Obras em Heliópolis

Serra anunciou a construção de uma nova Escola Técnica nesta quarta-feira, 12

qui, 13/09/2007 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai investir R$ 4 milhões na construção de uma Etec (Escola Técnica) em Heliópolis, região sudeste da Capital. O anúncio da nova Etec na maior favela da cidade foi feito pelo governador José Serra nesta quarta-feira, 12. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

Bom dia a todos a todas. Bom dia.

Bem, eu estou voltando aqui agora como governador, acompanhado do Prefeito. E hoje é um dia muito importante.

Nós estamos dando início a uma obra fundamental para a comunidade de Heliópolis e para São Paulo. Pelo exemplo que vai dar.

Aqui dentro de Heliópolis, nós vamos fazer uma escola técnica, uma Etec para 1.000 alunos; 720 serão alunos do ensino técnico e 360 alunos do ensino médio, que farão dois períodos: num período o ensino técnico e no outro período, o ensino médio.

Quero dizer que a Paula Souza, que é o centro, a fundação que vai fazer isso – que é do Governo do Estado – tem o melhor ensino médio de São Paulo. Os alunos da Paula Souza, a grande maioria tem uma chance enorme de entrar na faculdade. Exatamente porque é um ensino considerado o de melhor aproveitamento aqui em São Paulo.

Isso estará funcionando plenamente a partir de 2010, de 2009, e já começará no ano que vem. Nós vamos transformar o galpão de uma fábrica em uma escola técnica. Ali que vai ser o local das aulas.

O arquiteto Ruy Ohtake está fazendo o projeto que ele vai entregar em 25 de setembro. A gente vai fazer a concorrência para entregar para uma firma que vai construir.

Muitas destas crianças que hoje ficaram aqui com os girassóis vão estudar na nossa escola técnica. Para vocês terem uma idéia, 80% dos alunos da Escola Técnica do Estado saem com emprego garantido. É um índice altíssimo.

Portanto, nós estamos trazendo cultura e a possibilidade de empregos. A possibilidade de que as pessoas possam progredir na vida; os jovens de cada família.

Os cursos – como disse aqui oAlexandre Schneider – foram debatidos com a comunidade. Formação do quê oferecerá a escola técnica? Vão ser cinco cursos técnicos: administração, design de interiores, edificações, informática, nutrição e dietética. Serão, portanto, na realidade é cinco ou seis? Depende. É que nutrição e dietética é o mesmo.

Portanto, vamos formar técnicos nessas áreas. Meninos e meninas, garotos e garotas vão ter essa possibilidade.

Em geral, quero dizer, as meninas têm aproveitado mais as escolas técnicas. Portanto, vocês são um desafio para os meninos, porque as mulheres costumam ser mais responsáveis – a gente sabe disso.  Eu estou à vontade para falar porque sou homem, mas a gente depende do progresso de São Paulo hoje muito mais das mulheres, sabia?

Bem, vamos investir aqui quatro milhões de reais para a escola técnica, mas não vai ser só isso. Tem tudo aquilo que a Prefeitura vai desenvolver: é o Centro de Convivência de Heliópolis, que vai ter três creches, que vai ter uma Casa de Cultura com galpão reformado, onde vai ter cinema, sala de exposições, vai ser reformada a Emei Antônio Francisco Lisboa, a Emef  Presidente Campos Sales e vai ser feita uma nova sede do Instituto Baccarelli, com três mil metros quadrados. O Baccarelli ensina a garotada tocar música, inclusive música clássica.

Este Centro de Convivência – me dizia o Ohtake – vai replicar, vai parecer uma versão do Ibirapuera aqui em Heliópolis. Inclusive, não vai haver muros entre os diferentes prédios. Vai ser o espaço aberto com plena acessibilidade para aqueles que forem portadores de alguma deficiência física.

Portanto, este é um modelo exemplar. Aqui foi mencionado, o Domingos Dissei  mencionou, o AMA de 24 horas que o Kassab fez – nós começamos, mas foi ele que concluiu, que ampliou, teve a idéia de prolongar para 24 horas; o Fura-Fila, que nós transformamos no Expresso Tiradentes; o Metrô que foi concluído e vai ser ampliado até a Vila Prudente; a canalização do córrego do Ipiranga. Muitos investimentos. A urbanização aqui de Heliópolis que anda, vai indo para frente e que vai melhorar as condições de vida urbana nesta região.

Mas eu vou dizer uma coisa. A obra mais importante vai ser esse Centro de Convivência e essa Escola Técnica, porque eles vão conduzir a nossa juventude para um futuro melhor. Para eles e para as suas famílias. Portanto, é um dia hoje de muita alegria.

Eu fiz questão de vir aqui junto com o Kassab para estar presente neste dia histórico. E depois vamos voltar aqui nos dias de inaugurações, porque tudo vai andar rapidinho, não é, Laura Laganá? A Laura Laganá é superintendente da Paula Souza.

Aqui inclusive, tem um curso técnico, o tele curso técnico. Já tem uma sala que está funcionando aqui, mas aLaura Laganá vai aprontar aquela sala, aquele conjunto com o Ruy da escola técnica. Vai ser um prédio muito bacana.

Então, vocês já sabem; o governador e o prefeito estão aqui anunciando, mandaram fazer. Se não ficar pronto na época, de quem vai ser a culpa? Da Laura e do Ruy. Aí vocês vão cobrar eles; eles é que têm agora … está certo?

Bom, é isso. Eu queria cumprimentar aqui o prefeito Kassab, que vem se conduzindo tão bem na administração da cidade; o nosso … aqui tem muitos secretários. Vocês podem avaliar a importância pela presença dos secretários. Está aqui o Francisco Vidal Luna, que cuida do dinheiro do Estado, secretário de planejamento; o secretário da Educação do Município, aquele grandão lá, o Alexandre Schneider; de Desenvolvimento Social, o Floriano Pesaro; da Habitação, o Orlando Almeida. Tem também o deputado estadual que nos acompanha, o João Barbosa; tem também três vereadores aqui presentes, o Domingos Dissei, que é daqui do Ipiranga, batalhador pelo Ipiranga; o José Rolim, que é lá de Paraisópolis, que veio xeretar aqui hoje para ficar com ciúmes. É, ele está com ciúmes, porque ele queria isso tudo em Paraisópolis.

Mas nós estamos trabalhando também em Paraisópolis. Estão aqui a vereadora Soninha, que é do bem e muito ligada também aqui à comunidade; a Laura Laganá, que é a nossa superintendente do Centro Paula Souza; os subprefeitos do Ipiranga, o Alexandre Aniz, e o da Vila Prudente/Sapopemba, o Felipe Sigollo, que estão aqui. Cadê o Felipe? Venha aqui para a frente, Felipe. Vocês vêem que os nossos subprefeitos são jovenzinhos.

Estão aqui ainda o João Miranda, presidente da União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS); e o arquiteto Ruy Ohtake, que doou o projeto do Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis e vem fazendo um trabalho aqui há muitos anos já. Inclusive com as pinturas das casas, aquela coisa que acrescenta beleza à realidade aqui local.

Queria também saudar aqui os alunos, funcionários das escolas estaduais e municipais, a toda a comunidade. E especialmente aqui as mulheres que são as grandes batalhadoras por essas mudanças que estão sendo promovidas aqui em Heliópolis. Às nossas mulheres, meus parabéns mais próximos, mais afetivos.

Muito obrigado e um grande abraço.

Olha, quero dizer o seguinte: contem conosco. Contem com o prefeito Kassab, contem comigo para a gente melhorar a vida de Heliópolis, de São Paulo, da Cidade de São Paulo e do nosso Estado.

Muito obrigado.