Inauguração do CEU

Serra discursou neste sábado, 29, após o evento

sáb, 29/09/2007 - 14h20 | Do Portal do Governo

O governador José Serra acompanhou o prefeito Gilberto Kassab, na manhã deste sábado, 29, na inauguração do CEU – Centro Educacional Unificado da Vila Rubi, na Capela do Socorro, zona sul da capital. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

Parabéns ao Kassab, parabéns à Capela do Socorro, ao pessoal do Rubi por esse CEU – à Iporanga também, bem observado – e Rubi, Rubi a gente sabe que é uma pedra preciosa. CEU do Rubi significa hoje aqui uma preciosidade.

Agora, o importante é ter presente que as duas escolas que deram alunos para cá vão continuar e nelas vai se eliminar o terceiro turno, enfim, vai melhorar o ensino lá. Só prédio não resolve. Isso é o que sempre nós pensamos, começamos aqui o Programa Ler e Escrever e esse programa é o que vai dar resultado, junto com as melhores instalações. Essa área aqui foi construída 15% mais barato do que era construído antes, nos CEUs anteriores e cabem uns 10% a mais de alunos. Antes tinha um problema, as EMEFs, os alunos que saíam das EMEFs não conseguiam continuar no Ensino Fundamental, porque havia uma diferença entre ambas as coisas, isso agora vai ser eliminado, de modo que a criança possa permanecer todo o seu estudo aqui mesmo no CEU e há até coisas de detalhes, por exemplo, antes a área de teatro não podia trabalhar porque tinha quadra esportiva em cima, então, olhou-se e corrigiu esse assunto, agora são coisas separadas. A piscina era em frente à sala de aula, não podia ser usada enquanto tivesse aula, agora foi separado – vocês podem olhar, não tem problema nenhum ocupar aqui, que não vai perturbar nada.

Portanto, houve um aperfeiçoamento. Nós ganhamos a eleição da prefeita anterior. Ela tinha feitos os CEUs, muitos políticos nunca querem fazer o que os outros fizeram, para dizer que são diferentes. Mas quando eu fui eleito prefeito eu falei “não tem nada disso”. Nós vamos acabar com todas as coisas ruins que vinham sendo feitas, mas vamos melhorar as coisas que eram boas, para não descontinuar tudo, porque a vítima dessa disputa política é a população e isso nós não quisemos que acontecesse, por isso, e como disse o Gilberto Kassab, as escolas de lata era prioridade número um acabar com elas, uma vez acabando, continuamos a fazer muitas coisas… é igual aqui ao número, 163 escolas por toda a cidade e aí abri espaço para fazer os CEUS com projetos diferentes deu muito trabalho para resolver também o terreno, não tinha terreno garantido para nenhum. Isso deu muito trabalho, os projetos foram refeitos e agora nós vamos tendo uma expansão rápida, vão ser mais de 20. Portanto, eu não podia deixar de vir aqui hoje para dar os meus parabéns ao Kassab, não só pelos CEUS, pela eficiência, pela competência, pelo humanismo da sua condução como prefeito da cidade. O Kassab vem se desempenhando muito bem, mas as principais pessoas aqui que merecem os parabéns não são os que estão nesse palco. São os que estão aí nos assistindo.

Meu grande abraço.