Lançamento da 5ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo

Evento aconteceu na quinta-feira, 6, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital

qui, 06/12/2007 - 14h09 | Do Portal do Governo

Os apreciadores de cafés especiais podem se preparar para degustar o melhor da produção paulista do ano. Nesta quinta-feira, 6, foi lançada a 5ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2007, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o governador José Serra fez o seguinte pronunciamento.

Eu queria dar o meu bom dia a todos e a todas.

O pessoal do cerimonial se esqueceu de me dar a nominata de pessoas, mas quero cumprimentar todos através do nosso João Sampaio, que não é propriamente um cafeicultor. É um seringalista. Mas que é um produto mais tradicional pelo lado da Amazônia que hoje, São Paulo passou a ter uma importância crescente.

O café é o nosso produto mais tradicional. São Paulo ainda é o terceiro Estado produtor, e tem quase metade – 43% – do café torrado e moído do País. Está indo em um bom caminho, que é o caminho da melhora da qualidade. A propósito, por intermédio do Feap, da Secretaria da Agricultura, nós criamos uma linha de crédito exatamente para o café de melhor qualidade, dos instrumentos para permitir fazermos um café da melhor qualidade.

São Paulo já foi uma locomotiva movida a café. Hoje, o café ainda é um combustível essencial para economia do Estado. Ao mesmo tempo, também como uma referência, eu diria, para o resto do País nessa matéria, em relação a esse produto que é tão importante.

Eu sempre fico muito chocado quando vejo informações de que o principal país exportador de café do mundo é a Alemanha, que não produz um pé de café. Apenas importa e trabalha na qualidade, trabalha na sofisticação do produto. Eu não vejo por que nós não podemos fazer isto. E até no nosso Instituto Biológico ainda tem pés de café da própria região da Cidade de São Paulo. Isso mostra a força dessa tradição na nossa agricultura. E quem sabe a gente possa caminhar para isso, nas etapas seguintes do nosso governo e da nossa agricultura.

Queria cumprimentar, além do nosso secretário, os deputados presentes aqui, o Antonio Salim Curiati, a Maria Lúcia Amary; o Barros Munhoz; o Nathan Herszkowicz, está certo? Herszkowicz, acertei? Quer dizer que pelo fato de estar sem óculos, a gente só vê o essencial. Ele é presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de São Paulo; o Antônio Batista Filho, que é diretor do Instituto Biológico; os prefeitos de São Sebastião da Grama; Tambaú; Piraju; de Sorocaba é o vice-prefeito que está presente. Queria cumprimentar e agradecer a todos e a todas.

E agora vamos degustar o café.

Eu fiquei muito contente de ter ganhado esse presente e, além disso, com a faixa verde, não é?

Muito obrigado.