Lançamento do Programa de Educação Ambiental

Serra lançou o programa na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, na zona sul da capital

qui, 05/06/2008 - 19h40 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lançou nesta quinta-feira, 5, na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, na zona sul da capital, o Programa de Educação Ambiental. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Estou muito contente com o que eu encontrei aqui, porque a orientação da Secretaria do Meio Ambiente é a mais correta, que é envolver todo mundo no trabalho de defesa do meio ambiente.

Quando eu tinha a idade de vocês, esse assunto nem era levantado, nem existia. O que se destruía de mata verde, o que se poluía de água era total. Ninguém dava a menor bola para isso.

Eu acho que é um avanço grande que, anos depois, a gente esteja numa reunião como esta, se preparando para esse trabalho de defender a nossa água e o nosso meio ambiente. A gente viu os dados que o Chico deu aí. Uma parte ínfima da água que há no mundo está disponível para consumo. A maior parte é água salgada. A maior parte é água que não dá para usar, é geleira e tudo isso. É muito pouca água.

O Brasil é um país privilegiado, tem muita água, comparativamente a muitos países, mas é o que mais desperdiça. É o país que mais desperdiça. Agora se isso não está gravado nas pessoas, a consciência (inaudível), esse trabalho vai continuar. É a melhor maneira para um país aprender é através da (inaudível), eles nunca mais vão esquecer.

Outro dia eu fui com o meu neto – eu não pareço, mas eu tenho neto – eu fui com o meu neto ao Zoológico. Na hora de jogar papel fora, tinha lá várias caixinhas de várias cores e ele disse: Vô, papel você joga nesta caixa, (inaudível) ele tem cinco anos de idade. Ou seja, está aprendendo na escola. Essa é a forma de aprender.

Eu vi aquele desfile lá com aquela bola mostrando tudo que tem de mais essencial. Um material muito bem feito. Eu queria cumprimentar a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Aliás, falando em Secretaria do Verde, vocês vêem que ela tem a cor do melhor time que tem em São Paulo. Ou não? Não? Puxa vida, não tem nenhum palmeirense aqui? Tem, pelo menos um. Mas a cor das matas, que cor é? Dá uma olhada para lá! Não é branco e preto, é verde. Mas a nossa Secretaria do Verde está fazendo um trabalho muito bom, e aqui está a Malu que é a coordenadora do programa de educação ambiental, que é o mais importante que tem.

A gente pode fazer investimento como eu vou falar, pode fazer isso e aquilo. Mas se não estiver na cabeça das pessoas, não adianta. Às vezes, vai-se a um banheiro, tem água correndo, é água que está sendo jogada fora, que em última análise vai para o mato. Não tem nenhuma outra estação importante. Vocês vão olhar o rio Pinheiros e o rio Tietê, é aquele esgoto a céu aberto. Quem suja somos nós, é a população. E … (inaudível) está batalhando para eliminar isso. Está certo, Malu? Diga uma palavrinha aqui.

Malu: (…) protagonismo juvenil, nós acreditamos que essas pessoas é que vão ajudar a recuperar o que já foi destruído e preservar o que nós ainda temos para preservar. Porque o importante é a melhoria na qualidade de vida de todos nós, não é, governador? Obrigada pelo seu apoio, obrigada pelo apoio da escola, obrigada pelo apoio do secretário. Nós estamos muito felizes e com certeza vocês podem contar, nós estamos fazendo isso com paixão e com muita responsabilidade. Muito obrigada.

Governador: Mas o governo não está ficando só nisso. Eu vou dizer para vocês quanto nós estamos investindo em Guarapiranga. Vocês sabem que a água de Guarapiranga, essa água alimenta, mata a sede. É água para tomar banho, para beber, para cozinhar de quase quatro milhões de pessoas. Por isso, jogar uma porcaria em Guarapiranga significa contaminar a água que quatro milhões de pessoas – inclusive vocês – consomem.

Nós vamos gastar em Guarapiranga e na Billings também. A Billings é outra represa que não é longe daqui que também tem água para abastecimento. Nós vamos gastar um bilhão e duzentos milhões de reais. É tanto dinheiro que não dá nem para calcular quanto é isso. Vocês pegam mil reais e multiplicam isso por mil e multiplicam por mil de novo. Aí vocês têm um bilhão. Isso é o que nós vamos gastar. E sabem esse dinheiro, sabem de quem vem? Vem dos pais de vocês, vem de todo mundo que paga imposto.

Vocês vêem como sai caro recuperar o prejuízo da água. Mas nós estamos fazendo isso. Vamos remover cinco mil famílias que moram em lugares perigosos que poluem a água. E vamos pôr essas famílias em apartamentos que a gente vai construir. Ninguém vai ficar na rua.

Agora, é muito importante que vocês levem daqui essa consciência que não se restringe aos alunos e às alunas. Ela tem que se estender aos professores e professoras, porque é o professor e a professora que ensinam na aula, que levam o material.

Essa publicação aqui é para os professores e professoras. Os alunos também vão ler, mas os professores e professoras é que vão poder passar o que está aqui. É um material de excelente qualidade. Com isso, a gente vai defender o futuro de vocês.

Além do mais – quero dizer – o governo trabalha para o futuro de vocês. A gente trabalha para isso. Por isso, aliás, é que hoje eu vou anunciar aqui a criação de uma escola técnica de Guarapiranga, uma escola para formar profissionais. É uma escola que vai ter cursos. Vai ser instalada num terreno da Prefeitura e vai ter cursos de técnico de informática, de contabilidade, de segurança do trabalho e de farmácia. E vai ter também para alunos de ensino médio.

Para que? Oito em cada dez alunos que se formam numa ETEC têm emprego na hora. Oito em cada dez, não é pouco. Quatro em cada cinco já saem com emprego. Sem contar que os outros vão conseguir depois. E é para aluno de ensino médio. Não precisa ter o ensino médio completo. É um curso de um ano e meio em que se aprende a ter uma profissão.

Nós estamos fazendo muitas escolas técnicas em São Paulo. Vamos aumentar em mais de cem mil alunos. Paralelamente, a gente tem que se formar bem. E eu vou dizer uma coisa: o quente para o futuro, a coisa mais importante que tem vai ser o meio ambiente.

Eu vim para cá e já dei três espirros quando vim me deslocando para cá, por causa da poluição dos automóveis. Disso a área do Chico cuida também. Porque a gente tem que cuidar: água, verde, meio ambiente, o ar que se respira. Isso é o que nós precisamos para o futuro do nosso País. Está bom?

Agora eu só queria compreender uma coisa que eu não estou entendendo aqui. Por que todas as alunas dessa escola são bonitinhas? Tem que ter algum segredo aqui. Não é possível, eu olho para uma, olho para outra, até quem está de cara feia é bonitinho, quem está de cara alegre também. Está certo? Isso para mim é um mistério. Mas, em todo caso, parabéns para a escola por causa disso. Está bom?

Obrigado.