Repasse de verba a municípios paulistas

SP libera R$ 98 milhões para melhorias urbanas

qua, 04/06/2008 - 20h28 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo vai beneficiar 128 municípios do interior paulista, com recursos de R$ 98 milhões para melhorias urbanas, por intermédio de 200 convênios assinados nesta quarta-feira, 4, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: …Prefeitos, hoje são cerca de cento e quarenta convênios. No total, são quinhentos e oitenta e três convênios que nós firmamos.

É um grande número graças à parceria dos deputados, todos aqui presentes e alguns não presentes que não puderam estar aqui, mas têm sido nossos parceiros. Nós temos atuado com parceria muito estreita com a Assembléia Legislativa, que tem por sua vez dado respaldo ao governo. Tem dado um grande apoio nas ações administrativas do Governo do Estado.

É graças também aos deputados que a gente pode viabilizar tudo isso. Eu garanto que a esmagadora – senão a totalidade destes convênios – são coisas importantes a serem feitas nos municípios.

Há um preconceito com relação a obras municipais, tanto das emendas, quanto às que são feitas diretamente, mas eu sempre defendi isso.

Quando eu era ministro da Saúde, nós fazíamos mil e quinhentos convênios com o Brasil inteiro, e eram todas coisas úteis e importantes. Relevantes.  

Dentro do nosso critério, não distinguimos coloração partidária. Não distinguimos tamanho: município pequeno e município grande são tratados com a mesma prioridade porque não há problema pequeno.

Problema que parece pequeno, olhando aqui do Palácio, é enorme para uma comunidade, para uma rua, para um bairro. De maneira que, para nós, a prioridade é São Paulo. É a população de São Paulo.

Eu fico muito feliz cada semana ou cada duas semanas quando temos reuniões como esta. Olho para a cara do Munhoz, que ficou meses em cima de nós, achando que não ia dar tempo. Você dá a mão à palmatória, agora que deu tempo? Dá o braço a torcer? Pedro, torce o braço do Munhoz aí!

Aí há o mérito enorme do Aloysio e do Luna, que é onde a pressão se concentrou. O Luna teve que montar um grupo especial para que as coisas andassem, porque infelizmente, pela legislação eleitoral, paralisa tudo no fim do mês. É um absurdo isso no Brasil.

Mas o fato também é que não se encontrou uma solução melhor. E vai saber o que ocorreria nos outros Estados – não tanto em São Paulo – especialmente se ficasse tudo liberado às vésperas da eleição, e tudo mais. É uma solução imperfeita, mas que acaba prevalecendo.

E o pessoal ficou trabalhando até nos finais de semana para poder concluir tudo isso. Portanto, é mais um momento de satisfação. Eu fico muito contente quando eu ouço, no Interior, prefeitos dizendo que eles estão sendo pressionados para fazer as coisas. Antigamente, era o governo o pressionado. Agora são os prefeitos pressionados para fazerem os convênios, as coisas andarem. E graças a Deus, a gente vai tocando bem o Estado de São Paulo.  Essa é a nossa prioridade: São Paulo.

Agora é época de eleição, vai ter muita pauleira por aí. Alguns lugares não, outros sim, mas faz parte. O governo não é para pauleira, não. O governo é para trabalhar para todo mundo, para atender a população que necessita das obras, dos convênios, das Santas Casas, da saúde, da educação.

A nossa grande prioridade é essa população de São Paulo. Portanto, o maior elogio que eu ouço sobre o nosso governo é aquele que nós estamos pressionando para que as coisas sejam feitas.

E vai ser assim até o final do governo. Foi assim desde o primeiro dia e vai ser até concluir, porque nós já entramos trabalhando, já entramos em ritmo de meio de governo desde o primeiro dia. Graças à equipe que pudemos formar aqui, à equipe do governo e à cooperação que nós temos encontrado pelo Estado de São Paulo inteiro.

Portanto, queria dar aqui a minha palavra de agradecimento a cada um dos deputados aqui presentes, a cada um dos prefeitos, seus assessores e aos vereadores que aqui comparecem.

Muito obrigado. Contem conosco. Contem comigo para governarmos – juntos – o nosso Estado.