Rio Preto ganha mais 216 mil consultas anuais com novo AME

O governador José Serra e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, inauguram na sexta-feira, 13, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José do Rio Preto, a […]

sex, 13/02/2009 - 12h47 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, inauguram na sexta-feira, 13, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José do Rio Preto, a nova farmácia de Alto Custo – a segunda instalada pelo Governo do Estado no município – e o Hospital Estadual de Rio Preto.

Governador: Eu vou me omitir na menção de todos os presentes, citando apenas três pessoas. O frei Francisco Joel Ângelo Belocci, que é presidente-fundador da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e é nosso parceiro na administração deste pequeno complexo que nós estamos começando a inaugurar no dia de hoje.

Cumprimentar o professor Domingo Marcelino Braile e cumprimentar também o Aloysio. Não sabia que ele ia falar. Ele fez um improviso tão bem feito que eu fiquei aqui com inveja de, às vezes, como um improviso sai espontaneamente, de maneira tão organizada e afetiva. Também o diretor clínico do AME aqui que estamos inaugurando, Antonio Garcia.

Este AME aqui, como eu havia dito, há pouco, na outra solenidade, vai ter capacidade para atender por mês 18,2 mil pessoas em consultas médicas e quatro mil em consultas não médicas. Ou seja, mais de 22 mil consultas por mês.

Como acupuntura deve estar na consulta não-médica, não é? Hem? Porque eu faço acupuntura, é para considerada médica? E o que é não-médica?

Voz: (Inaudível)

Governador: Fisioterapia também é médica. Isso é coisa dos médicos, que fazem a classificação. Nós vamos ter também 400 cirurgias ambulatoriais que vão começar em março, 49 mil exames de apoio e diagnósticos, seis mil sessões de fisioterapia.

Isso dá a medida, é uma verdadeira revolução no atendimento à saúde em Rio Preto e na região, porque isso vai desafogar os hospitais e vai diminuir as filas. As pessoas reclamam muito a respeito de demora para marcação de consultas. Nós temos um parceiro aqui que, sabemos, vai administrar isso muito bem.

Além do mais, nós estamos inaugurando também uma farmácia de medicamentos de alta complexidade, que vai atender cerca de 800 pessoas por dia. Uma farmácia organizada, informatizada, levando muito conforto às pessoas, com rapidez e a certeza da segurança do serviço.

Proximamente, em março, vamos inaugurar um hospital aqui, de 100 leitos. No total, Barradas, quantas cirurgias nós vamos ter por mês aqui neste complexo?

Voz: (Inaudível)

Governador: Nossa! (…) Inacreditável, ele está falando e vocês estão ouvindo. 20 mil cirurgias leves, pequenas, por mês. Mil por mês. Ele confundiu Rio Preto com Itu, mas mil cirurgias por mês é muita coisa. São umas 35 por dia útil, e isto acrescenta, apenas. Rio Preto já tem uma complexo hospitalar médico considerável.

Portanto, estamos fazendo esse acréscimo. Aqui, tudo neste complexo. Como eu digo, que vai ser muito bem administrado pela Associação Lar São Francisco, nós temos certeza disso.

Fico muito feliz e espero voltar aqui em março para inaugurar também o hospital. Nós vamos fazer isso novamente, e quero dar parabéns ao Valdomiro pela sorte dele. Ele acabou de assumir e já inauguramos um Poupatempo, já inauguramos uma farmácia de alto custo, já inauguramos um AME. Se for nesse ritmo, sem falar nas estradas. Tudo, para mim, é apresentado sempre como tecnicamente recomendável de se fazer em Rio Preto.

Às vezes, desconfio que o Aloysio Nunes também dá um empurrãozinho porque as coisas só acontecem assim.

Muito obrigado.