Programa de estágios

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

qua, 27/02/2008 - 19h50 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou, nesta quarta-feira, 27, no Palácio dos Bandeirantes, o decreto que institui o Programa de Estágios em órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta, Indireta e Fundações. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Boa tarde a todos e a todas.

Creio que o secretário Beraldo disse o essencial a respeito do programa: nós estamos ampliando o número de vagas para estágio em mais de cinco mil. Hoje, o montante oferecido era da ordem de sete mil vagas. Estamos passando para mais de 12 mil. Portanto, serão mais cinco mil vagas de estágio para jovens.

As inscrições devem ser feitas em março e o exame, em abril. Até agora, havia exame para quatro mil dos sete mil, porque as entidades da administração descentralizada tinham outro critério. Não havia nenhuma homogeneidade  quanto a isso.

Daqui em diante, a Fundap vai fazer o teste para todo mundo. Dessa forma, isso será homogeneizado, vai facilitar e aprimorar o processo. E não é preciso, também, discorrer muito a importância do estágio. Quando alguém quer conseguir trabalho, precisa sempre ter experiência prévia. Se não tiver um estágio, tem mais dificuldade para conseguir emprego.

Essas vagas são oferecidas para alunos de ensino médio, profissionalizante e superior. São para esses três níveis. As remunerações vão de R$ 300 a R$ 1000, segundo a carga horária e a qualificação do trabalho.

É muito importante que essas informações circulem. Aqui estão muitos funcionários da administração direta e das empresas. É muito importante que isso seja conhecido pela população. Como é que faz a inscrição, Sidney? Só pelo site da Fundap? Qual é o site? www.fundap.sp.gov.br. Vejo que todo mundo está afiado aí.

Isto é muito importante. Eu quero insistir no aspecto da divulgação. Necessitamos do apoio da mídia para isso, para que tenhamos muitos candidatos, que todos conheçam e possam aproveitar essa oportunidade.

Para o Estado, também representa uma contribuição importante para as políticas públicas. Ter jovens competentes, que no futuro poderão integrar os quadros do funcionalismo e da administração direta, ou de empregados das empresas. Portanto, representa também um processo de renovação dentro da administração. Este é outro aspecto muito importante do nosso ponto de vista.

É isso. Queria agradecer a presença do deputado Said Murad e de vários outros integrantes aqui, representantes da administração.

Muito obrigado.