Serra abre campanha de vacinação contra gripe

Governador: Este é o 11º ano da campanha contra a gripe, que nós introduzimos na minha época do Ministério (da Saúde). É importante lembrar que, ao introduzir a vacinação contra […]

qui, 23/04/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador: Este é o 11º ano da campanha contra a gripe, que nós introduzimos na minha época do Ministério (da Saúde). É importante lembrar que, ao introduzir a vacinação contra a gripe, nós tivemos que comprar a vacina da França, de um laboratório francês. Depois, fizemos um acordo com o laboratório para transferir a tecnologia para o Instituto Butantan, de forma que a vacina fosse produzida integralmente aqui. Na época, destinávamos recursos para a construção da fábrica – o Governo do Estado também -, e hoje o Instituto Butantan abastece não apenas São Paulo, mas o Brasil inteiro nesta vacinação.

A vacina da gripe tem sido razoavelmente eficiente. A vacinação foi muito bem sucedida desde o começo. O índice de abrangência é grande em nosso País, até porque nós temos um bom sistema público de vacinação. O Brasil é bem desenvolvido nesta área, é muito competente.

Há também aqui outro registro a ser feito, a respeito da vacina contra a gripe aviária. O Instituto (Butantan) está fazendo um teste atualmente. Se o teste caminhar bem, vai fazer com um grupo de pessoas. E se mais uma vez caminhar bem, nós poderemos ter uma vacina contra a gripe aviária que será fabricada aqui mesmo. Eu tenho a impressão que é aonde se chegou mais longe no mundo nesta matéria. Não tenho certeza se outros países estão fazendo, mas estamos na frente.

Somos os primeiros. E todos conhecem o Butantan. Não preciso sublinhar a sua importância como maior centro de produção de vacinas e, futuramente, de derivados delas no nosso País. É um Instituto do Estado, mas trabalha para o Brasil. Aliás, São Paulo tem várias instituições de pesquisa que, na verdade, fazem um trabalho nacional – mas são mantidas pelo Governo do Estado. Isso na área tecnológica, na área de agricultura, em vários setores. O Butantan está na linha de frente.

Quero dizer também que o Butantan tem uma particularidade, que é a qualidade e a seriedade da sua administração. Não que os outros não tenham, mas o Butantan está à frente em matéria de austeridade, correção… É o que pode existir de melhor no Brasil, em matéria de instituição pública. Se tivesse vocação para marketing, seria um exemplo que muita gente hoje conheceria. Mas, como é parte do seu estilo, trabalha discretamente, bastante e muito bem.

Vamos então à vacina, que eu também vou tomar hoje. Eu tenho que tomar. Eu sei que alguns aqui estão surpresos em saber que eu tenho mais de 60 anos. A gente sempre gosta de ser mais jovem.
Muito bem, muito obrigado e vamos lá.