Pregão Eletrônico

Discurso aconteceu nesta quinta-feira, 27, após anúncio do curso, na Capital

qui, 27/09/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

O número de servidores aptos a realizar pregões eletrônicos no Estado vai dobrar com o curso iniciado nesta quinta-feira, 27, pela Rede do Saber, ligada a Secretaria Estadual da Educação.  O governador José Serra discursou após lançamento do curso, na Capital.

Bom dia a todos e a todas.

Com muita alegria, eu me dirijo hoje a todos aqueles que estão fazendo este curso de aperfeiçoamento de pregoeiros. Nós já treinamos 1.500 e estamos treinando agora mais 1.500 que vão aprimorar as suas condições de trabalho nesta área.

O pregão eletrônico trouxe uma verdadeira revolução aqui em São Paulo. Para começar, economizando dinheiro. A gente calcula que desde o começo dos anos 2000 até hoje, o Estado economizou cinco bilhões de reais através dos melhores preços permitidos pelo pregão.

Mais do que isso, ou tanto quanto isso, porque a economia é bastante relevante, o pregão eletrônico permite também uma transparência maior, por parte de todo o processo de licitação. E, junto com a maior transparência, uma democratização do acesso de empresas, inclusive menores, às possibilidades da licitação.

Além disso, ele acelera a rapidez das negociações, a rapidez das licitações, das concorrências. Nesse sentido, traz um benefício enorme a todo o setor público, a todo o aparato governamental e – acima de tudo – aos contribuintes.

A gente sabe que os impostos que o governo arrecada vem do trabalho, do esforço, do bolso das pessoas. E o que a comunidade quer é que esse dinheiro seja bem utilizado. E o pregão eletrônico representa um grande avanço nessa direção.

Como eu disse, na economia, na democratização do acesso à concorrência, na transparência e na rapidez.

Queria dar aqui meus parabéns a todos os que estão fazendo esse curso de aperfeiçoamento. Aos seus organizadores, à Secretaria da Educação, da Fazenda, da Gestão Pública que se juntaram para este trabalho.

Muito obrigado.