Pronunciamento de Serra sobre a administração do Porto de São Sebastião

Pronunciamento do governador José Serra na cerimônia de assinatura da renovação do convênio com a União para que o Estado administre o Porto de São Sebastião. O evento aconteceu na […]

sex, 15/06/2007 - 17h30 | Do Portal do Governo

Pronunciamento do governador José Serra na cerimônia de assinatura da renovação do convênio com a União para que o Estado administre o Porto de São Sebastião. O evento aconteceu na sexta-feira, 15, no Palácio dos Bandeirantes.

José Serra – Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar o ministro Pedro Brito Nascimento, secretário especial dos portos; Alberto Goldman, vice-governador; Fernando Brito Fialho, diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários – ANTAQ; Mauro Arce, secretário dos Transportes; Francisco Luna, secretário do Planejamento; Mauro Ricardo, secretário da Fazenda; Édson Giriboni, deputado estadual; Juan Manuel Pons Garcia, prefeito de São Sebastião; Thomaz de Aquino, diretor presidente da DERSA; Gilson Barreto, vereador do município de São Paulo, que veio dar seu apoio ao porto de São Sebastião; Saturnino Sérgio da Silva, vice-presidente da FIESP e diretor de infra-estrutura; representantes de entidades de classe, lideranças empresariais e funcionários.

É com muita satisfação que hoje aceitamos a delegação para administrar e explorar o Porto de S. Sebastião por mais 25 anos. Revogamos o acordo existente e fizemos um novo, antes de expirar o prazo do primeiro. São 25 anos prorrogáveis. Para o estado, e também para a economia brasileira, o Porto de S. Sebastião tem uma importância estratégica. Nós estamos trabalhando no corredor de exportação da região de Campinas, Vale do Paraíba e o litoral Norte. O Governo do Estado tem feito muitos investimentos nos últimos anos, mas a idéia é elevar em pelo menos 2/3 a capacidade do porto, que hoje movimenta 480 mil toneladas por ano, construir uma nova ponte de acesso e um futuro terminal de containeres, se possível em parceria com a iniciativa privada.

O Porto de S. Sebastião tem muito futuro e nós esperamos colocar os investimentos necessários para que ele se ajuste a essas possibilidades. Com relação ao Porto de Santos, foi pública a minha posição de que o ideal seria transferi-lo para a administração estadual. Mas o governo federal tomou outro rumo. E, no entanto, nós não vamos deixar de colaborar com este outro rumo, porque queremos que o porto dê certo, que os problemas existentes possam ser superados, no que se refere ao assoreamento e aos investimentos necessários.

Enfim, o maior porto do país precisa com urgência recuperar as suas condições de eficiência, de funcionamento e expansão. Nesse sentido, nós vamos cooperar, mesmo não tendo sido a solução que pretendíamos. Porque não vamos apostar no quanto pior melhor. Se há um caminho, vamos procurar fazer com que este caminho também se viabilize. Queira agradecer aqui ao ministro, que é secretário especial dos portos, pela presença, pela boa vontade, e cumprimentar o pessoal todo de S. Sebastião, inclusive o prefeito aqui presente. Colocamo-nos à disposição do país para que este porto adquira mais importância, beneficiando São Paulo e a atividade econômica nacional. Muito obrigado.