Pronunciamento do governador José Serra no lançamento do programa Pró-Vicinais

Palácio dos Bandeirantes, 25 de junho de 2007. Boa tarde a todos e a todas. Quero cumprimentar o nosso vice-governador e secretário Alberto Goldman; o deputado Vaz de Lima, presidente […]

seg, 25/06/2007 - 20h56 | Do Portal do Governo

Palácio dos Bandeirantes, 25 de junho de 2007.

Boa tarde a todos e a todas. Quero cumprimentar o nosso vice-governador e secretário Alberto Goldman; o deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia; os deputados federais aqui presentes Marcelo Ortiz, Lobbe Neto, Vanderlei Macris, Arnaldo Jardim, Júlio Semeghini, Ricardo Izar e Renato Amary. Quero cumprimentar também os estaduais, nossos deputados presentes Rodrigo Garcia, Rita Passos, Bruno Covas, Roberto Massafera, Celino Cardoso, Célia Leão, Valdomiro Lopes, Chico Sardelli, Celso Giglio, Ed Thomas, Edson Giriboni, Mauro Bragato, Pedro Tobias, Rogério Nogueira, Marco Bertaiolli, padre Afonso Lobato, Uebe Rezeck, Davi Zaia, Barros Munhoz, nosso líder de governo, Jonas Donizette, João Caramez, Samuel Moreira, Edmir Chedid , Reinaldo, Aldo Demarchi, Said Mourad, João Barbosa; Mauro Arce, nosso Secretário de Transportes; Aluízio Nunes, chefe da Casa Civil; e Francisco Luna, Secretário de Economia e Planejamento.

Quero cumprimentar também o deputado Geraldo Vinholi, que é Secretário Municipal do trabalho, e o Prefeito de Nova Lusitânia, Laerte, através de quem eu cumprimento todos os Prefeitos presentes.

Aqui está também o Delson Amador, que é o superintendente, muito competente, do DER, o vice-prefeito, presidente de câmara, secretários municipais, vereadores, todos e todas presentes.

Hoje é um dia de alegria. Amanhã lançamos os editais para as obras que vão refazer 2.117 km, obras de recuperação de estradas vicinais envolvendo 199 municípios. Essas estradas vão ficar como novas, não é um conserto ou um tapa buraco não; a estrada vai ser refeita.

É muita a minha alegria neste momento de poder já soltar os editais; o que significa que ao longo deste ano elas estarão prontas. Não é isso, Mauro? Quanto tempo demora para fazer? Quatro meses? Portanto, serão, para vocês terem uma idéia, 11 mil pessoas trabalhando nessas obras, e serão beneficiadas oito milhões de pessoas, em São Paulo inteiro. Mais do que isso, é o benefício à produção, ao desenvolvimento, ao emprego sustentável, é o benefício ao bem estar das pessoas que terão seu deslocamento facilitado.

Mas, eu queria dizer também algumas coisas a mais. Nós vamos investir, nesses 2.117 km, R$ 457 milhões; é bastante. Segundo, nessas estradas teremos também parcerias com a área privada e parceria com as Prefeituras. Com a área privada, principalmente, com o pessoal da cana de açúcar, porque o caminhão de cana é muito pesado e está quebrando muito as vicinais pelo estado afora.

Mas, eu tenho duas novidades a mais a dizer a esse respeito. Primeiro, eu conversei com o secretário dos transportes e com o presidente da TELESP no seguinte sentido: todas as novas concessões em São Paulo, sem exceções, vão incluir no contrato a manutenção das vicinais que estão em volta das estradas. Isso vai significar uma solução para sempre que é muito importante.

Em segundo lugar, nas concessões existentes, vamos trabalhar para refazer os contratos e incluir as estradas vicinais. Isso vai representar um desafogo enorme para as Prefeituras e para o Estado também.

Uma outra questão importante é que, na semana retrasada, em uma reunião sobre transportes, determinei ao Secretário e à sua equipe que duplique esse programa que nós estamos apresentando, ainda neste ano. Ou seja, vamos anunciar nos próximos meses mais 2.000 km de vicinais por São Paulo inteiro. Portanto, vamos passar de 4.000 km.

Lembro que, em São Paulo, são 12.000 km de estradas vicinais pavimentadas. Nós vamos já, até o final do ano, ter encaminhado para pavimentação cerca de um terço, já no primeiro ano. Portanto, aqueles que têm reivindicações, o que é normal, fazemos 2.000 e fica faltando um tanto, mas eles terão a oportunidade agora de reivindicar a inclusão nesta segunda fase do programa.

Quero dizer isso aos Prefeitos e aos Deputados, quero dizer que a nossa bancada de Deputados, os Deputados da Assembléia Legislativa e a Bancada Federal têm sido parceiros neste trabalho em relação às vicinais. Eles são muito importantes e eu queria, inclusive, dizer aos Prefeitos que é fundamental prestigiar os nossos Parlamentares neste trabalho de expansão da maneira mais fundamental para a nossa produção que é adequando as nossas estradas vicinais.

Eu me lembro da época do Montoro, quando nós praticamente fizemos essa rede. Eu era Secretário de Planejamento e fui quem coordenou, do lado do governo, ao lado da Secretaria dos Transportes, junto com o Perosa, que era assessor do secretário. Essa é a rede que nós herdamos daquela época, depois se fez também, mas nunca tanto quanto naquela época, e é um dever nosso readequar toda essa marca. Isso não significa que não vamos fazer novas vicinais, não significa que vamos desmerecer o trabalho do Melhor Caminho, que é um programa muito importante e que nós recomeçamos na nossa gestão no Pontal do Paranapanema. Só no Pontal vão ser mais de 300 km de estradas, do Melhor Caminho, que é tocado pela Secretaria da Agricultura.

Portanto, vocês podem avaliar a prioridade que nós estamos dando. Por que nós damos prioridade às vicinais? Porque isso significa prioridade ao desenvolvimento, significa alavancar ainda mais o nosso interior. O interior de São Paulo é a região mais desenvolvida do Brasil, o interior não precisa de paternalismo, não precisa de empresas estatais, mas precisa do apoio do Governo na infra-estrutura econômica e na infra-estrutura social. Os prefeitos têm sido testemunhas desse nosso esforço.

Nós vamos criar, por exemplo, na área da Saúde, 30 regionais de especialidades em São Paulo, divididas geograficamente para poder atender o estado inteiro, vamos refazer outras dez existentes que vão ficar como novas. Vamos fazer isso junto com as Santas Casas, junto com parceiros competentes e filantrópicos do terceiro setor para cobrir o estado na necessidade que São Paulo tem do atendimento as consultas. Quando o atendimento de consultas é inadequado, o que acontece é sobrecarregar os Prontos Socorros dos Hospitais, porque o pessoal vai mesmo para o hospital, às vezes por procurar um tratamento para uma questão que não é hospitalar, mas porque não tem outra alternativa, outra opção. Então, nós estamos na saúde, atualmente, organizando este programa pelo estado inteiro. Como estamos socorrendo as Santas Casas que estiveram sob gestão estadual, como estamos, enfim, trabalhando no aumento do Programa Dose Certa. Por exemplo, no Pontal do Paranapanema, duplicamos o volume que é transferido e vamos aumentar em 50% a variedade do Dose Certa. Hoje, são 41 medicamentos, mas vamos passar para 62, e vamos levar depois para 80, no começo do ano que vem. Esse é um trabalho que fazemos em parceria, uma série de pequenas coisas.

Muito dos Prefeitos aqui lembram o que eu disse no Clube Pinheiros durante a campanha: Não há problema pequeno, todo o problema aqui, olhado do ângulo desse palácio, parece pequeno, mas é infinitamente grande para um município, para um setor da nossa população, para uma região de São Paulo. Então, nós estamos fazendo as coisas no atacado e no varejo. Naquele varejo que é para quem recebe a obra, para quem recebe o serviço infinitamente grande, infinitamente importante e vamos continuar com esse trabalho de parceria. Isso é o que nós queremos dos Prefeitos.

Quero dizer para vocês que, em eleição, eu sou do PSDB, nós disputamos eleição, faz parte da regra do jogo democrático, mas, no governo, nós governamos para todos aqui em São Paulo. Para todos. Nenhum Prefeito precisa mudar de partido, não precisa fazer nada para receber uma parceria como esta que está recebendo, porque o que nós queremos é ajudar o conjunto do estado, o conjunto da nossa população.

Portanto, eu queria dar as boas vindas a todos aqui no palácio, queria chamar atenção aqui que temos uma exposição de Modernismo feita com o Acervo do Estado, aqui, hoje nesses grandes salões. Temos lá em cima também, que a visita pode ser organizada; toda a exposição que foi feita para o Papa, reunindo magníficos exemplares de arte sacra que nós juntamos também do acervo do estado de São Paulo e que também está aberto para visitas; alguns poderão aproveitar a oportunidade agora para tomar conhecimento.

Queria agradecer a presença que muito nos honra do Presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima; nós temos nesse momento projetos muito importantes na Assembléia, o projeto do ICMS eletrônico que vai melhorar a arrecadação junto com a diminuição da carga tributária individual; melhora a arrecadação do estado, dos municípios, da educação, da saúde. Um projeto de substituição tributária que também é fundamental para combater a sonegação e melhorar a arrecadação, sem aumento de carga tributária. O projeto do piso salarial acima do salário mínimo para todo o estado de São Paulo e a criação da Secretaria dos Portadores de Deficiência Física, que é tão fundamental para a gente poder organizar os serviços do atendimento para todas as pessoas que são tão valiosas para São Paulo e todo o nosso estado.

Portanto, temos aí muito trabalho, temos contado com a parceria da Assembléia com seis ou oito projetos aprovados, estamos contando com essa parceria agora ainda nesse semestre para poder consolidar todo esse nosso trabalho e até para ter recursos para que a gente possa continuar expandindo programas como este.

Queria agradecer muito a presença aqui de tantos parlamentares estaduais, da mesma maneira que dos nossos deputados federais. Portanto, encerrando, quero agradecer esta presença, este entusiasmo, e dizer também que podem contar com a gente, comigo, com a nossa equipe de governo, pelos trabalhos dos Municípios, que é um trabalho de São Paulo. Da mesma maneira que nós contamos com vocês para continuar expandindo e melhorando essas parcerias.

Muito obrigado de coração! E um grande abraço.