Início da operação de tevê digital na EPTV de Campinas

Evento contou com a presença do governador José Serra

qua, 03/12/2008 - 20h39 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou da cerimônia de início da operação de tevê digital na EPTV de Campinas nesta quarta-feira, 3. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o ministro Hélio Costa, que foi meu colega durante a Constituinte. Queria cumprimentar o prefeito Hélio, nosso amigo. O José Roberto Marinho, que é vice-presidente executivo das Organizações Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho. A Fundação Roberto Marinho é a principal parceira não-governamental do Governo do Estado de São Paulo. Fez dois museus memoráveis, que são o Museu da Língua Portuguesa e, recentemente, o Museu do Futebol. São grandes parceiros e eu queria sublinhar isso, aproveitar uma solenidade como esta para lembrar este aspecto da nossa relação.

Queria cumprimentar também o nosso secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, por intermédio de quem cumprimento os demais secretários presentes, entre eles o Bruno Caetano, que é o nosso secretário de Comunicação.

Aqui estão também os deputados da região de Campinas. Hélio, você vai ver que são muitos. O Davi Zaia, o Chico Sardeli, o Feliciano Filho, o Jonas Donizete e a Célia Leão, todos batalhadores aqui pela região. O Otávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo de Televisão, e os diretores da EPTV Campinas, o Toni e o Boni.

Quero dizer que, não entendam mal, não avaliem mal a minha idade, mas eu fui eleitor do pai deles quando ele foi candidato a governador, há muitos anos. Lembro também que o Zé Bonifácio, como nós o chamávamos, não fez como obra apenas a EPTV, com todo o significado que ela tem, mas foi um grande secretário da Agricultura de São Paulo e um grande secretário da Educação. Eu  lembro que, quando ia começar o governo Montoro, eu era o coordenador do programa e o procurei para obter informações e dicas a respeito do trabalho da Educação em São Paulo.

Era um homem de múltiplos talentos e sempre muito otimista. Eu fiquei, realmente, surpreso com essa coincidência astrológica entre o Roberto Marinho e o Zé Bonifácio. Eu não sei que signo é, eu sou leigo em matéria de astrologia. Não é que eu acredite, mas como diz aquele ditado espanhol, quando se pergunta a alguém se acredita em brujos, que é bruxo, feiticeiro, ele diz: eu não acredito, mas que existem, existem.

Bem, queria também cumprimentar o padre Marcelo Rossi, reitor do Santuário Mãe de Deus. Os funcionários da EPTV, os profissionais de comunicação da área.

Campinas é uma região que, entre outras virtudes, tem duas marcantes aqui em São Paulo: o pioneirismo e o avanço tecnológico. Isto se expressa, por exemplo, nas suas universidades, uma das quais – a Universidade de Campinas – é estadual, pertence ao Governo do Estado. É onde eu fiz minha carreira acadêmica, e onde até ajudei a construir e concluir, quando fui secretário do governo Montoro. É o principal pólo universitário de pesquisas do Estado de São Paulo.

Aqui nós temos também institutos voltados à informação, à tecnologia e à agricultura. O Instituto Agronômico de Campinas foi criado por Dom Pedro II, e 60% das variedades agrícolas produzidas no Brasil desfrutam de alguma inovação feita no IAC. Para que se veja – Hélio – a importância que tem esse instituto, até a criação da Embrapa, nos anos 70, era o único em todo o Brasil.

Esta região tem esta característica fundamental: é o pioneirismo e o avanço tecnológico. Isso se renova, se reitera agora, com a inauguração da TV digital da EPTV, que é a primeira.

Em São Paulo, Hélio, desculpe, mas a gente fala Interior e ninguém acha ruim. É a primeira do Interior do Brasil. As outras todas foram nas Capitais. Se eu não em engano, seis, hem? (…) sete, e a EPTV sai à frente. Como disse o ministro, vencendo o cronograma que estava previsto para ser feito mais adiante.

Como também lembrou o ministro, o pioneirismo, no caso da EPTV, é uma marca de nascença, porque o seu nome é Emissoras Pioneiras de Televisão.  São emissoras, porque – para a sorte de São Paulo – nós temos a EPTV não apenas em Campinas, mas temos em Ribeirão Preto. Hem?

Em Minas Gerais.

Então, você vê que (…). Eu não sabia que tinha EPTV em Minas. Agora , já fiquei meio enciumado, para dizer a verdade.

Também é interessante notar que este pioneirismo em matéria de TV digital antecipa o trigésimo aniversário da EPTV, que é em 2009. É uma emissora que trouxe, aqui para a região do Estado de São Paulo, para milhões de pessoas, bons serviços, a informação, que é a questão fundamental. Não há liberdade sem informação. Às vezes, se diz que não pode haver informação sem liberdade, mas também não há liberdade sem informação, sem conhecimento. À cultura também e ao lazer de milhões de cidadãos do Estado de São Paulo. A EPTV também produz programas que são reproduzidos em emissoras de todo o País. De alguma maneira, é o modo campineiro de ver o Brasil e o mundo, atingindo assim milhões de brasileiros.

Queria dar aqui meus sinceros parabéns à EPTV e aos milhões de espectadores desta região, por mais esta conquista. Essa é uma região de conquistas e hoje se define mais uma, muito importante, que vai trazer benefícios para toda a região, para o Estado de São Paulo e para o nosso País.

Muito obrigado à EPTV por manter, por reforçar esse pioneirismo desta região, que é a mais desenvolvida do Estado de São Paulo.