Serra entrega obras na região de Bauru

Igaraçu do Tietê, 2 de junho de 2009

ter, 02/06/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todas e a todas. Eu queria cumprimentar aqui o Carlos Gama, que é o nosso prefeito (de Igaraçu do Tietê); a Elaine, que é presidente do Fundo Social; o Zé Cláudio, que é o presidente da Câmara (Municipal de Igaraçu do Tietê) – e através dele eu saúdo os vereadores aqui presentes; o Paulo Fernandes de Melo, vice-prefeito. A Dilma Pena, nossa secretária de Saneamento e Energia; o secretário da Casa Militar, coronel (Luiz Massao) Kita; o deputado Pedro Tobias; os prefeitos de Areiópolis, Barra Bonita, Américo Brasiliense, Torrinha, Balbino, Duartina. Queria cumprimentar também o nosso ex-prefeito (de Igaraçu do Tietê) Guilherme (Fernandes), a quem eu trago aqui o meu abraço. Queria cumprimentar os funcionários da Prefeitura e da fanfarra, que nos recebeu.

Estamos aqui para duas coisas boas. Uma é a inauguração simbólica de uma (estrada) vicinal, que liga Igaraçu do Tietê à SP 255 (Rodovia João Mellão). São 1,6 quilômetro, e a estrada foi concluída já em abril. É uma obra que, na verdade, refez a estrada vicinal, que se tornou uma estrada nova. Ao mesmo tempo, a outra inauguração importante é parte do nosso programa Água Limpa, do Governo do Estado de São Paulo: uma estação de tratamento de esgoto. Isso significa levar o tratamento do esgoto, que era zero, para 100% (das moradias) – com mais saúde para as pessoas e melhor ambiente para se viver.

Nós investimos aqui 3 milhões de reais, sendo praticamente a totalidade do Governo do Estado, com uma contrapartida da Prefeitura (de Igaraçu do Tietê) de 21 mil reais. O programa Água Limpa, que nós temos em todo o Estado de São Paulo, atende centenas de Municípios. É interessante notar que o método usado aqui (em Igaraçu) para o tratamento de esgoto é de origem holandesa – e temos, assim, a primeira experiência feita no Brasil. A unidade sai pelo mesmo preço de uma convencional, mas tem um rendimento maior e, em face desse rendimento, é mais eficiente, consome menos energia, elimina o odor do tratamento e tem uma área ocupada menor. E pode também gerar energia, através do biogás. É uma inovação, portanto, e Igaraçu do Tietê representa a vanguarda.  Portanto, esse é um motivo, também, de especial satisfação, e que nos fez vir nesta tarde aqui.

Eu queria dizer para a garotada que essa questão do tratamento de esgoto é muito importante, porque é o esgoto que sai de casa que vai ser tratado, e a água depois se torna limpa… Eu não diria para beber, mas pode voltar pro rio tranquilamente, pode servir para outras coisas. E este (a questão da água limpa) é um problema sério, principalmente nas cidades grandes e médias. E o importante é começar quando a cidade não é tão grande, para ir mantendo um padrão de qualidade. É muito gratificante, para nós, fazer esta obra em parceria com a Prefeitura e com todos os ambientalistas.

Nós acabamos de vir agora de Bocaina, onde assinamos – inclusive Igaraçu assinou – um compromisso chamado Pacto da Água. Para garantir água limpa, para que cada Município possa diagnosticar o que tem de água, como essa água pode ser economizada, como pode ser de melhor qualidade e tudo mais.

São Paulo tem mais de 20% da população no Brasil, mas nós não temos nem 2% da água do Brasil. Portanto, falta água no nosso Estado. A natureza nos criou essa situação. Então, nós temos que saber utilizar bem essa água. Menos desperdício, mais limpeza, mais cuidado com a sua preservação e a sua qualidade. E o que estamos fazendo aqui, nesta estação, é um passo nessa direção.

Quero dizer também que, como Igaraçu é uma cidade turística, neste ano vai ter direito a 1,4 milhão de reais, que vão ser usados pela Prefeitura em obras de recapeamento, que o Estado vai repassar através do DAD. Já há obras aqui em andamento, que estão sendo feitas com recursos que vieram do Governo do Estado nos dois últimos anos. As principais são a construção do auditório; o laboratório e anfiteatro na Praia Maria do Carmo Abreu Sodré; a construção do acervo turístico municipal; a reforma do auditório municipal e recapeamentos.

Portanto, nós somos parceiros de muitas das ações que a Prefeitura tem empreendido para o desenvolvimento do Município, e vamos continuar com essa parceria, inclusive na área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), na área da habitação, onde nós temos mais projetos de moradia. Se eu não me engano, devem ser mais de 100 moradias por aqui. Estamos terminando 232 pela CDHU, mas já há novas também projetadas.

Estamos trabalhando por todo o Estado de São Paulo, trabalhando e muito, também, por Igaraçu e por toda esta região. A região de Bauru é uma região muito especial para o Governo do Estado. Muita coisa, inclusive na cidade de Bauru, que tem um caráter regional: Poupatempo, Ambulatório Médico de Especialidade, que vai ser logo inaugurado, os investimentos na área hospitalar, enfim, para atender o conjunto da região.

A gente não faz em cada lugar porque precisa ter dimensão, tamanho, escala, número de pessoas. Mas são obras regionais para atender à população das diferentes regiões, inclusive a daqui de Igaraçu. É isto.
Queria agradecer a esta acolhida, queria cumprimentar a todos e a todas, e dizer que contem conosco, contem com nosso trabalho, contem com os nossos secretários, no caso a Dilma Pena, da área de Energia. Também contem com os deputados, como é o caso aqui do deputado Pedro Tobias, o infatigável trabalhador dessa região, a quem eu peço, inclusive, um aplauso pelo trabalho que tem feito. Pedro é um médico-cirurgião, um deputado batalhador. Porque está sempre em cima e atrás das coisas, fiscalizando, propondo, e é um homem extremamente leal, de quem a gente tem tido muito o apoio na Assembléia Legislativa para todos os projetos de lei de interesse do Estado. Portanto, não podia deixar de fazer a ele a minha saudação.

Muito obrigado. Contem conosco. Contem comigo como nós contamos com vocês.