Início do Telecurso TEC em São Paulo

A cerimônia de primeira fase, iniciada nesta quarta-feira, 6, contou com a presença de José Serra

qua, 06/08/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

Cinqüenta mil alunos da rede estadual de ensino começam neste semestre o curso técnico de Gestão de Pequenas Empresas a partir do Telecurso TEC, projeto pioneiro do governo paulista para difusão do conhecimento através de programas de televisão. Na primeira fase, iniciada nesta quarta-feira, 6, em cerimônia que contou com a presença do governador José Serra, o programa chega a 689 escolas da região metropolitana de São Paulo. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu bom dia a todos e a todas, dizer da minha satisfação em vir aqui a esta escola, cujo auditório é melhor que o do Palácio. E também ao bairro do Ipiranga, onde eu morei também, além da Mooca, durante muitos anos.

Queria cumprimentar o nosso vice-governador, que é também secretário de Estado do Desenvolvimento. É a Secretaria que está envolvida diretamente com esse projeto. E a Maria Helena, que é a secretária da Educação, que junto com a Secretaria do Desenvolvimento, estão tocando pelo nosso lado.

O José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, e que tem sido um grande parceiro do Governo de São Paulo. Nós fizemos com eles o museu que é o mais visitado hoje de São Paulo: o Museu da Língua Portuguesa. Realmente um fator de difusão, de entretenimento a respeito da língua portuguesa original. Não é algo que a gente encontra nem em outros países.

Estamos agora também concluindo o Museu do Futebol, que vai ser no próprio Pacaembu, numa área grande. Vai ser o primeiro Museu do Futebol no Brasil. Eu tenho certeza: vai ser tão bom, ou melhor, do que o Museu da Língua Portuguesa, que não vai dar nenhum espaço especial – embora seja injusto – ao Palmeiras. Mas vai dar a todos os times daqui de São Paulo e do Brasil. São grandes parceiros, muito bons realmente. Tomara a gente pudesse ter parceiros assim dentro do País para multiplicar iniciativas com o Governo do Estado.

Queria cumprimentar também o deputado Edson Ferrarini, que veio a esta cerimônia nos acompanhar. O Hugo Barreto, que é o secretário geral da Fundação Roberto Marinho. A Nina Ranieri, que é secretária adjunta de Ensino Superior. A professora Laura, que é superintendente do Centro Paula Souza,  uma autarquia do Governo do Estado. A professora Maria Inês Fini, coordenadora do Tele Tec da Secretaria da Educação. A Maria Angélica Cardela, que é diretora desta escola. Eu queria cumprimentá-la pela escola, que é das melhores que nós temos no Estado.

Bem, as informações básicas aqui já foram dadas por todos e por todas. Serão cerca de cinqüenta mil alunos para começar na região da Grande São Paulo.  Apenas na Capital, mais de vinte e um, ou vinte e cinco mil alunos, aqui na cidade de São Paulo. Mil duzentos e cinqüenta professores capacitados, três semestres de aulas, a partir do segundo ano do ensino médio, aulas nas próprias escolas, que receberão equipamentos, DVD, televisão, enfim, todo o material necessário. É um curso semipresencial. Foram capacitados mil e duzentos professores, que orientarão a assistência da televisão, onde os cursos serão proporcionados em seu conteúdo. Mas esses professores capacitados para essa orientação, para esta espécie de monitoramento. Uma aula por dia, pelo menos, o que vai dar a necessária continuidade e vai estimular o engajamento dos alunos no aprendizado.

E finalmente, um tema muito bem escolhido, que é o de Gestão Empresarial. Nós temos tido, no Governo do Estado, uma verdadeira obsessão com a melhora da qualidade do ensino, de um lado. E, do outro, a oferta de formação profissional.

Para vocês terem uma idéia, o número de alunos nas escolas técnicas do Estado, quando nós chegamos, ultrapassava um pouco setenta mil em São Paulo.

Quando nós terminarmos o governo, nós vamos ter preparadas vagas para cento e setenta mil alunos, que se materializarão plenamente em 2012, porque novos cursos técnicos não começam com todos os alunos. Os alunos têm que passar, ser promovidos.

É o maior programa de expansão do ensino técnico do Brasil, incluindo o Governo Federal. Nós fazemos isso por intermédio do Centro Paula Souza, em todo o Estado de São Paulo. Ensino gratuito.

Ao mesmo tempo, nós encontramos vinte e seis faculdades de tecnologia, Fatecs, que são cursos de três anos, de nível universitário. Vamos levar este número para mais de cinqüenta e duas. Ou seja, vamos fazer tantas faculdades de tecnologia, ou mais, do que o número que nós encontramos de Fatecs.

Isso mostra o esforço que estamos fazendo ampliando muito toda a parte administrativa e docente do Centro Paula Souza, que é o braço do Governo que atua nessa área. Mais ainda: estamos também fazendo, com municípios, parcerias para a formação integrada dos alunos do ensino médio. Já fizemos uma experiência em Indaiatuba, multiplicamos já outro dia em Barretos e em Dracena.

Eu mesmo estive em Barretos. Ali será feito, com o Senac, um curso para os alunos também com uma duração grande como é o curso, como é este mesmo, de três semestres, como são os cursos das Etecs em São Paulo, que são de um semestre e meio. É importante ter presente um dado que a Laura mencionou: dos alunos das Fatecs formados, 90%, ou seja, nove em cada dez, já saem com emprego. Quanto aos alunos das Etecs que nem ensino médio completo têm, como aliás os do TeleTec agora, 80%, oito em cada dez, quatro em cada cinco, já saem com emprego garantido.

É isso que nós queremos: mais emprego e mais desenvolvimento. O problema de emprego no Brasil é o número um, é o mais sério. Emprego, principalmente entre os jovens, os índices de desemprego são bastante mais altos. Entretanto,  é muito freqüente nós termos a instalação de novas empresas e não termos gente qualificada para esses empregos. Ou seja, é um drama. Falta emprego, e ao mesmo tempo não há número suficiente de jovens e pessoas capacitadas para exercerem essas tarefas.

Portanto, nós estamos eliminando este hiato entre demanda e oferta de profissionais qualificados. E, por outro lado, proporcionamos empregos, oportunidades para os jovens, que é a prioridade número um do nosso governo. Se me perguntarem qual é a coisa mais importante, se tiver que  necessariamente hierarquizar, vou dizer que é a nossa ação na área da educação e da formação profissional. É – sem dúvida – a área que nós estamos atuando com mais ambição.

Nem estou falando aqui das mudanças na área da educação propriamente dita, com a aplicação de currículos, programas de ensino adequados; de materiais para os alunos e para os professores, materiais docentes; a colocação de dois professores por sala de aula no primeiro ano do ensino fundamental para reforçar o aprendizado, a professora titular e a professora auxiliar; todo o esquema, todo o sistema de recuperação para os alunos que ficaram defasados; os incentivos que nós vamos aplicar por cima dos salários dos professores, de todo o magistério, dependentes da produtividade do ensino em cada escola.

Nós fixaremos metas de aprendizado por escola. Aquelas que cumprirem ou ultrapassarem as metas, receberão remunerações extras que poderão chegar a quantos salários? Maria Helena, a quantos salários poderão chegar? Três salários a mais. Ou seja, dezesseis salários, dependendo da evolução do rendimento do ensino de cada escola. Não vamos fazer comparação entre escolas, não daria para comparar esta escola com uma escola em Parelheiros, mas dá para comparar a escola com o seu passado, ou seja, como é que evolui ao longo do tempo.

Enfim, estamos trabalhando muito na educação. Não vamos resolver todos os problemas, mas eu tenho certeza de que hoje é melhor do que ontem, e  amanhã será melhor do que hoje. Quero me congratular aqui com a escola, com a Secretaria da Educação, com o Centro Paula Souza, com a Secretaria de Desenvolvimento e com os nossos parceirões que são os dirigentes da Fundação Roberto Marinho.

Muito obrigado e quero dizer o seguinte: os alunos que hoje nos falaram aqui podiam até integrar o filmete, não é verdade? Porque falam tão bem, tão apropriadamente que poderiam também ser garotos propaganda dos nossos cursos.

Quero também fazer um acréscimo: está começando na Grande São Paulo, mas esse programa vai evoluir para todo o nosso Interior. A Grande São Paulo tem metade da população do Estado. Nós vamos cobrir o Estado inteiro, gradualmente, de maneira responsável, bem preparada, de forma sólida e produtiva.

Muito obrigado.