Recepção ao Corpo Consular

Queria dar o meu boa noite a todos e a todas e através do nosso decano Joseph Sayar, queria cumprimentar todos os diplomatas e representações aqui presentes. Passado pouco mais […]

qua, 07/11/2007 - 20h37 | Do Portal do Governo

Queria dar o meu boa noite a todos e a todas e através do nosso decano Joseph Sayar, queria cumprimentar todos os diplomatas e representações aqui presentes.

Passado pouco mais de um mês do início do nosso governo, tivemos a alegria de recebê-los aqui, na ala residencial do Palácio, travando conhecimento então com a grande maioria dos nossos representantes consulares.

Por diversas circunstâncias de trabalho, essas relações se estreitaram mais ao longo deste ano. E realmente, tivemos uma agenda bastante intensa.

Basta considerar que oito chefes de Estado ou de governo honraram São Paulo com sua visita: os presidentes dos Estados Unidos, Alemanha, de Benim, de Moçambique, do Panamá, a presidente da Letônia, primeiro ministro da Itália e o Papa Bento XVI, que, além de Papa, é o chefe do Estado do Vaticano.

Em novembro, ainda receberemos outro hóspede ilustre, o Grão Duque de Luxemburgo. Isso sem falar de governadores, ministros que por aqui passaram em grande quantidade.

Essas visitas expressam a importância do Estado de São Paulo, do ponto de vista econômico, cultural e mesmo científico. E ressaltam também o fato de que vivemos em um mundo cada vez mais cooperativo, cada vez mais integrado.

Hoje, já não é possível imaginar unidades nacionais ou regionais isoladas, sem parcerias econômicas, autárquicas. Mais do que nunca, a melhor fórmula para crescer é crescer em conjunto, é crescer complementando interesses.

Para a construção desta realidade, muito têm contribuído os diplomatas e daí a sua atuação, para nós, ser cada vez mais significativa.

O nosso Estado tem recebido, quero dizer, um grande apoio do Corpo Consular. Por isso, este evento, além de ser uma confraternização, é também expressão  do nosso reconhecimento.

E para marcar este encontro, estamos abrindo uma exposição de arte chamada Cusquenha, que a nossa organizadora já explicou em que termos foi organizada. É uma manifestação artística muito importante pela qualidade estética, mas igualmente por exemplificar muito bem a interação entre culturas diferentes, ocorrida sob diferentes formas em todo o continente durante o período colonial.

O Governo de São Paulo se orgulha muito de possuir este importante acervo e de poder agora compartilhá-lo com todos. Temos feito isso periodicamente, renovando as exposições que saem, na maior parte, deste acervo.

E para finalizar, empregando pela primeira vez em 2007 uma forma tradicional, mas nem por essa razão menos sincera, desejamos a todos um Feliz Ano Novo.

Muito obrigado.

Quero dizer que, hoje, temos também a felicidade de estar presente o nosso Prefeito da cidade, o Gilberto Kassab. Portanto, são dois libaneses aqui neste salão.

E ele também vai oferecer uma recepção de fim de ano ao Corpo Consular. De maneira que esta aqui é apenas uma preliminar daquilo que a cidade fará.