas não vão perder acesso aos seus lugares de trabalho, porque vão ficar em regiões próximas.

Ao mesmo tempo, nós defendemos a água que a população tem que beber aqui em São Paulo – porque em geral se deixa de lado, se esquece esse assunto. Este é um tema que merece um debate público, merece um tratamento mais detalhado do que vem sendo dado. Eu quero dizer que nós estamos tomando cuidado com todas as questões que envolvam meio ambiente, que envolvam mobilidade. Por exemplo… é um assunto que não tem nada a ver aqui e, ao mesmo tempo, tem tudo a ver – porque é um problema contemporâneo atual, reflete mudanças na nossa sociedade, que é a questão da mobilidade daqueles que têm deficiência física.

Nós já concluímos dois Museus, em parceria com a Prefeitura (de São Paulo). Foram iniciados quando eu era prefeito. Depois, quando eu vim para o Governo do Estado, foram transferidos para o Estado. Mas são obras de parceria: o Museu da Ciência e Tecnologia, chamado Catavento, e o Museu do Futebol. Eles são impecáveis do ponto de vista do acesso. O acesso é considerado perfeito em ambos os lugares.

Essas questões – cidadania para os que possuem deficiência física e questões ambientais – são questões vitoriosas. O problema, agora, é conseguirmos operacionalizar, conseguirmos executar. Temos competência pra isso. A minha principal preocupação com a questão ambiental, quando o Xico (Graziano) tomou posse, não é mais o conceito: o que está certo, o que está errado. Isso aí, de alguma maneira já se sabe. A minha preocupação maior é com a operacionalidade. Ação concreta. Passar da palavra para a ação. Dos factóides para os fatos. E é esse o trabalho que nós temos feito, inclusive, na área administrativa, com a unificação da porta de entrada e da porta de saída dos processos ambientais, o que confere uma agilidade muito maior aos processos de investimento que são necessários para o desenvolvimento do nosso Estado e para a vida da sociedade.

A gente não pode contrapor o meio ambiente ao progresso material, e nem o progresso material ao meio ambiente. É preciso compatibilizá-los, (ir) além do discurso. Não adianta um discurso bonito. É preciso, ao lado do discurso bonito, saber fazer com que aconteçam as coisas bonitas. E é isso o que nós estamos fazendo no dia de hoje.

Queria agradecer o trabalho da Prefeitura, através da Alda Marco Antonio e o do (Edson) Ortega, que tem sido um batalhador incansável dessa questão.. Queria agradecer ao Mauro Arce, que é o secretário dos Transportes e tem cuidado, através da Dersa, das obras que estão sendo feitas no Estado na área viária – e que teve a idéia de fazer aqui essa cerimônia no dia de hoje. E agradecer a todos aqueles que estão conosco nessa causa. Os deputados Caruso e Miltinho, que têm sempre dado muita cobertura ao nosso trabalho na Assembleia Legislativa.

Muito obrigado a todos e a todas!