Serra discursa sobre os investimentos para a volta às aulas

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Bem, hoje é o dia do pontapé inicial que nós damos no ano letivo. Em primeiro […]

ter, 19/01/2010 - 20h10 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Bem, hoje é o dia do pontapé inicial que nós damos no ano letivo.

Em primeiro lugar, entregamos recursos para uma espécie de mutirão de limpeza e pintura das escolas, e também pequenos consertos. Nada que envolva grandes obras, mas coisas como obstrução de encanamentos, que podem ser arrumadas – e também sob a forma de mutirão, uma integração maior da comunidade com a própria escola.

Ao mesmo tempo, o material didático, que eu reputo como a iniciativa ou o aspecto mais importante para a melhora da produtividade dos alunos no nosso sistema educacional. Este material didático é para aluno – e tem material didático para professor. Tem no primeiro ciclo e no segundo ciclo. Ambos inscritos, seja no programa “Ler e Escrever” ou no programa “São Paulo Faz Escola”, que pega, além do Ensino Fundamental, também o Ensino Médio. Este material é fundamental. A ausência de material anarquiza toda a parte docente – e deixa os alunos meio perdidos com relação às tarefas, a estudar aquilo que lhes foi ministrado durante as aulas. Esse é um avanço enorme feito aqui em São Paulo.

E vai junto com muitas outras iniciativas, seja no plano material, como nós vemos aqui, ou seja, nessa complementação da sala de aula, que são as coisas que cercam a sala de aula, desde o transporte escolar, passando pelo material de ensino e até kits esportivos. Mas, paralelamente a isso, temos feito um grande investimento na melhora da qualidade de aula, incentivando a qualidade e o rendimento dos professores e professoras. É o caso, por exemplo, do curso de Formação dos Professores, que é posterior ao concurso que é realizado. O incentivo dado ao aumento do rendimento das escolas, que pode se traduzir em até 3 salários por ano – e também a progressão na carreira, que está sendo instituída neste ano, e que a médio prazo resolverá o problema do achatamento salarial no Magistério, ou seja, entre o que a professora, o professor entram ganhando, e o que terminarão ganhando ao longo da sua carreira.

Enfim, são muitas iniciativas importantes naquela área que, para nós, é a mais importante para o futuro. A área da Saúde é crucial para as condições de vida da população, condições de trabalho e condições de felicidade. Agora, a área educacional é crucial para abrir oportunidades na vida – e esse é o aspecto básico que a gente quer como Governo: é abrir mais oportunidades aos paulistas e à nossa juventude. Por isso, aliás, aqui, paralelamente, a área da Secretaria da Educação, nós estamos desenvolvendo também o mais amplo programa de Formação Técnica e Tecnológica que é levado a cabo no Brasil, através do Centro Paula Souza, ou diretamente até pela Secretaria da Educação, através dos convênios que nós estamos multiplicando com o próprio Centro Paula Souza, com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e com outras entidades de preparação profissional. Estamos preocupados, portanto, com o futuro, e investir na Educação é investir no futuro.

Aqui está o material. É de muito boa qualidade. No estilo tucano: esconde o nome do Governo, porque tucano não faz isso, faz tudo direitinho, porque é um procedimento correto também não deixar aparecer praticamente o nome do Governo nos materiais, para não usar o poderio do Governo para efeito de natureza política. Tucano é nota 100 nessa matéria. Nem todo mundo na política do Brasil é nota 100 – pelo contrário – mas nós fazemos questão, e é uma coisa que está no DNA. Não precisa nem instruir nada, todo mundo já faz assim, se puder esconde mesmo, de verdade, para não causar nenhuma perturbação. Mas o importante é a qualidade, realmente, do material, que é de primeira. E isso é o mais importante de tudo.

Muito obrigado!