Inauguração de duas novas estações da CPTM

As linhas Itaim Paulista e a Jardim Helena-Vila Mara começaram a operar na quarta-feira, 28

qua, 28/05/2008 - 19h28 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta quarta-feira, 28, mais duas modernas estações na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F): a Itaim Paulista e a Jardim Helena-Vila Mara. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Kassab. O deputado Samuel Moreira, que foi subprefeito aqui de São Miguel, hoje é líder do PSDB na Assembléia Legislativa e que já falou. Ele o Portella falaram tudo aqui, deram todos os dados necessários para a gente entender o que está acontecendo. O deputado estadual, também, nosso companheiro João Caramez. O Portella, nosso secretário de Transportes Metropolitanos. O Alexandre Moraes, secretário municipal dos Transportes, que é quem deve cuidar das passarelas.

 

Nós, aqui, estamos pedindo as passarelas, que são, ao longo da linha, não é na estação, para o pessoal poder cruzar. Estamos aqui pedindo, governador e prefeito. Agora é o Alexandre que tem que fazer. Se o Alexandre não fizer, de quem é a culpa por não ter passarela? Do Alexandre. Está certo? Já temos aí definido.

Queria também cumprimentar e saudar um amigo nosso, muito amigo meu, pessoal, sempre deputado Ronaldo César Coelho, que é do Rio de Janeiro. A sempre deputada estadual Edir Salles. Os vereadores, o que nos falou aqui, o Adolfo Quintas, que hoje está com uma gravata amarela. Realmente! Ele parece que nasceu com esse uniforme. O Adolfo, como ninguém é perfeito, eu quero dizer – da mesma maneira que o Portella e que eu – é palmeirense. Eu sei que aqui deve ser tudo corintiano, não é?

Quero dizer que eu tenho assistido às partidas do Corinthians na Série B, torcendo para o Corinthians voltar para a Série A. Tem muito mais graça.   Outro dia, alguém me deu uma explicação boa para o Corinthians ter ido para a Série B. É que como o Palmeiras foi e foi campeão, estava faltando esse título para o Corinthians. Da Série B. Então ele foi para lá para ganhar o título, e nós estamos torcendo.

O vereador Ricardo Teixeira, que foi da Prefeitura, um grande talento na área de engenharia. A vereadora Miriam Athiê, que é daqui da Zona Leste. O subprefeito de São Miguel, o Décio. Do Itaim, o Diógenes, a quem eu quero fazer uma homenagem. Venha cá, Diógenes. Grande subprefeito o Diógenes. O Renato, da Cidade Tiradentes. O José Araújo Costa, da Penha. O Diógenes e o José Araújo estão desde o começo da minha gestão. Estão até hoje. As lideranças comunitárias, presidentes de associações e entidades de classe. Os funcionários da CPTM, o presidente da CPTM, o Álvaro.

A CPTM faz, hoje, 16 anos de idade. Quando o Aloysio Nunes, hoje nosso chefe da Casa Civil, deputado, ele era o secretário de Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô, o José Jorge Fagali e o Roberto Scaringella, que é   presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego e que, hoje, faz anos também. Mocinho, o Scaringella. Ele foi meu colega na Poli, é da minha geração, é jovem.

Bem, eu acho que, aqui, o essencial já foi dito. Nós estamos trabalhando para melhor transporte. Eu acho que se a gente for fazer um levantamento, o problema número um da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo é o transporte, porque as pessoas demoram horas para ir e vir do trabalho. Não ganham nada por isso e, além do mais, em transporte desconfortável. Por isso, nós estamos investindo.

Até o final do governo, vão ser R$ 17 bilhões para fazer 20 quilômetros a mais de metrô, o metrô de sempre, começar linhas novas do metrô e transformar a CPTM em metrô. Isto é o que nós estamos fazendo. Esta estação, aqui, é igual a uma estação de metrô. Os trens foram todos reformados e vão vir trens novos.

Com isso, com novos sistemas, sinalização, nós vamos poder encurtar o intervalo entre os trens. Hein, Portella? Para quanto vai encurtar? Quanto é hoje? Hoje é nove minutos, mais ou menos. Vai encurtar para cinco. Isso significa não são só quatro minutos, não faz diferença na vida de ninguém. Mas vai significar mais transporte, a gente pode ter mais trens andando. Esta, para nós, é a grande prioridade do governo – e aqui no Itaim Paulista, eu posso dizer aqui na Zona Leste – nós estamos fazendo outra obra que é muito importante.

Quando eu cheguei à Prefeitura, era uma obra da Prefeitura e hoje é do Governo do Estado, nós pegamos. É a Jacu-Pêssego, que está a três, quatro quilômetros daqui e vai ligar toda a Zona Leste ao ABC, a Mauá, São Bernardo, São Caetano. Vai abrir uma grande frente de empregos aqui na região.

O problema básico que temos aqui na região leste é que o pessoal mora aqui e trabalha longe daqui. Temos que ter mais empregos nesta região. Aqui, também, o prefeito Kassab fez duas AMAs, e nós fizemos uma na minha época da Prefeitura. Foi a primeira de São Paulo, do Jardim das Oliveiras. Foi a primeira AMA, primeiro Atendimento Médico Ambulatorial. Oito, nove, dez mil pessoas por mês sendo atendidas de segunda a sábado, doze horas por dia, para consultas, principalmente para crianças, mas para consultas, em geral. E também funcionando como um semi pronto-socorro, se tiver pessoas feridas ou com problemas cardíacos. Foi a primeira.

Ainda falta, muito, a gente sabe. Na macro-região, aqui, me diz o Kassab, são dez AMAs, não é brincadeira. Põe, aí, oito, dez mil pessoas por mês, leva isso para um ano, dá mais de um milhão de pessoas atendidas. Agora, saúde a gente sabe. Tem que sempre estar correndo atrás, porque o atendimento vai se expandindo e, no entanto, a oferta de serviços tem que sair correndo, porque não alcança cobrir tudo.

O importante, na saúde, é que hoje seja melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje. Isso nós fizemos e estamos fazendo. Agora, o Mário Covas já tinha feito aqui um hospital, no Itaim Paulista. Tocado hoje pelas irmãs Marcelinas, que tocam também o Hospital da Cidade Tiradentes, o Hospital Irmãs Marcelinas. Enfim, são nossas grandes parceiras, grandes parceiras. Tocam AMAs, tocam tudo, realmente, e elas vêm aqui da Zona Leste, beneficiam a cidade inteira.

Bom, mas voltando. Nós estamos trabalhando e trabalhando muito. Trabalhando de maneira entrosada. A equipe do Estado, toda ela entrosada  com a Prefeitura. Trabalhamos juntos, isso é o melhor para a cidade de São Paulo. Trabalhar junto, Governo do Estado e Prefeitura, não competindo, mas cooperando, que é a questão fundamental. É isso que o nosso povo quer, ou não? Quer integração, quer trabalho conjunto e é isso que nós estamos fazendo.

Eu queria, finalmente, dar os parabéns, não ao Portella, não ao Armond, não ao Kassab, não ao Alexandre Moraes. Não, eu não queria dar parabéns a eles.

Eu quero dar parabéns a vocês que estão aqui, que lutam pelo transporte melhor e mais ainda: essas passarelas nós vamos fazer, a passarela é fundamental. As estações já têm, eu estava vendo que aqui, antigamente, alguém com deficiência física não podia cruzar, porque subir a escada é impossível. Agora tem escada rolante.

O que nós temos que ter são passarelas ao longo da linha. São pelo menos seis. Acho que vocês têm que ficar cobrando o Estado e a Prefeitura. Cobrem, nós queremos fazer. Agora, governo, para funcionar no município, no Estado, também tem que ser pressionado. Isso é legítimo e nós vamos fazer essas passarelas. Elas virão, agora, sucessivamente, uma atrás da outra, na medida em que a gente vai fazendo as estações. O que é que é, Chicão? Estava faltando falar, aqui, da Cidade Kemel, a grande Cidade Kemel. Queria virar até subprefeitura, com o Chicão de subprefeito.

Um grande abraço a vocês. Quero dizer uma coisa: contem com o governo, contem com a nossa equipe, contem comigo.