Serra entrega certificados do Acessa Escola e lança Guia de Políticas Públicas da Juventude

São Paulo, 10 de dezembro de 2009

qui, 10/12/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Boa tarde a todos e a todas. Olha, para mim, hoje, é um motivo de muita alegria ter aqui todos os jovens que tocaram este programa Acessa São Paulo.

Estudantes: Escola!

Governador José Serra: É uma parte, porque o (programa) Acessa Escola faz parte do Acessa São Paulo. Foi a idéia que nós tivemos a partir das lan houses que abrimos no Estado inteiro, pela Secretaria de Gestão (Pública), para que as pessoas tivessem acesso (à rede mundial de computadores). Aí, quando eu ia nas escolas, o que eu verificava é que, em geral, a sala de informática estava fechada, porque faltava professor, porque o computador… porque não sei o quê, não sei quê lá…. Então, a partir daí nós tivemos uma idéia para dinamizar – e a dinamização passou por ter a sala aberta, por ter empresas para fazerem a manutenção – na maior parte dos casos dos computadores, computadores novos e alunos de Ensino Médio como monitores. E vocês foram muito bem sucedidos neste trabalho. Além da complementação de renda que tiveram, ao mesmo tempo tiveram a possibilidade de aprender, de exercitar mais. Eu garanto que a maioria se sente hoje melhor qualificada do que antes, com este programa.  

E tem ainda algo que vem adiante, que é o programa Desafio Digital, que vai ser um curso à distância, de 40 horas, que será oferecido em 3 módulos a estes 1.320 estagiários que hoje concluem o seu trabalho. Portanto, isso vai ser oferecido a vocês agora, a partir de janeiro. E a inscrição poderá ser feita de muitas formas – depois vai ser esclarecido – mas inclusive no Campus Party (evento mundial de inovação tecnológica na internet), que será feito em janeiro de 2010. 

Eu, da mesma maneira que vocês, cursei o Ensino Médio em escola pública – era outra época, tinha muito menos alunos e o acesso à escola era muito menos aberto para a população e tinha… era uma parte pequena da juventude que chegava ao Ensino Médio. Com esta ampliação ao longo dos anos, com inclusive a perda de qualidade no ensino ao logo de décadas, que a gente está tentando recuperar, o Governo do Estado há muitos anos tem desenvolvido muitos programas na área dos jovens. Este caderninho (o guia das Políticas Públicas da Juventude) resume bem todas as iniciativas, com todas as orientações.  

Nós temos o Telecurso Tec, que é um programa de formação técnica e qualificação profissional. Temos o Ação Jovem, que é um programa que ajuda, com renda, jovens de 15 a 20 e poucos anos, com Ensino Fundamental, Médio ou Técnico incompleto, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para incentivar a concluir os estudos. É uma bolsa pequena, mas significativa – e já atendeu, até agora, perto de 200 mil jovens no Estado de São Paulo. Tem também, em outro plano, o programa Jovem Cidadão, que é para organizar estágio nas empresas, estágios para o primeiro trabalho, é o estágio que é formador, além de proporcionar uma renda também.

As Fábricas de Cultura… eu não sei se alguém aqui integra alguma Fábrica de Cultura, que está se multiplicando pela cidade, é uma ação da Secretaria da Cultura na área de dança, principalmente na área de música. E, enfim, muitos programas na área dos jovens – em grande medida para favorecer essa inclusão, esta participação e uma melhor condição para quando for ingressar no mercado de trabalho.

Há um programa, também, que nós começamos, que já tem no âmbito da UNESP (Universidade Estadual Paulista), que é de cursinhos gratuitos para o acesso a universidade. E nós esperamos que a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) entrem também, porque é o Governo do Estado que está pagando para as universidades, de maneira que o cursinho para entrar na faculdade seja gratuito – e é um elemento de apoio importante para o ingresso na escola.

Enfim, agora cabe realmente esse agradecimento. Vocês fizeram um excelente trabalho, cumpriram amplamente as expectativas que o Governo do Estado tinha, que nós tínhamos, e abriram caminho para o futuro. Olha, até agora, na Capital (a cidade de São Paulo) nós tivemos 598 escolas neste esquema, de 1.600 no Estado inteiro. Em março, nós vamos chegar no Estado inteiro a 3.580 escolas de Ensino Médio que terão o Acessa Escola e terão monitores em todo o Estado. Isto é possível, foi viável, graças à experiência que nós tivemos juntos.

Se Deus quiser, vamos continuar juntos em outras ações – e vamos continuar juntos com outros jovens nesse trabalho. Meus parabéns a todos e a todas. E que vocês tenham muito boa sorte daqui em diante, porque agora a maioria aqui já terminou o Ensino Médio. Agora é a hora do mercado de trabalho e/ou da universidade.

Muito obrigado, e um abração a todos e a todas!