PM inicia Policiamento de Trânsito na Capital

Discurso aconteceu nesta terça-feira, 25, após lançamento do programa

qua, 26/09/2007 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lançou nesta terça-feira, 25, o Programa de Policiamento de Trânsito. A iniciativa visa aumentar a segurança pública no trânsito da Capital. Serão 1375 soldados da PM e 365 viaturas espalhadas por 1.011 cruzamentos da cidade com a missão de monitorar o tráfego de veículos, evitando acidentes e protegendo a população de ocorrências policiais.

Eu queria dar o meu bom dia a todos e a todas.

Cumprimentar o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab; o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Miguel Libório Cavalcante Neto; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Roberto Antônio Diniz; os deputados estaduais Conte Lopes e Uebe Rezeck; o delegado geral de Polícia, doutor Maurício Freire; o vereador José Rolim, da cidade de São Paulo; o superintendente da Polícia Técnico – Científica, Celso Periolli; o secretário municipal dos Transportes, Alexandre Moraes; o subprefeito da Vila Maria, Antônio Perosa; o presidente da CET,  Roberto  Scaringella; o coordenador estadual dos Consegs, Sanenari Oshiro; os oficiais e praças da Polícia Militar aqui presentes; integrantes do Programa do Policiamento de Trânsito; senhoras e senhores.

Bem, entre os direitos assegurados pela Constituição Federal, está o direito de ir e vir. Embora na prática ele termine por ser observado, muitas vezes ele é exercido com tanta lentidão que parece até inexistir.

O fato tem muitas causas: o excesso de carro nas vias públicas, o aumento contínuo da frota, a necessidade de ampliar permanentemente a malha das vias urbanas e de assegurar a sua conservação.

Quem é prefeito, como o Gilberto Kassab, sabe quanto isso é difícil e quanto  investimento é necessário para este fim. Mas há outros fatores que também influenciam muito nessa direção: a segurança no trânsito, a prevenção de hábitos definidos como ilícitos no Código Nacional de Trânsito e a sua repressão. Pois são exatamente estes os objetivos do Programa de Policiamento no Trânsito, com vistas a assegurar a livre circulação, evitando acidentes e garantindo a segurança da comunidade.

Esse trabalho vai ser desenvolvido pelo 34º Batalhão da PM, contará com 1.375 policiais militares, além de 365 viaturas dos batalhões territoriais, que vão atuar em 1.011 cruzamentos. Especialmente naqueles com maiores índices de criminalidade.

Na prática, vão ser acrescentadas a esse trabalho cerca de 132 viaturas, cerca de 120 motos e 520 soldados homens, mulheres e oficiais a mais. 

Portanto, vamos ter um reforço extraordinário no volume de policiamento no trânsito de São Paulo. Sem falar no seu salto de qualidade.

E, a partir de agora, a PM vai reforçar a sua atuação nesses pontos para impedir que pessoas criminosas neles atuem. Reforçar a ação preventiva e repressiva prendendo os malfeitores, evitando que eles simplesmente se desloquem para atuar em outros locais.

Mas, em matéria de trânsito, o infrator muitas vezes não está fora do veículo.  Está do lado de dentro do carro, do ônibus, do caminhão. E – o que é pior – muitas vezes ele está até na direção do veículo, pondo em risco a segurança não só das pessoas que estão dirigindo com cuidado outros veículos, mas também das que estão andando calmamente pelas calçadas.

Essa é a razão pela qual a Secretaria da Segurança irá desenvolver também a Operação Direção Segura: para evitar principalmente a condução de veículos por pessoas alcoolizadas e o transporte de produtos perigosos em desacordo com as normas da segurança.

O excesso de bebida na condução de veículos pode trazer danos irreparáveis, até mesmo para quem não bebe, mas topou com um motorista alcoolizado pela frente.

Porém, além de reprimir, o Programa de Policiamento de Trânsito e a Operação Direção Segura estarão empenhados em desenvolver uma nova cultura que conscientize os motoristas das suas responsabilidades e da obrigação de dirigir sem ameaçar a população e a eles próprios.

A aplicação do programa na Capital está sendo feita em parceria com a Prefeitura que irá transferir recursos até para a aquisição de mais viaturas e equipamentos necessários.

São os Governos do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo trabalhando – mais uma vez em conjunto – para a melhora da qualidade de vida da população.

Muito obrigado.