Serra entrega Selo da Diversidade a empresas paulistas

Palácio dos Bandeirantes, 18 de agosto de 2009

ter, 18/08/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o deputado Milton Flávio, que representa o presidente da Assembléia Legislativa (do Estado de São Paulo); os secretários, todos de Estado aqui presentes, na pessoa do José Henrique Lobo, secretário de Relações Institucionais; Cristina Guelfi, defensora Pública do Estado de São Paulo; o Ricardo Montoro, secretário municipal de Participação e Parceria do Município (de São Paulo); o Luiz Carlos Trabuco, diretor-presidente do Bradesco, que nos falou aqui em nome de todas as empresas premiadas; Gilmar Viana, coordenador do Selo Paulista da Diversidade; a Elisa Lucas, presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra – em nome dela eu cumprimento todos os presidentes de conselhos aqui presentes; o Sérgio Amoroso, presidente do Grupo Orsa, nosso antigo parceiro em iniciativas dessa natureza. As empresas premiadas, todas eu queria saudar, todas elas receberam aqui a nossa placa; os membros do Comitê Gestor do Selo Paulista da Diversidade; os presidentes de federações, associações e entidades de classe; os consultores técnicos da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), que nos auxiliam nisto; os representantes das diversas comunidades.

O selo que nós estamos entregando hoje chama-se Selo da Diversidade, mas de fato ele é um selo paulista de igualdade. Por trás da luta pelos direitos – chamemos assim – da diversidade está a luta pela igualdade. A igualdade de direitos, de acesso ao trabalho, de educação, de atenção à saúde, de igualdade na consideração social, que tem uma importância muito grande também. Existe um aspecto da diversidade que eu diria que é consensual. Trata-se da enorme contribuição que a multiplicidade de povos, tradições, hábitos, religiões trouxe à sociedade paulista e à sociedade brasileira. A diversidade é um fator que revigora a sociedade. Esse é, sem dúvida, um dos nossos maiores patrimônios, pois dá aos brasileiros de São Paulo uma ampla visão do mundo. Facilita nosso entendimento com o conjunto das regiões do Brasil e até das Nações.

Agora, diversidade não é apenas isso. Há também um outro lado, um lado que envolve aspectos mais profundos, que demanda uma superação de preconceitos e o respeito à austeridade. Eu quero ressaltar aqui que eu falo de respeito, respeito entre as pessoas, e não de tolerância, porque tolerar significa no fundo suportar ou ser indulgente. E essas categorias – suportar, ser indulgente – são totalmente inadequadas quando o que está em jogo é a cidadania integral das pessoas. Assim, uma política de efetivo reconhecimento da diversidade implica em mudanças culturais, na verdade. E todos nós sabemos como é difícil mudar padrões culturais. Eu tenho a certeza, no entanto, de que essa dificuldade não intimida nenhum dos aqui presentes. Creio que até fortalece.

É por uma razão muito simples esse fortalecimento. É a convicção que todos têm de estarem empenhados em uma causa que é justa, que é equânime, e que é também, sobretudo, urgente. Foi, portanto, com grande satisfação que nós entregamos hoje o Selo Paulista da Diversidade na categoria Adesão. Há 24 organizações estabelecidas no Estado de São Paulo comprometidas com a valorização da diversidade, particularmente no âmbito do mercado de trabalho. São instituições financeiras, indústrias, empresas prestadoras de serviço, seguradoras, entidades de classe, associações filantrópicas, laboratórios e até uma paróquia religiosa e uma escola estadual. O caso aqui também aponta para uma grande diversidade de entidades que se associam a este projeto.

As organizações que receberam o selo não foram escolhidas a esmo, mas são organizações que atuaram de modo pró-ativo, pois a iniciativa de requisitar o selo é voluntária, cabendo a cada um dos interessados. E, além disso, elas submeteram seus pleitos e ações ao Comitê Gestor do programa, que procedeu a um exame rigoroso das práticas previstas ou implantadas. O selo tem ainda uma grande virtude. É que ele envolve um processo permanente de avaliação, pois após 12 meses de concessão ele deve ser renovado, inclusive com a possibilidade de passar para uma categoria mais alta, que é a do Selo Paulista da Diversidade Pleno. Eu espero que no ano que vem já estejamos entregando este Selo da Diversidade Pleno.

Eu tive a satisfação muito grande de integrar o Governo (Franco) Montoro, que foi um dos Governos mais democráticos e comprometidos da história de São Paulo – e de participar, então, da implantação dos conselhos com focos nas pessoas, nas pessoas com deficiência, na comunidade negra e nas mulheres, entre outros. A percepção da relevância dessas instâncias, voltadas todas à diversidade, levaram-me a criar a Secretaria de Participação e Parceria, quando à frente da Prefeitura de São Paulo, Secretaria essa que foi ocupada inicialmente pelo vereador Gilberto Natalini e hoje (é comandada) pelo deputado Ricardo Montoro.

No Estado, (a mesma percepção e relevância) nos levou a implantar a Secretaria das Relações Institucionais que, entre outras coisas, abriga aqueles conselhos e coordena o Selo Paulista da Diversidade. E entre essas ações eu ressaltaria também a criação da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que inclusive, promove cursos de capacitação profissional para esse segmento da população, além da construção do estabelecimento de uma amplíssima rede de reabilitação em todo o Estado de São Paulo – e que vai começar nas próximas semanas com a inauguração de um grande centro, de um grande hospital aqui na Capital de São Paulo. Da mesma maneira, na área da Saúde, nós tomamos iniciativas como (a criação do) o Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais, lá na Vila Mariana. É uma iniciativa absolutamente pioneira no nosso País.

Na verdade, o selo nosso da diversidade tem muitas qualidades. Entre as quais, também a de combater preconceitos. Tem a finalidade também de ampliar o mercado de trabalho para segmentos da população ainda de fato discriminados. Propicia ao consumidor responsável a medida da responsabilidade social das organizações das quais ele adquire bens e serviços. E oferece, também, por último, um ótimo exemplo a ser seguido por toda a sociedade. É uma iniciativa que tem também essa característica de despertar na sociedade a repetição – ou seja, que ela se multiplique em outras esferas de Governo, em outras áreas de atuação.

Enfim, concluo dando meus parabéns aos outorgados, à Secretaria de Relações Institucionais, na pessoa do seu secretário, o Lobo, e a todos os que estão participando deste trabalho.

Muito obrigado!