Inauguração da Fatec Presidente Prudente

Serra discursou nesta sexta-feira, 26, no Oeste Paulista

sex, 26/10/2007 - 16h43 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou na tarde desta sexta-feira, 26, em Presidente Prudente, no Oeste Paulista, a 33ª unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec).  Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Queria dar o meu boa tarde a todas e a todos.

Sinto hoje aqui uma recepção muito calorosa, não apenas por parte da natureza, com a temperatura, mas também das pessoas. Aliás, eu cheguei aqui e vi um menininho, perguntei para qual time ele torcia e ele disse que é palmeirense. Fiquei até procurando o menino para homenageá-lo, mas ele sumiu. Para que time você torce, Bragato? Palmeiras? E vocês? Vocês também? Virou todo mundo palmeirense aqui. Vocês sabem que na Assembléia Legislativa, o Palmeiras tem a primeira bancada, por incrível que pareça. Eu só quero dizer aos corintianos que eu estou torcendo para o Corinthians não ir para a segunda divisão, para ter graça o campeonato, não é?

Bem, queria cumprimentar aqui o prefeito Carlos Biancardi – que também se declara palmeirense; queria cumprimentar o nosso secretário da Justiça, que nos acompanha hoje aqui, Doutor Marrey, que está fazendo um trabalho muito importante em relação à questão fundiária do Pontal. O fato é o seguinte: sem entrar no mérito das soluções, precisa-se chegar a uma delas. Por quê? Porque isso paralisa investimentos na região. Isso prejudica, Bragato, o emprego que aparece com uma demanda tão forte. Nós precisamos liberar esta região para ter investimentos, para ter progresso. Este nó fundiário precisa ser equacionado.

E o nó fundiário não é uma coisa que depende só do Governo do Estado. Depende da justiça também. Nós estamos procurando uma saída que possa ser uma saída legal, produtiva, construtiva e justa para o Pontal. Esta é a origem do trabalho que o secretário vem fazendo e do projeto que nós enviamos à Assembléia Legislativa para ser debatido, porque a Assembléia é para isso mesmo.

Queria cumprimentar também o doutor Talmir, nosso deputado federal; os três estaduais que aqui falaram, ou melhor, dois deles, o Mauro Bragato, o Ed Thomas e o Reinaldo Alguz, aqui presentes, os três com uma atuação muito importante para o governo na Assembléia Legislativa. Uma atuação independente, mas construtiva: é assim que nós nos relacionamos com a Assembléia e com os diferentes partidos.

O pessoal da oposição, até o pessoal do PT reconhece isso, que nós tratamos os parlamentares de uma maneira civilizada, sem partidarismo. Por quê? Porque nós estamos lidando com o interesse público. Por isso, aliás, nós liberamos essas emendas. Tem emenda do Reinaldo, tem emenda do Ed Thomas, tem do Mauro Bragato aqui para toda a região um número incontável de emendas, e de trabalhos pela região.

Nós achamos legitimo que o parlamentar possa também participar das melhorias diretamente da região que os elege. Queria cumprimentar o Braz Albertini, que é presidente da Fetaesp; o Zé Ito, que é presidente da Codasp – cadê o Zé Ito? O Zé Ito é tão grande que é só olhar e … – Aidê Siqueira Santos, diretora desta Fatec e a Laura Laganá, que é a nossa chefe do Centro Paula Souza e vem fazendo um trabalho tão importante pelo Estado de São Paulo há muitos anos . Você está desde a época do Covas, não é?  

Desde a época do Covas, que praticamente, o trabalho dela se confunde com toda a expansão da Paula Souza no Estado de São Paulo.

Queria cumprimentar os vereadores, secretários municipais, diretores e professores das Fatecs e Etecs da região; alunos e alunas desta Fatec. Todas bonitas, as alunas, e inteligentes. Quer dizer, tudo combinado, é uma coisa que dá muito certo. Queria cumprimentar os 32 prefeitos aqui presentes. Aliás, desde a época da campanha, o maior índice de comparecimento de prefeitos que eu tenho no Estado inteiro é aqui na região de Presidente Prudente. Toda vez que eu venho, é uma felicidade enorme.

Bom, esta Fatec aqui vai ter, já no segundo semestre, já tem, 70 alunos de 180 candidatos que se inscreveram. No primeiro semestre do ano que vem, 105 alunos mais. As inscrições acabaram agora, dia 19 de outubro. Então, no segundo semestre, nós já temos 130 alunos matriculados. Isso aqui tudo custou, para botar em ordem, R$ 1,2 milhão para poder fazer a necessária adaptação. Os cursos são de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, que vai ser no primeiro semestre do ano que vem; Logística para o Agronegócio, Rede de Empresas, Sociativismo e Cooperativismo no Agronegócio. Curso de três anos.

Eu estava, a propósito, conversando com a Laura no avião a respeito de a gente fazer aulas aos sábados. Quando eu estudei, na escola, era aula de sábado de manhã no grupo escolar, no ginásio e na faculdade, na Politécnica de São Paulo. Mas a gente fazer, aos sábados. Curso de línguas. Por exemplo, curso de inglês. Agora, o exame vai ser dia 9 de novembro, para o ano que vem. Quero aqui dar boa sorte a todos que se inscreveram.

Mas eu tinha uma noticia mais ampla para dar na área do ensino técnico. Se nós pegarmos aqui toda a região, nós temos sete Etecs, Escolas Técnicas, esses cursos de um ano e meio para o aluno que sai do ensino fundamental e ainda está estudando no médio, além da Fatec.

Para vocês terem uma idéia da aceleração, no segundo semestre de 2007, nós temos 690 alunos neste conjunto. Olhando todas essas Etecs e a Fatec. No segundo semestre de 2010, nós vamos ter 2.490 alunos. Ou seja, nós vamos quase quadruplicar o número de alunos nesta região. Isso é um salto enorme e ao mesmo tempo este número indica a prioridade que nós estamos dando para esta região, porque nós vamos dobrar o ensino técnico e tecnológico em São Paulo e aqui vamos aumentar quase quatro vezes. Portanto, estamos dando prioridade aqui à região. Olha que dobrar já é um salto enorme. Equivale a fazer tudo aquilo que foi feito desde o descobrimento, até eu assumir. Como diria o presidente da República: nunca antes na história deste Estado, mas aí de verdade. Portanto, isso mostra, Bragato, Reinaldo, Ed Thomas, a prioridade que nós estamos dando ao ensino técnico. Os alunos que se formam em uma Fatec ou em uma Etec praticamente todos têm empregos. Para mais de 80%, não é, Laura? Quando estão terminando a faculdade ou a escola. É uma coisa que gera emprego. Ao mesmo tempo, atende à atividade produtiva que está demandando emprego e muitas vezes não tem como empregar porque não tem gente qualificada.

Então, nós estamos juntando a demanda com a oferta. Ou seja, preparando gente para atender às necessidades do desenvolvimento econômico e com as especificidades da região. Vocês podem ver que os cursos da Fatec aqui são típicos das necessidades econômicas desta região.

Bem, uma outra questão importante aqui é o programa Melhor Caminho. A fase 1 está dando muito certo. Basta dizer que nós já entregamos, dos 341 quilômetros da fase 1, nós já entregamos 255 quilômetros. E eu anuncio hoje aqui uma nova etapa com mais 110 quilômetros de Melhor Caminho. Portanto, vamos avançar para  450 quilômetros.

No caso da saúde, eu queria dizer aqui, assumi um compromisso. Já disse na Capital que tem muita pressão para fazer hospital lá, que evidentemente precisa, na periferia. Mas a região em que está o Hospital das Clínicas é a de maior densidade hospitalar, provavelmente, do mundo, se a gente pegar o HC e tudo que tem em volta, na Avenida Paulista, etc. Eu disse: – Nós precisamos investir em lugares mais distantes. E assumi o compromisso.

Estamos estudando a compra do prédio da Universidade aqui, do Hospital Universitário. Vamos comprar esse prédio e vamos fazer um hospital estadual. Reitero publicamente o meu compromisso. E aí vamos poder expandi-lo, modernizá-lo e fazer com que as pessoas possam ficar aqui na região quando têm um atendimento mais sério. Aumentar a oferta e aumentar a qualidade dos tratamentos, porque podemos ter tratamentos mais complexos num hospital desse tamanho, que eu visitei quando era ministro da Saúde. As instalações físicas são realmente muito boas. Portanto, será um excelente hospital estadual. Se a gente fosse caminhar para construir, eu não iria inaugurar na minha gestão, porque demora um horror para licitação, projeto, construção, Justiça, liminar, isso e aquilo e a gente acaba não fazendo.

Quero fazer para valer, quero pagar o custeio desse hospital na minha gestão. Eu poderia até construir devagarzinho e inaugurar na véspera da saída, deixando a coisa para o próximo governador. Mas nós vamos, na verdade, fazer com que ele funcione durante a nossa gestão, que ele seja muito adequado. O Barradas, secretário da Saúde, está inteiramente engajado nisso. Por outro lado, o Mauro já falou: nós vamos fazer três AMEs – Atendimento Médico de Especialidades – que dirige a atenção para aquele que é o principal ponto de estrangulamento na área da saúde no Estado de São Paulo: consulta médica. Por exemplo, uma consulta de ortopedia é uma raridade em São Paulo.

Uma dor de cabeça permanente.

As pessoas precisam de uma consulta e não têm. Então, nós fizemos um plano para ter 30 AMEs no Estado de São Paulo. Para essa região tem três. Se vocês forem calcular com o tamanho da população, vão ver que há também uma ênfase, um privilégio especial. Uma unidade vai ser aqui, outra em Dracena e outra em Teodoro Sampaio. E nós vamos, em face disso, abrir curso técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem por aqui.

Outro anúncio importante é o Poupatempo. Ontem eu fui a Jundiaí e anunciei 14 Poupatempos no Estado de São Paulo. Um deles será instalado aqui em Prudente, que eu estou anunciando publicamente. Vamos investir e vamos fazer em frente à rodoviária, no prédio da Secretaria da Agricultura. Vai ter que reformar, porque parece que o prédio está em mau estado. A gente queria que a Prefeitura fizesse isso. Lógico. E vamos fazer o Poupatempo. Para vocês terem uma idéia, os três documentos principais – que são Carteira de Trabalho, RG e Antecedentes Criminais – custam R$ 42,00 para tirar. No Poupatempo, esse valor se reduz para 1/3, sem falar na economia de tempo, que vale até mais que o dinheiro, para tirar documento.

Essa foi uma coisa começada pelo Covas em 97, fez dez anos no dia de ontem. Por isso que eu fiz estes anúncios. É uma experiência que deu muito certo em São Paulo e até é copiada por outros Estados. Vira e mexe, governador me liga e manda para cá secretário, ou vem para cá ele mesmo, para visitar o Poupatempo paulista. Por outro lado, nós já duplicamos – eu queria conferir  com os prefeitos – o volume do Dose Certa. Nós aumentamos o número de medicamentos de menos de 40 para mais de 60. Para esta região, para muitos municípios, estamos dobrando o volume entregue, como forma de dar um calço maior para pensão à saúde.

Na área de estradas, nós recapeamos 69 km da Raposo e anunciamos, os prefeitos sabem disso, a segunda etapa do Pró-Vicinais. Na primeira etapa, foram dez estradas vicinais completamente refeitas, que estão em andamento, licitação, construção, etc. Agora, no programa 2 de vicinais, nós incluímos 18 estradas da região para 21 municípios, 246 km. É a região mais contemplada do Estado de São Paulo. Por isso a gente precisa resolver esse problema das terras no Pontal, porque se não faz investimento público, não vai render tanto quando renderia se houvesse uma atividade privada e econômica em pleno andamento. Isto é muito importante. Sublinha a importância dessas ações.

Bem, são essas questões que eu queria apresentar aqui e nós vamos continuar trabalhando bastante. Para mim, atividade pública… eu me dedico à vida pública. Não critico quem valoriza muito isso, mas não é tanto pelo prestígio do poder, por curtir o poder. O que eu curto mesmo é administrar e fazer as coisas acontecerem. O que eu curto mesmo é entrar aqui e encontrar alunos com uniformezinhos, já prontos para assistir à aula. Isso, para mim, vale mais que qualquer homenagem. Essa é a homenagem maior que eu posso receber:  conseguir fazer coisas acontecerem.

Para isso nós contamos com vocês. A participação dos prefeitos, dos deputados, da comunidade é indispensável nessa batalha por fazer acontecer em São Paulo.

Muito obrigado.