Inauguração oficial da Etec de São Vicente

Escola já estava em funcionamento desde o segundo semestre de 2008

qui, 18/12/2008 - 20h58 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 18, a Etec de São Vicente. A escola técnica do Centro Paula Souza é a oitava unidade da Baixada Santista e faz parte do plano de expansão para o ensino profissional do Estado.

Governador: Queria cumprimentar o prefeito Tércio, que acabou de nos falar. Queria cumprimentar o vereador Gilberto, que é presidente da Câmara. O vice-prefeito Paulo de Souza. Os deputados estaduais Luciano Batista, Paulo Barbosa. Aí também o Bruno Covas, que acabou de chegar; está aí o Bruno. Os prefeitos da Praia Grande, Alberto Mourão; de Itanhaem, Rui Santos, em exercício, e de Santos, o José Paulo Tavares Papa. A Laura, que é superintendente do Centro Paula Souza. O Edmundo Mesquita, que é diretor-executivo da Agência da Baixada Santista. A Rachelle Seni, diretora desta Escola Técnica. Os secretários municipais, professores e alunos, grupos da melhor idade, jovens do Jepom. Enfim, a todos e a todas.

Eu já estive aqui antes, quando anunciamos a criação desta escola, e venho, agora, quando a escola já está funcionando, que virou realidade, num prazo muito curto de tempo. Aqui, nós vamos ter 240 vagas; 80, para alunos do Ensino Médio; 80, para alunos de curso de Edificação, e 80, para Informática.

Isto vai significar matrículas, para três semestres, em número de 720 ao longo dos anos, ao longo dos meses. Portanto, é um salto grande aqui para São Vicente. É um salto grande aqui para a Baixada Santista. Nós estamos preparando gente para ir para o mercado de trabalho ganhando bem. Quatro de cada cinco formados nas Etecs já saem com emprego garantido. Sem falar da possibilidade de fazer um bom Ensino Médio.

O Ensino Médio dado pela Paula Souza é o melhor que o Estado de São Paulo tem no ensino público. Junto com o ensino técnico, tem também uma formação de ensino médio. Esse é o braço do Governo de São Paulo que atua na área.

Aqui, na Baixada, nós já temos nove Etecs; nove escolas técnicas. É a região de São Paulo que mais tem escolas técnicas e estamos ampliando também o número de vagas. Não é só ampliar o número de escolas. Para que se tenha uma idéia, até 2006, nós tínhamos, aqui, de matrículas previstas 5156. Agora, até 2012, com todo plano de expansão, nós vamos ter mais 7770, ou seja, vamos chegar a praticamente 13 mil, um aumento de duas vezes e meia no número de alunos; duas vezes e meia. Isto é muito impactante aqui para a região.

Impactante para a nossa juventude e impactante para o desenvolvimento da Baixada, que vai encontrando novos desafios. Há desafios para diante, que, se não forem bem enfrentados, podem se transformar em problemas. Toda essa expansão que se fala de petróleo, de pré-sal, isso é coisa para longo prazo. Isso é coisa para meados da década que vêm, para o final da década que vem, quando essa garotada toda já vai ser adulta e vai estar no mercado de trabalho. Passou-se um pouco a idéia que era coisa para amanhã. Não é, não. Tem muitos anos pela frente.

Mas se nós não trabalharmos hoje, amanhã a gente não vai conseguir enfrentar os desafios postos, inclusive, em matéria de treinamento e qualificação das pessoas, dos recursos humanos. Então, nós estamos investindo hoje, para ter resultados amanhã.

Portanto, preenchemos aqui uma falta, porque São Vicente não tinha uma escola técnica, vai ter agora uma, grande, uma escola boa, num prédio que é mais que centenário e que foi preparado para isso. Ao mesmo tempo, recuperamos um prédio histórico e fazemos uma obra histórica, que é esta escola técnica.

Ao mesmo tempo, eu vou agora inaugurar uma obra viária importante e fazer o anúncio de outras muito importantes também, não apenas para São Vicente, mas para a Baixada, para as cidades que vêm depois, inclusive para a Praia Grande, que é a que vem em seguida a São Vicente.

Aliás, quero dizer, Mourão, quando eu conheci a Praia Grande, ela era um bairro de São Vicente. Pelo menos essa era a Praia Grande que eu conheci. Hoje, já é uma cidade poderosa, às vezes, até mais rica que São Vicente. Ou não? Às vezes, até mais rica, mas era um apêndice. Hein? Não? O prefeito estava dizendo que é mais rica. Rica em orçamento. Também não? Está aí. Ele vive pedindo dinheiro. Eu já vou dizer “não tem problema”.

Nós vamos anunciar daqui a pouco, lá, obras viárias extremamente importantes para cá, para a região. Nós estamos inaugurando, hoje, uma obra que refez o entroncamento da Padre Manuel da Nóbrega com o Parque das Bandeiras e vamos anunciar mais alguns viadutos, que são essenciais para a região, inclusive, na época do movimento turístico, que é muito grande em toda a área da Baixada.

Quero agradecer a presença de todos e de todas e dizer que podem continuar contando conosco; continuar contando com o Governo do Estado e particularmente comigo, para a gente melhorar a vida de todos aqui na região.

Quero dizer que nós estamos fazendo também um investimento, que é muito grande. É o maior investimento de saneamento do Brasil, em toda a região da Baixada e no Litoral Norte. Se somarmos a Baixada e o Litoral Norte, é um bilhão e meio de reais, que vai recuperar, esse investimento, a qualidade de todas as praias. Todas as praias vão ficar limpas. Praticamente toda a população terá coleta de esgotos e teremos tratamento de esgoto.

Isso vai significar menor mortalidade infantil; mais turismo, valorização dos imóveis, porque uma praia em que, hoje, não se pode tomar banho, se ela ficar limpa, valoriza os imóveis que estão junto. Portanto, traz riqueza para a região. E esta obra já está em pleno andamento. È uma obra que não se vê. Aqui, ninguém viu, provavelmente, uma obra do Onda Limpa. Mas ela é tão secreta, tão clandestina quanto importante para São Paulo, porque tudo o que é importante para a Baixada é importante para São Paulo e o que é importante para São Paulo é importante para o Brasil.

Muito obrigado.