Leia o discurso do governador José Serra na entrega do 5º novo trem do Metrô

São Paulo, 29 de junho de 2009

seg, 29/06/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria dar o meu boa tarde a todos e a todas; cumprimentar o nosso secretário (José Luiz) Portella (de Estado dos Transportes Metropolitanos); o deputado (Vanderlei) Macris; o coronel secretário da Casa Militar, (Luiz Massao) Kita; o coronel (Álvaro) Camilo que é o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e, através dele, todos os oficiais aqui presentes, oficiais e soldados. Queria cumprimentar o presidente do Metrô, Jorge Fagali; o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Sérgio Avelleda; e o coronel (Julio de) Freitas (Gonçalves), presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Saúdo também o Miguel Bucalen, que representa aqui o prefeito da Capital (Gilberto Kassab).

Bem, creio que o nosso secretário Portella resumiu, em um discurso meticuloso, tudo o que está em andamento e o significado da entrega deste novo trem, que é um em cerca de 16 novas unidades que virão aqui para a Linha Verde do Metrô. Na verdade, nós estamos fazendo o maior processo de modernização da CPTM e do Metrô que já se fez na história de São Paulo: a aquisição de 107 trens novos, que vão representar mais conforto, mais rapidez e mais segurança. São três coisas que os passageiros querem.

A questão do conforto é tratada com detalhe. Basta dizer que esses trens têm ar condicionado, armação que protege contra o ruído, câmera de segurança – quatro por composição, em cada vagão – têm portas maiores, dispositivos modernos para incêndio, são adaptados para deficientes físicos, visuais, auditivos e de todos os tipos de deficiência.

É o tipo de investimento social, não apenas porque enfrenta a questão dos transportes, que é o número um na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. O problema mais crítico que tem é o transporte coletivo – e a gente sabe que com o Metrô e a CPTM pode contar. Tem horário, tem rapidez e, além disso, estamos agora fazendo este investimento na frequência, no conforto e na segurança. Ele permite que pessoas que não têm facilidade de locomoção física passem a ter, dentro do esquema da CPTM e do Metrô.

Portanto, é um investimento que, eu diria, é o mais importante para o nosso governo, do ponto de vista financeiro e do ponto de vista da utilidade social para aqueles que dependem do transporte coletivo – e também para aqueles que não dependem, porque hoje andar em São Paulo de carro é quase impossível. Na medida em que nós tenhamos um bom sistema de trens, isso facilitará também a vida dos automobilistas.

O outro lado desta cerimônia é a homenagem a esta corporação (Polícia Militar) que para nós, paulistas, é motivo de orgulho pelo profissionalismo, pelo espírito público e pelo sacrifício pessoal. Portella aqui deu exemplos de pessoas que levaram o seu sacrifício ao limite da vida. Eu quero dizer que a ação da Polícia Militar é um componente crucial da nossa democracia. Oferecer segurança é garantir a democracia, vamos ter isso bem claro. E esta é a perspectiva do Governo e a minha perspectiva. Uma homenagem simbólica, pequena, mas com grande significado para todos nós.

Muito obrigado!