Pronunciamento de José Serra na Virada Social, no Jardim Elisa Maria

O governador José Serra falou sábado, 26, na Virada Social, no Jardim Elisa Maria

ter, 29/05/2007 - 15h30 | Do Portal do Governo

O governador José Serra falou sábado, 26, na Virada Social, que aconteceu no Jardim Elisa Maria, zona noroeste da Capital

Bom dia, ainda faltam cinco para o meio dia. Bom dia a todos e a todas. Queria dizer da minha alegria de estar aqui no dia de hoje. Queria cumprimentar o nosso prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vários secretários municipais que aqui estão, e secretários estaduais. Estão aqui: o secretário da segurança (Ronaldo Marzagão), da assistência de desenvolvimento social (Rogério Amato) e da educação (Maria Lucia Vasconcelos). Aqui foi feita uma operação de saturação, do ponto de vista da segurança. Foi muito bem recebida pela população, mas nós decidimos, junto com isso, aprofundar o trabalho que não é diretamente da segurança, mas que tem muito a ver. Tanto na área social quanto na área de esporte e lazer, cultura e cidadania.  Trouxemos o Poupa-Tempo móvel, o Procon que é a defesa do consumidor, o planejamento para a reforma das escolas. E agora, algo muito importante feito pelo Prefeito: aqui será feito uma AMA; que é a melhor coisa que já se fez na saúde na cidade de São Paulo nos últimos anos. É um atendimento de seis vezes por semana das e sete da manhã até as sete da noite. O atendimento é rápido, um atendimento que inclusive cobre parte daquilo que pode fazer um Pronto Socorro.

Estamos, portanto, cobrando do conjunto das questões que afetam a vida da população. Cobrando também maior limpeza, coleta de lixo, limpeza das ruas, enfim, uma ação integral. Agora, hoje para amanhã é uma virada, e essa virada tem que deixar sua marca. Não é para chegar, aparecer, ir embora e não ficar nenhum efeito. Não tem nada disso. Nós vamos continuar com esse trabalho. É um trabalho novo, nunca se fez isso em São Pauloe não sei se foi feito no Brasil. Quer dizer, é um trabalho que combina segurança com promoção social, incluída a cidadania, incluído esportes, lazer e cultura. É uma ação, portanto, nova e é muito importante que dê certo aqui para que a gente possa reproduzir em outros lugares.

Quando eu estava na prefeitura, nós combinamos com o Instituto Sou da Paz, fazer um trabalho aqui na Brasilândia, bairro Lageado, que fica na zona leste e no Grajaú, zona sul, que são os principais candidatos a ações dessa natureza. O Gilberto Kassab não só deu prosseguimento a isso como aprofundou esse trabalho, avançou muito, como, aliás, tem feito em todas as áreas da prefeitura e nós estamos confiantes que tudo isso vai dar certo. Agora, é muito importante a participação da comunidade. A participação é essencial para que a gente saiba quais são os assuntos, quais são os problemas e que a gente conte com cooperação em todas essas ações sociais de cultura, de lazer e de cidadania.

Trabalhamos juntos. Garanto para vocês que nunca tinha vindo a um ato como este. O comandante geral da PM, Roberto Antonio Diniz, o comandante do batalhão de choque da PM, Joviano Conceição Lima. Estão aqui porque esse trabalho da segurança é um trabalho para as pessoas, para a coletividade. Eu tenho dito sempre isso. Nós temos que combinar a segurança coletiva, os direitos individuais e o estado de direito. Isso nós estamos fazendo um bem enorme para que se cumpra uma ação da polícia, uma ação de todo o aparato governamental do estado de São Paulo.

Muito obrigado. Obrigado mesmo. E quero dizer uma coisa: vamos nos divertir, vamos participar bastante de hoje para amanhã e podem contar conosco. Podem contar com o Governo do Estado. Podem contar com o meu empenho como eu conto com o empenho do prefeito Gilberto Kassab. Muito obrigado.