Serra entrega moradias na comunidade Nova Jaguaré

São Paulo, 17 de setembro de 2009

qui, 17/09/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Bem, hoje aqui é um dia de festa. Queria cumprimentar o nosso prefeito, Gilberto Kassab, que está passando por uma situação difícil, porque perdeu o seu pai e havia perdido sua mãe há pouco tempo. Acho admirável que o prefeito, mesmo nessa situação, continue com o seu trabalho, continue com a sua agenda e que venha a uma festa como esta de hoje.

Queria cumprimentar o vice-governador Alberto Goldman. Queria cumprimentar os deputados (estaduais) que nos falaram: o (Ricardo) Tripoli e o Celso Giglio; o vereador da Capital Claudinho (de Souza); o Lair (Krähenbühl), que é o nosso secretário da Habitação; o (Francisco Vidal) Luna, que é (da Economia e) Planejamento; o Elton (Zacarias), que é o secretário da Habitação do Município (de São Paulo). Queria cumprimentar a subprefeita daqui desta região, que é a da Lapa, que inclui este bairro, que é a Sônia Francine; o subprefeito da Freguesia do Ó, o Marcelo (Bruni); do Campo Limpo, Luís Santoro; e do Butantã, o Maurício (Pinterich). Mas quem eu queria cumprimentar mesmo são vocês, que agora estão assumindo esses apartamentos.

Aqui são quase 300 unidades que estão sendo entregues, das 427 que estão previstas para todo este conjunto, uma área de 19 mil metros quadrados – são duas quadras aqui: a quadra A, com 135 apartamentos e a B, com 160 apartamentos. Agora, esta é uma obra conjunta. Quem fez os prédios foi a CDHU, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Urbano) do Estado, mas quem deu o terreno foi a Prefeitura. Portanto, é uma parceria. Isso mostra como é vantagem, para a população de São Paulo, que governo do Estado e Prefeitura trabalhem como parceiros. E olha: é um conjunto habitacional de primeira. Tem paisagismo, que vai ter 35 espécies de arbustos, forrações e árvores, inclusive árvores frutíferas. Vai ter medidores individuais de água, de luz, de gás de rua; janelas vêm com caixilhos de alumínio; caixas de correio cobertas para cada bloco; varandas comunitárias em cada andar; solário com pergolado metálico na cobertura. Lazer aqui para o condomínio, em uma área ao ar livre e coberta, que vai ter playground, equipamentos de ginástica, campinho para jogar bola de gude, mesa de xadrez, tabuleiro de dama gigante, jogo de amarelinha no chão… Enfim, são pequenos detalhes, mas que melhoram muito a vida no dia-a-dia das pessoas.

E a gente está fazendo isso com muito carinho e com muito cuidado – em todas as obras novas da CDHU. Eu quero aqui é dar os meus parabéns, como eu disse no início, a todos os moradores e moradoras. Quero também cumprimentar o secretário estadual da Habitação, o Lair, que vem tocando tão bem as nossas obras habitacionais, e o secretário municipal, o Elton, da Habitação, que tem sido um grande parceiro.

Olha, nós aqui em São Paulo já estamos avançando muito em matéria de… quantas habitações em São Paulo, Lair? 46 mil habitações em São Paulo. Não é tanto quanto a cidade precisaria, mas é muito mais do que sempre se fez. Estamos fazendo uma concentração de esforços grande, tanto na cidade de São Paulo quanto na região da Grande São Paulo. E onde os prefeitos – como é o caso do Kassab – colaboram, as coisas andam bem, andam depressa e andam da maneira correta. Meus parabéns e vamos curtir agora aqui, vamos ter uma boa associação comunitária para manter bem o conjunto, para que tudo isso seja muito bem preservado.

Muito obrigado, um grande abraço. Contem com a gente, contem comigo, contem com o Kassab. Queria que vocês soubessem disso.

Obrigado!