Serra assina repasse para hospitais de Americana

Americana, 12 de agosto de 2009

qua, 12/08/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito (de Americana) Diego De Nadai. Queria cumprimentar o presidente da Câmara (Municipal de Americana), Cauê Macris, e em nome dele todos os vereadores aqui presentes; o vice-prefeito Seme Canfour; o deputado federal Vanderlei Macris; o secretário da Saúde do Estado, (Luiz Roberto) Barradas; os deputados estaduais: o Chico Sardelli, que falou aqui em nome de todos os deputados presentes, o Davi Zaia e o Jonas Donizette. Queria também saudar a secretária Municipal da Saúde (de Americana), a Diva (Maria Spirandelli), e através dela todos os secretários do Município. E (também) cumprimentar os prefeitos de Mogi Mirim, Limeira, Nova Odessa e Monte Mor aqui presentes, além do nosso grupo da terceira idade.

Nós estamos hoje entregando uma grande responsabilidade à Prefeitura (de Americana). São cerca de 4 milhões de reais do Tesouro de São Paulo, é um dinheiro do Governo do Estado, entregue à Prefeitura para investimentos na área da saúde cruciais para Americana. É o Pronto-Socorro Central Adulto, é o Hospital Infantil André Luiz e o Núcleo de Especialidades. Para vocês terem uma ideia, hoje essas instalações perfazem mais ou menos uns 3.350 metros quadrados. Isto vai saltar para 5.800 metros quadrados, é um aumento considerável que vai ter como consequência, como reflexo, uma ampliação considerável do atendimento municipal à saúde.

O que nós queremos do prefeito agora é que trabalhe depressa. Ele já me disse que botou o edital na rua. Portanto, isto vai andar logo e isto vai ter um efeito muito importante aqui para a saúde de Americana. É uma cidade que se desenvolveu bastante, que tem sofrido muito pela política econômica federal, por causa dos juros, por causa da taxa de câmbio em relação ao dólar, mas é uma cidade que tem sabido se manter de pé, sendo um dos pólos lideres do nosso Estado e muito importante aqui para a região (metropolitana) de Campinas.

Quero dizer também que em outubro aqui nós vamos entregar a estrada vicinal Americana-Paulínia pavimentada, que é uma grande e antiga aspiração aqui da região. Eu espero vir aqui em outubro para esta entrega. Aqui na região de Campinas nós temos cerca de 1.216 quilômetros de vicinais contempladas, para serem refeitas completamente. Ficam como novas. São 380 milhões de reais gastos apenas na região – e dois trechos dessas vicinais ficam aqui em Americana. E há também os resultados das concessões da Dom Pedro I e da Rondon Leste, que vão resultar em muitos investimentos na região, na área de estradas. Cerca de 3,7 bilhões de reais que vão ser investidos neste complexo.

Quero ainda sublinhar que proximamente, em setembro, nós vamos assinar um convênio com o Arranjo Produtivo Local de têxteis, estruturado aqui em Americana, que vale para Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara do Oeste e Sumaré. O Governo vai repassar 480 mil reais para dinamizar este pólo, um arranjo produtivo que implica em melhor tecnologia, aumento de produtividade, em maior desenvolvimento de uma atividade que é muito importante nessa região – e que eu dizia que está sendo muito prejudicada pela política econômica de juros e de câmbio.

Enfim, estamos aqui nesse percurso, eu praticamente toda semana vou a dois ou três lugares do Estado e sempre, graças a Deus, inaugurando coisas. Isso mostra que o nosso trabalho está caminhando. A propósito da área da Saúde… eu quero dizer que esta região é a mais contemplada de todas em matéria dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). Nós temos seis AMEs programados aqui para a região. Isso significa, em matéria de consultas, no mínimo 80 a 90 mil consultas/mês. Em matéria de exames, outro tanto. É variável de AME para AME, mas é algo muito substancial e que vai… Ataca, digamos, um problema que é talvez o número um da Saúde em São Paulo, que é marcação de consultas. Este é um estrangulamento e nós estamos trabalhando para eliminá-lo. Saúde a gente sempre vai correndo atrás, está sempre atrasado, porque as demandas sempre crescem muito.

O importante é que hoje seja melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Eu não tenho dúvida de que aqui em Americana – e na região amanhã – a Saúde será melhor do que hoje, graças a esse nosso trabalho, a esse nosso esforço conjunto.

Muito obrigado!