Programa Vá ao Cinema

O governador José Serra discursou após anunciar o vale-ingresso

qua, 03/10/2007 - 15h03 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 3, o programa Vá ao Cinema, destinado à formação de platéias e ao aumento da freqüência nas salas de exibição do interior. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

Queria muito brevemente … já foi explicada bem qual é a natureza do programa. Eu queria apenas dizer que me pareceu uma excelente idéia por parte da Secretaria.

O programa começa de maneira restrita, exatamente para se ganhar experiência sobre como ampliá-lo posteriormente – se eu não me engano em dez municípios do Estado – daqui até o fim do ano.

Posteriormente, ganhará uma abrangência maior a idéia de ampliar o acesso ao cinema e ao cinema nacional. Já há muitos esquemas de financiamento para os filmes, para financiamento da produção. Mas não havia do ponto de vista do público que, em última análise, é o fator principal. E a meu ver, é por onde o financiamento deveria, a parte mais importante, acontecer. Quer dizer, na freqüência aos filmes.

Este programa hoje inclui os alunos. Amanhã poderá, até, ser mais ampliado e chegar à Capital. Que é a área mais difícil por causa dos deslocamentos que podem envolver custos superiores à própria entrada do cinema. Ou custos,  senão diretos também indiretos, do ponto de vista de tempo. Mas isso poderá ser resolvido gradualmente, com a concentração em alguns lugares que sejam de mais fácil acesso.

É uma bela iniciativa da Secretaria da Cultura. Eu queria me congratular com o João Sayad, com o André Sturm pela idéia, e agora pela posta em prática da idéia. Às vezes a gente tem idéias, mas não tem coragem de levar para a prática – e eles agora conseguiram concretizar.

Portanto, vamos torcer para que dê certo. Como eu acho que vai dar.

Muito obrigado.