São Paulo ganha mais duas estações de trem

Estações USP Leste e Comendador Ermelino contam com 100% de acessibilidade, e dispõem de uma série de recursos para atender à crescente demanda de pas

ter, 29/01/2008 - 15h32 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou as estações USP Leste (nova) e Comendador Ermelino (reconstruída), na Linha F da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Veja a íntegra do discurso.

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas.

Agradecer pela recepção calorosa dentro desse dia chuvoso e frio. Aliás, esses dias frios, esses tempos frios têm pelo menos uma vantagem, porque afastam a possibilidade da dengue aqui no município de São Paulo. De maneira que vamos também valorizar o friozinho a partir desse fato. Quanto mais friozinho, menos dengue. Esta é uma bênção para a Cidade de São Paulo e para a região da Grande São Paulo.

Queria cumprimentar aqui o nosso Presidente Fernando Henrique Cardoso que, para nossa imensa satisfação, comparece hoje a esta inauguração – literalmente trazido aqui pelo Portella para presenciar esta nova etapa no desenvolvimento dos transportes na Zona Leste.

Aqui, como vocês vêem, é uma estação bonita. E como o Gilberto Kassab outro dia disse que a cor de São Paulo é verde, o Portella pintou, arrumou a estação de verde. Não porque seja palmeirense, mas porque é a cor mais representativa da cidade.

Queria cumprimentar o prefeito Gilberto Kassab; o próprio José Luiz Portella; o Vanderlei Macris, que é o deputado federal mais votado aqui em Ermelino Matarazzo; os deputados estaduais João Caramez e Samuel Moreira, que tanto apoio nos têm dado na Assembléia Legislativa, permitindo que a gente possa realizar um grande plano de investimentos para São Paulo; o vereador Adolfo Quintas, o mais votado aqui de Ermelino Matarazzo. Um grande batalhador, um filho aqui da região e que valoriza como ninguém, como disse aqui, aliás, a importância dessas estações, desta modernização. O Quintas esconde, porque o eleitorado aqui não tem propriamente essa preferência, mas ele é palmeirense. Está certo, Adolfo? Não quero te prejudicar eleitoralmente.

O secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho, Nelson de Almeida Prado Hervey Costa. Eu queria aqui agradecer ao Nelson e pedir que ele transmita nossos agradecimentos ao Guilherme Afif Domingos, que com muita rapidez mobilizou 120 jovens para trabalharem nas estações de metrô, ajudando a organização dessas estações. Jovens cidadãos. E foi a Secretaria do Trabalho que, conjuntamente com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, organizou esse esquema. E aqui nós temos oito desses jovens. Nove. Dez. Sendo quatro mulheres – que valem por dois nesse trabalho.

Bem, queria cumprimentar também os subprefeitos de Ermelino, o Eduardo Camargo Afonso; o da Penha, o José Araújo Costa; o da Cidade Tiradentes, o Arthur Xavier. Cadê o Arthurzinho? Está escondido aí. O Arthurzinho; o Antônio de Pádua Perosa, grande subprefeito da Vila Maria; o Laerte de Lima Teixeira, de Itaquera; o Décio Ventura, de São Miguel, e o Diógenes Sandim Martins, de Itaim Paulista. Um melhor do que o outro, os subprefeitos. Ou não? Um melhor que o outro.

Queria também cumprimentar o Padre Rosalvino, que é coordenador das obras sociais Dom Bosco, de Itaquera. E ele em si, talvez individualmente, no País, não há quem toque uma obra social da importância e da dimensão que o Padre Rosalvino toca aqui, que os salesianos fazem aqui em Itaquera.

Queria cumprimentar também os diretores, colaboradores da CPTM; presidentes de associações e entidades de classes; pastores evangélicos; lideranças comunitárias; a todos e a todas.

Bem, eu estive aqui há alguns meses, lá naquela estação velha. Praticamente não tinha nada aqui. Lembro que nós demos uma coletiva e houve um certo ceticismo, ou um ceticismo geral da imprensa, quanto às possibilidades dessa nova estação. Isso aumenta a nossa alegria de conseguir, em menos de um ano, construir uma estação nova, construir duas estações novas, fora as que virão.

Mais ainda, os trens foram reformados. São trens que se tornaram mais decentes. Eu andei nesses trens durante a campanha, e depois como governador. Era o nosso propósito acelerar – digamos – a soluções que já vinham sendo encaminhadas. Os primeiros contratos referentes à modernização desta linha foram assinados ainda pelo governador Geraldo Alckmin – que eu queria também homenagear nesta cerimônia. Ele foi convidado, mas tinha um compromisso de trabalho na cidade de Ourinhos.

Conseguimos fazer essas duas estações. E mais do que isso, vamos trazer trens novos para cá que estão sendo comprados agora. Não vão chegar logo. Um trem, para produzir, demora de um a três anos. Trem não é uma coisa que é produzida em série, é produzida sob encomenda. Nós estamos encomendando. É a maior encomenda de trens que já se fez na história de São Paulo e do Brasil. São 99 trens novos para a CPTM e para o Metrô de São Paulo.   

Trem novo significa três coisas, fundamentalmente: maior segurança, maior automatização e segurança; maior rapidez; maior capacidade de transporte. Portanto, isto vai aumentar a freqüência dos trens, aumenta a capacidade de transportar – aumentando a freqüência. E mais ainda, tem um quarto fator que se chama conforto, outra questão fundamental. Conforto para os passageiros. A nossa meta é transformar 160 quilômetros de CPTM, em São Paulo, em metrô de superfície.

Nós estamos trabalhando o tempo todo para isso, com muita intensidade e com muita dedicação, sob a direção competente e obstinada do secretário José Luiz Portella. E as linhas da Zona Leste são fundamentais dentro desse trabalho – da Zona Leste, da Zona Sul, daquelas que vão para o ABC.

Nós estamos fazendo investimentos que beneficiam diretamente a população mais necessitada, que vive de seu trabalho e que, hoje, ainda é castigada pelo sistema de trânsito e transporte da região da Grande São Paulo.

É muito importante ter isso presente, porque tem gente espírito de porco que fica criticando o governo – o Caramez e o Samuel sabem disso – porque nós estamos investindo muito em trem e em metrô. É incrível isso. Dizendo que estamos tirando dinheiro da educação, daqui e dali. Mentira. Pelo contrário. A educação e a saúde nunca tiveram tantos recursos.

Como é que nós estamos fazendo isso? Obtendo recursos extras de financiamento, de empréstimos de Banco Mundial, do Banco Interamericano e do BNDES, de venda de conta salário, de apropriação de uma parte dos depósitos judiciais, de melhora da arrecadação. Enfim, de um conjunto de ações para garantir os investimentos de que São Paulo precisa e a região da Grande São Paulo precisa para enfrentar seu problema número um – nós sabemos disso – que é o trânsito, a demora e o desconforto no transporte.

Temos, para isso, uma aliança muito importante com a Prefeitura da Capital. A Prefeitura do Kassab, para esta obra aqui, colaborou, fazendo o entorno. E vai continuar nessa colaboração. Porque cada estação que a gente faz, precisa estar ligada ao sistema viário. Se Estado e Prefeitura não trabalharem juntos, a coisa não funciona. Fora todo o empenho que o prefeito Kassab tem feito para melhorar o sistema de transporte coletivo e inaugurou agora um corredor aqui para a Zona Leste, o Rangel Pestana – Celso Garcia. E está fazendo o Expresso Tiradentes, que é para vir de lá do Ipiranga até a Cidade Tiradentes, também como um corredor ampliado na área de transportes. Investindo para isso significativamente.

É importante compreender… hoje, os jornais, alguns jornais dizem: a Prefeitura agora tem um bilhão em caixa a mais para gastar. Isto foi feito aqui em São Paulo, graças à ação de recuperação financeira do Estado. Porque nós não aumentamos imposto. Pelo contrário. Lembram-se da taxa do lixo? Ela foi eliminada. Taxa do lixo foi eliminada. Quem é o governo no Brasil que elimina impostos voluntariamente? Sem ser por pressão do Congresso, da Câmara dos vereadores ou da Assembléia Legislativa?

Hoje, quem paga o ISS – o Imposto Sobre Serviços – tem direito até a abater do IPTU uma parte. Apesar disso, a arrecadação melhorou, e, junto com práticas de austeridade, permitiu à Prefeitura recuperar sua capacidade de investimento em todas as áreas. Inclusive na área dos transportes.  

Portanto, hoje é um dia muito recompensador. Recompensa muito ver as coisas acontecerem, e saber que elas vão continuar acontecendo rapidamente nesta área. Nós estamos empenhadíssimos.

E olha, esta linha vai aliviar até a Linha 3 do Metrô, da Zona Leste – que é verdade – é a mais movimentada do mundo e é a que tem a maior carga de passageiros do mundo.  Não é por menos: São Paulo é uma cidade imensa e a Zona Leste deve ser do tamanho, pelo menos, de 40%, 45% da cidade. Portanto, é muita gente, muito passageiro.

Nós fizemos o Bilhete Único Metrô – Ônibus, e isso aumentou a circulação dentro do metrô. Mas a nossa perspectiva não tem que ser de impedir que as pessoas viajem através de tarifas ou não fazendo o Bilhete Único; mas é de correr atrás da demanda, fazendo investimentos para poder atender a população naquele que é o meio mais nobre do transporte: o Metrô. Que é o transporte de trilhos. Que é a CPTM, que vai pouco a pouco virando Metrô.

Esse é o nosso compromisso. Isto é o que nós vamos fazer para a nossa Grande São Paulo. É a minha cidade. É a cidade de vocês. É a nossa cidade.

E é por ela que nós estamos trabalhando.