Pronunciamento de Serra sobre ampliação de Linha 2 do Metrô

No canteiro de obras da futura estação Alto do Ipirante, na Capital, Serra anuncia oficialmente a ampliação da Linha 2 do Metrô

ter, 17/04/2007 - 18h57 | Do Portal do Governo

O discurso foi feito nesta terça-feira, 16, no canteiro de obras da futura estação Alto do Ipiranga, em São Paulo

José Serra: Quero dar meu bom dia a todos e a todas. Dizer da minha alegria de vir hoje ao Ipiranga, bairro onde vivi depois que morei na Mooca, aqui, perto do Museu do Ipiranga. É muita alegria vir aqui e observar essa estação que vai ficar pronta em junho. Mais do que isso, anunciar o prolongamento da linha até a Vila Prudente, passando pelo Sacomã e Estação Tamanduateí. Serão 4,3 quilômetros de obra. Tudo isso vai custar cerca de R$ 1,9 bilhão, entre construção e equipamentos, ou seja, o metrô pronto para rodar. É um esforço financeiro enorme para poder expandir a rede de metrô em São Paulo. E nós sabemos que o problema de trânsito, o problema número um da cidade, não vai se resolver se não fizermos o Rodoanel e se não expandirmos as linhas de metrô, inclusive transformando os trens metropolitanos em metrôs de superfície. Para isso, inclusive, estamos dedicando grande parte do nosso esforço. A idéia é trazer cerca de 87 novas composições de trens para o metrô e para a CPTM até o final do nosso governo, aumentando extraordinariamente o conforto e a capacidade de transporte em ambas modalidades de transporte coletivo aqui em São Paulo. E fazendo como foi feito na época do Covas. Aliás, com o meu apoio, pois eu era Ministro do Planejamento e obtive o financiamento para São Paulo por parte do BNDES, para a linha que vai até Guaianazes, que na verdade não é metrô, é trem de superfície, é trem metropolitano, mas todo mundo confunde com metrô, dada a qualidade desse serviço. Isso é o que nós queremos para São Paulo. E essa linha de 4,3 quilômetros pode parecer modesta do ponto de vista da sua longitude, mas é crucial para uma região da cidade especialmente necessitada. Além disso, como disse o prefeito, isso se articulará com o Expresso Tiradentes e, no futuro, já em outra administração, poderá chegar até o Tatuapé. Portanto, juntando as linhas do ramal leste tradicional do metrô com esta leste número 2, digamos assim. E juntando as diferentes partes da nossa cidade. A minha administração no Estado está dando prioridade “número zero” tanto ao Metrô quanto ao Rodoanel. Nós estamos trabalhando muito para poder fazer o equacionamento financeiro, que é o mais complexo pelo volume que isso envolve. Estamos também solicitando autorização de obtenção de financiamento para a compra de trens e para as próprias obras nesse trecho novo. Mas estamos dando ordem de serviço para que comecem imediatamente as obras em direção à estação do Sacomã para não perder tempo, porque São Paulo tem pressa em matéria de transporte.

Queria agradecer a presença de todos e cumprimentar os funcionários e dar a eles o meu bom dia. E a toda a comunidade aqui do Ipiranga. Estamos, na verdade, todos hoje de parabéns, porque este esforço não é um esforço só do Governo do Estado, ou meu, ou do Portella. É um esforço da nossa coletividade, porque R$ 1,9 bilhão é muito dinheiro e em última análise quem termina pagando são os contribuintes e os usuários do metrô. Portanto, nós estamos apenas cumprindo a nossa obrigação, não estamos fazendo nada excepcional, que é dar o retorno à população de São Paulo, que é dar a satisfação dos impostos que ela paga através do seu trabalho. E para os passageiros, atuais e futuros do metrô, que dão a receita da companhia. Um grande abraço e obrigado a todos e a todas.