Projeto Futuro no Interior

Pronunciamento do governador José Serra aconteceu em 4 de julho

sex, 06/07/2007 - 20h25 | Do Portal do Governo

Pronunciamento feito pelo governador José Serra em 4 de julho, no evento que marcou a ampliação do número de núcleos do Projeto Futuro no Interior. Desenvolvido desde 1984, visa incentivar a formação de talentos esportistas em modalidades como judô, atletismo e ciclismo.

Boa tarde a todos, a todas e à garotada. Gostaria de cumprimentar o nosso secretário Claury. Como vocês vêem, ele não é palmeirense. Isso mostra que o governador é um sujeito liberal na matéria. O deputado estadual Luciano Batista que nos visita; José Antônio Martins Fernandes, que é palmeirense, e presidente da Federação Paulista de Atletismo. Através dele, eu cumprimento os presidentes das federações e entidades aqui presentes. O Eduardo, que é diretor geral do conjunto do Ibirapuera, o Amauri, medalhista pan-americano de 1.999 no salto em distância. Quanto você salta? 7,26m! Incrível, não? E Ana Luisa dos Santos, que é maratonista. Os atletas Tânia Moura e Marcelo Lima; os que vão representar o Brasil e que são do Projeto Futuro: a Evelyn, a Liliane, a Deisa e o Carlos Roberto. E a todos os atletas aqui do Projeto Futuro. Queria dar o meu abraço e dizer da minha alegria em recebê-los aqui. Esse uniforme que recebo, vou usar na ginástica que faço. Eu tenho aqui uma sala de ginástica, onde ando na esteira e faço musculação, essas coisas. Eu tinha um uniforme do Palmeiras, agora vou usar este também. Quando um estiver lavando, eu uso o outro. Perfeito.

Bem, não preciso discorrer aqui sobre a importância do esporte em si, como lazer e como finalidade em si também. Nem tudo precisa ter uma outra conseqüência, há coisas que são boas em si, como a educação, o esporte, a cultura. Vale a pena ter porque acrescenta para a pessoa, mas também como um fator de integração social, de melhora da auto-estima, de ganhar confiança, sentir-se capaz. O dado que o Claury deu, que 70% dos atletas brasileiros dos Jogos Pan-americanos são de São Paulo, significa que, como temos 20%, 22% da população brasileira, estamos três vezes acima da média, não é? Porque se tivéssemos vinte e poucos por cento dos atletas seria mais ou menos compatível com a população de São Paulo. Como nós temos quase três vezes isso, São Paulo está três vezes acima da média nacional. Isso é motivo de orgulho para a gente e também de desafio, porque sabemos que é possível fazer muito mais na área do esporte.

Tomara que consigamos expandir esse projeto e fazer projetos novos que copiem este. É uma atividade barata, que tem rendimento enorme do ponto de vista da juventude e do ponto de vista da sociedade de São Paulo. Portanto, espero que vocês sigam como exemplo também para essa multiplicação e podem contar com toda a minha cobertura, certo?

Um grande abraço e contem com a gente, da mesma maneira que nós contamos com vocês.