Serra discursa no evento de assinatura da parceria com o SESC-SP

Iniciativa vai garantir acesso gratuito a espetáculos de teatro, dança e cinema para alunos da rede pública e estadual

ter, 05/01/2010 - 21h35 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Aqui é realmente um espaço cultural admirável. O Abram Sjazman (presidente do SESC – Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo) me dizia que hoje já tem 32 instalações de SESCs Culturais no Estado de São Paulo, que este ano vão ser inauguradas mais 3 e no ano que vem mais 3. Ou seja: nós vamos ter, até o final do ano que vem, 38 no Estado de São Paulo, alguns na Capital, mas (muitos) espalhados por todo o interior. É sempre um espaço aberto, um espaço público na verdade, e de bom nível, de muito bom gosto e muito cooperativo com a ação governamental. Basta dizer que a Virada Cultural, aqui na Capital – que foi criada quando eu era prefeito (de São Paulo), e que o (atual prefeito de São Paulo) Gilberto Kassab continuou ao longo desses anos todos – a Virada Cultural só deu certo na largada graças à participação do SESC Cultural, ativa. Isto é que permitiu a Virada pegar, o ponto de partida. Eu sou admirador, realmente, de toda esta ação. Ela é única no Brasil. Outros Estados têm, mas ninguém tem a rede que nós temos com essa qualidade.

Portanto, essa é uma reunião de parceiros. E estamos renovando um protocolo aqui, um entendimento que se inscreve em um programa da Secretaria da Educação, que é Cultura é Currículo. É o maior programa cultural na área educacional do Brasil. Se eu fosse resumir, ele leva a garotada, que são mais de 300 mil jovens por ano… leva a garotada para os museus, leva a garotada para espetáculos e leva cinema às escolas. É uma combinação dessas três variáveis. E este programa aqui, que vai dar acesso gratuito para a garotada da educação, do sistema de ensino estadual ao SESC, faz parte desse programa Cultura é Currículo – e é mesmo. É muito importante para a formação, não apenas da criança, do ponto de vista estrito educacional daquele que aprende, mas também como cidadão, porque é algo que nunca mais vão esquecer, vão ter uma iniciação que vai ser muito importante para o resto das suas vidas. Eu queria agradecer aqui mais essa parceria, ao Abram e ao Danilo (Miranda, diretor regional do SESC São Paulo), e cumprimentar a nossa Secretaria (de Estado da Educação) pela iniciativa de, inclusive, ampliar. Eu acho que se puder elevar 200 mil crianças neste ano, nós estamos dispostos – é uma questão de ver como é que operacionaliza. Porque serão 200 mil crianças que sairão ganhando ao longo do ano e fortalecerá também o nosso programa de Cultura.

Portanto, quero mais uma vez dizer que venho aqui a este Centro Cultural para uma coisa boa. Nas outras eu vim ou inaugurar ou curtir. Agora eu vim trabalhar, para a gente tocar essa iniciativa para a frente, que vai dar certo.

Muito obrigado!