Palavras do governador na inauguração do complexo da TV Globo

Quero dar meu bom dia a todos e a todas. Cumprimentar o Presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o senador Romeu Tuma, […]

qui, 26/04/2007 - 17h25 | Do Portal do Governo

Quero dar meu bom dia a todos e a todas. Cumprimentar o Presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o senador Romeu Tuma, Roberto Irineu Marinho, presidente das organizações Globo e, através dele, a todos os familiares aqui presentes, senhores secretários estaduais e municipais, diretores e demais funcionários das organizações Globo e os profissionais da área de comunicação.

A Rede Globo é bastante reconhecida por todos pelo seu altíssimo padrão de qualidade e a prova é que seus programas já foram exibidos em mais de 60 países, falando cerca de 20 línguas. E esse padrão não se restringe à qualidade dos seus programas de rádio e televisão. É um padrão que envolve também modelos de gestão, que faz da Globo uma das empresas mais modernas do país. Envolve também os equipamentos que a rede utiliza, sempre da mais alta tecnologia. E envolve a estrutura física que lhe dá suporte. É o que nós podemos constatar hoje neste edifício.

Pela proposta arquitetônica, pelas instalações, pelos recursos que incorpora. Expressa muito bem o espírito do Roberto Marinho, uma liderança empresarial que não esperava o futuro chegar. Sempre antecipava o futuro e tomava e se comportava sempre como um contemporâneo do presente. Certamente, muito do sucesso do grupo, hoje um dos maiores do mundo no setor de comunicação, decorreu desta visão e desta prática. E é desnecessário assinalar a importância da Rede Globo enquanto veículo de acesso ao lazer, à informação e ao conhecimento, mas cabe lembrar uma função muito importante que ela cumpre, que é o combate ao isolamento e à solidão que atingem no nosso país milhões de pessoas. Principalmente nas grandes metrópoles ou nas regiões mais remotas. A rádio e a TV das organizações da rede põem o mundo diante das pessoas e as pessoas diante do mundo. A Globo juntamente com a Fundação Roberto Marinho se destaca ainda pelas iniciativas de responsabilidade social. Eu tenho aqui quatro exemplos no caso do estado de São Paulo.

O Projeto Pomar, que é o ajardinamento das marginais do rio Pinheiros; o Museu da  Língua Portuguesa, que com seu conceito revolucionário em termos museológicos é um grande sucesso de público; o Museu do Futebol, que está sendo construído e liderado pela fundação no estádio do Pacaembu e servirá de modelo futuramente para o museu do futebol no Rio de Janeiro; o Telecurso TEC, de qualificação profissional a distância, e que tem uma instituição do governo estadual, o centro Paula Souza, como responsável pelo currículo, avaliação e certificação de alunos. Ao que eu fui informado, o primeiro módulo do telecurso deverá ir ao ar em breve.

São quatro iniciativas que exemplificam bem o papel de responsabilidade dessas organizações. Por tudo isso, a Globo está de parabéns, especialmente nesse dia 25 de abril, quando comemora 42 anos de existência. A Globo faz aniversário, mas quem ganha o presente é São Paulo, com esse prédio e esse complexo que se tornarão, sem dúvida, uma referência urbana. Referência que dá um conteúdo muito concreto ao slogan “Globo, a gente se vê por aqui”. É por isso que nós podemos dizer “Globo e São Paulo, tudo a ver”. Uma bela homenagem ao meu amigo, de quem a gente tem tanta saudade pessoal e profissional, que é o Evandro Carlos de Andrade.

26 de abril de 2007