Núcleo de Tratamento de Superendividamento da Fundação Procon

São Paulo, 5 de outubro de 2012.

sex, 05/10/2012 - 16h59 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Cumprimentar o nosso presidente, desembargador Ivan Sartori. Saudar o Dr. Márcio Elias Rosa, procurador-geral de Justiça do Estado. Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Dra. Eloisa Arruda. Desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador-geral dos cursos de conciliação e mediação da Escola Paulista de Magistratura. Dr. Ricardo Pereira Júnior, coordenador do Centro de Conflitos e Cidadania da capital, Cejusc. Dr. Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da Fundação Procon. A Vera Remedi, coordenadora do Núcleo do Superendividamento. Representantes de associações, federações ligadas ao setor financeiro, funcionários do Poder Judiciário, do Ministério Público, representantes da nossa Defensoria, funcionários da Fundação Procon, amigas e amigos.

Ele destacou aqui o Dr. Paulo, que o superendividamento pode até separar casais. E eu diria que abala profundamente a saúde, porque saúde é o estado de completo bem-estar físico, psíquico e social. Então, a pressão, o stress, as dificuldades abalam a saúde das pessoas. É uma questão que nós temos que ajudar e quero dizer do meu entusiasmo, presidente Ivan Sartori, com o Cejusc, acho que São Paulo está dando um exemplo para o Brasil, como centros judiciários que buscam a conciliação, evitando a judicialização, facilitando acordo entre as partes e agilizando decisões. E aqui mais um fruto da Cejusc com a Fundação Procon, que é a questão do superendividamento. É uma questão individual, prejudica a pessoa, abala a sua saúde, às vezes perde até emprego, que agrava ainda mais a sua situação. É uma questão, também, econômica, a crise mundial que nós estamos vivendo, chamado boom – o estouro da folha imobiliária nos Estados Unidos – se deve a financiamento de alto risco.

Portanto, é uma questão social, é uma questão econômica, é uma questão de saúde pública, e o Procon e o Judiciário vêm para ajudar, através do PAS, que é o Programa de Atendimento ao Superendividamento. Às vezes, agravado por questões de saúde, por perda de emprego, por perda de renda, por ‘n’ problemas. E se esse é um problema mundial, no Brasil ele é mais grave, que nós ainda, com a queda de juros, ainda temos um dos juros maiores do mundo. Então, se isso é problema em lugar onde juros é negativo, imagine aqui com o nosso cheque especial, com os nossos cartões de crédito, a gravidade que isso tem.

É com enorme entusiasmo, fico muito feliz, acho que nós vamos dar uma grande contribuição no sentido de ajudar quem precisa e de criar uma cultura de financiamento responsável. O crédito é a alavanca do desenvolvimento, mas há de se fazê-lo de forma responsável. Então, é Rua Barra Funda, 930, aqui no Cejusc. Então, fazer uma boa divulgação. Eu estava chegando uns 40 minutos antes, eu ia cortar o cabelo, achei que ia atrasar, vim direto, aí eu parei para tomar um café e falei que eu vinha, até eu achei que era no fórum da Barra Funda. Até vou corrigir lá no bar, porque já tinha oito interessados, o bar que eu tomei café lá. Então, além de Santa Edwiges, a santa protetora dos endividados, temos “Santa Eloisa”, “São Ricardo”, “São Paulo”. Enfim, a equipe toda aqui do Judiciário e do Procon para ajudar a gente enfrentar uma questão que ajuda as pessoas que estão mais precisando, e é também uma questão importante, relevante do ponto de vista socioeconômico. Muito obrigado!