Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Itatiba

Discurso aconteceu nesta sexta-feira, 9, após anúncio de investimentos na ETE

sex, 09/11/2007 - 20h17 | Do Portal do Governo

São Paulo aplicou R$ 10,8 milhões na construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Itatiba, que foi entregue nesta sexta-feira, 9, pelo governador José Serra. O investimento feito pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) dá sinal verde para o município entrar no rol de cidades paulistas que têm 100% de esgoto tratado. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Boa tarde a todos e a todas.

Queria cumprimentar, dizer que nós estamos aqui em uma posição confortável. Na sombra. Mas metade está aí no sol, aguardando de maneira incômoda. Mas, se Deus quiser, vamos fazer tudo rapidamente.

Foi muita alegria vir aqui hoje. É a primeira vez que eu venho, no meu governo, para inaugurar esta estação. Ela custou 10 milhões de reais. É uma estação feita pela Sabesp.

Para vocês terem idéia da importância da Sabesp, quando Itatiba se filiou à Sabesp, a mortalidade infantil era próxima de 27 crianças por cada mil nascidas vivas. Hoje, é pouco maior que dez, que é um índice de países desenvolvidos. Até três ou quatro pontos abaixo da média de São Paulo.

Com esta estação agora, nós vamos ter uma queda ainda maior no futuro, porque vai chegar a 100% – já chegou com a estação – o tratamento de esgoto.

Mais ainda, nós vamos fazer uma estação de tratamento de água aqui em Itatiba. Uma estação de tratamento de água pela Sabesp. A Sabesp está pegando emprestado o dinheiro da Caixa Econômica Federal, está pondo recursos próprios. Quanto vai custar? Doze milhões. Eu acho que é mais. Mas, de toda maneira… Vinte milhões. Está vendo? Eu sabia que era mais.

E isto, então, vai completar esse trabalho. Os municípios que trabalham bem com a Sabesp saem-se muito bem. E nós estamos com muita abertura, a diretoria da Sabesp, para fazer acordos e renovações de contrato. Até com uma participação municipal bastante significativa, bastante importante.

Eu queria cumprimentar aqui o prefeito José Roberto Fumachi; queria cumprimentar o vereador Erik Carbonari, que é presidente da Câmara; o João Fuzucci, nome difícil. Cadê o João? Nome complicado! E nem japonês é. Fuzucci  é italiano, pelo visto. Você é palmeirense, pelo menos, não? Ah bom. Já que é italiano, tem que ser palmeirense. O prefeito também é italiano. Bom, descendente de italiano que não é palmeirense é uma traição. Tem algum aqui? Tem? Eu sou filho de italiano e sou palmeirense.

Queria cumprimentar também os deputados Guilherme Campos que nos falou; o Davi Zaia que também nos falou; o Jonas Donizette; o Edmir Chedid. Quero dizer que o Jonas, o Edmir e o Davi são parceiros nossos na Assembléia Legislativa. Nós já aprovamos muita coisa neste ano e isto tem ajudado bastante – quero dizer, deixar isso estabelecido – viu, Prefeito? – que eles são muito importantes para nós na Assembléia. Da mesma maneira que o Guilherme nos ajuda na Câmara Federal. Queria cumprimentar a nossa secretária Dilma Pena e o Gesner Oliveira, que é o presidente da Sabesp. Este careca aqui.

Queria cumprimentar também os prefeitos de Itupeva; Valinhos; Jarinu; Morungaba; Tuiuti; Joanópolis; Louveira e Campo Limpo Paulista, que estão aqui. Mais os vereadores, secretários, enfim, funcionários, entidades de classes aqui presentes.

Eu queria aproveitar para falar de outras coisas também aqui da região. Há uma demanda que é muito sentida, é uma coisa muito importante: é o recapeamento, refazer a estrada Itatiba-Valinhos, de 15 quilômetros, que foi incluído no nosso programa.

Da mesma maneira, uma reivindicação que era muito sentida que é Jundiaí – Jarinu, de 12,5 quilômetros. Nós incluímos no Pró-Vicinais na primeira e na segunda etapa, nesta região, foram 24 trechos incluídos. Isso só para refazer, fazer como novas. Não é uma operação tapa-buraco de quebrar o galho. É ter uma estrada nova. E depois nós vamos ter que caprichar na manutenção. A idéia, a propósito, é enfiar, dentro das concessões, as vicinais mais próximas. Não para cobrar pedágio. Vicinal tem que ser de graça. Mas para serem mantidas. Às vezes, a manutenção não custa nada quando ela é permanente, quando ela é feita de maneira organizada. E às vezes, é difícil para o Estado fazer isso, mesmo para as Prefeituras, por causa do problema de dinheiro.

Quero dizer também que aqui em Itatiba nós já programamos a reforma da delegacia, que é uma coisa importante aqui para a cidade. E vamos ficar em cima para que a Secretaria da Segurança execute essa obra.

Temos duas Escolas Técnicas novas aqui para a região. Uma em Campo Limpo Paulista, outra está um pouco mais distante – mas não é de acesso impossível – que é em Sumaré. Mais duas Etecs. Aqui em Itatiba, tem uma Etec e nós vamos ampliar o número de vagas em pelo menos 20%, 25%. Quero dizer que para nós, Etecs – Escolas Técnicas – e Faculdades de Tecnologia são uma parte essencial do meu programa de governo. Olha, a educação, a gente pode … tudo é importante: saneamento, saúde, transporte e tudo mais. Como o organismo do corpo humano. O corpo humano não pode viver sem estômago, sem pulmão, sem fígado etc. Agora, o coração do nosso programa é a educação. É melhorar a educação no ensino fundamental, no ensino médio e dar formação técnica.

Hoje, a Folha dá um editorial falando do ensino técnico e tecnológico no Brasil como está atrasado. Mas nós, em São Paulo, pisamos no acelerador. Até o final do meu governo, nós vamos ter duplicado o número de Escolas Técnicas, o número de alunos das Escolas Técnicas e o número de Faculdades de Tecnologia. Quem estuda em uma escola técnica, 65% mais ou menos já sai com emprego conquistado.

O sol já passou, mas eu não vou me esticar por causa disso mais. Mas já sai com o emprego garantido.

Em uma Fatec, é 90% com emprego e em uma Etec é um estudo de um ano e meio, sem ter o ensino médio feito. Vocês imaginem a importância disso. E nós estamos fazendo isso adaptando as regiões, as demandas que existem nas regiões. E vamos – eu só não expando mais porque é um problema de capacidade de realização. Nós temos aí a fundação, o Centro Paula Souza, que está capitaneando isso, e ele tem uma capacidade limitada operacional. Não é nem problema de recursos.

Mas nós vamos pisar no acelerador, porque isso significa emprego e mais desenvolvimento para São Paulo. Tem faltado emprego, mas a gente vê que muitas vezes tem emprego, mas não tem gente qualificada para isso. E isto é que nós vamos eliminar no Estado de São Paulo.

Quero também dizer que nós já iniciamos, já demos a ordem para começar o Terminal Metropolitano de Campinas, que vai formar parte do Corredor Expresso dentro da região. Da mesma maneira que vamos esvaziar em Campinas a cadeia feminina de São Bernardo. Eu vinha até pensando agora no helicóptero que nós já temos que já cuidar do que vai ser o prédio. Não vamos esvaziar para depois pensar o que fazer com o prédio. Vamos ver se a gente faz antes. Os deputados de Campinas aqui podiam ficar em cima disso, para que a gente já possa dar uma utilização imediata depois, porque vai demorar uns dois anos para ter esse esvaziamento. Então, o ideal é que no final do terceiro ano já ter um prédio utilizável para outras coisas.

Da mesma maneira, nós vamos fazer um AME – Ambulatório Médico de Especialidades – para consulta médica, que é o estrangulamento no atendimento à saúde em São Paulo.

Nós vamos fazer em Jundiaí para fazer assim, maciçamente, consultas: ortopedia, otorrino, oftalmologia, etc.

Quero dizer também que aqui tem uma reivindicação – voltando à questão de estradas – que nós atendemos, incluindo nas concessões. O que é, Prefeito? A rodovia Itatiba – Jundiaí. Mas nós vamos fazer também o anel que vocês estão querendo, uma alça aqui que nós vamos fazer. Isso é questão de o DER ter o dinheiro. Mas, na verdade, é um negócio de dois milhões e pouco de dinheiro. E nós vamos também fazer isso… Eu sei que é uma demanda grande por parte da Prefeitura. O DER diz que não tem dinheiro, mas nós vamos dar o dinheiro para o DER fazer.

Bem, são essas as questões.

Queria agradecer a presença de todos e de todas. E dizer também que eu fico muito feliz que o prefeito aqui diga, de público, que gosta da nossa parceria. Porque é isso que nós queremos: fazer boas parcerias com os Municípios.  Ninguém governa São Paulo sozinho. Nós precisamos dos parlamentares, nós precisamos dos prefeitos, nós precisamos dos vereadores. Trabalharmos juntos em função do interesse público, por cima de interesses partidários. Partido é uma coisa, disputa eleição, administração é outra, tem que atender todo mundo e tratar todo mundo igual.

Muito obrigado e um grande abraço.