Inauguração da Escola Ruth Cardoso em Araraquara

Evento contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

sáb, 30/08/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou neste sábado, 30, de uma grande homenagem do município de Araraquara a uma de suas mais célebres cidadãs, Ruth Cardoso. A antropóloga e ex-primeira dama do país, falecida no final de junho, emprestou o nome à mais nova escola municipal da cidade. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o meu amigo Fernando Henrique, seus filhos e neta, que o acompanham: o Paulo Henrique, a Bia e a Júlia.

Queria cumprimentar o prefeito Edinho. A Andréia. O ex-ministro da Educação, Paulo Renato, que tanto compartilhou com a Ruth Cardoso no trabalho pela educação no Brasil durante oito anos. Dimas Ramalho, deputado federal, nosso amigo. O Roberto Massafera, outro amigo nosso, muito próximo. A Neuza Dotoli, que é a prefeita aqui de Américo Brasiliense. Cadê a Neuza? Oi, Neuza.

Como Araraquara e São Carlos têm ciúmes uma da outra, Américo Brasiliense se beneficia muito, porque às vezes o governo tem que fazer alguma coisa e, em vez de fazer em Araraquara, para não despertar problema em São Carlos, faz em Américo Brasiliense.

Queria cumprimentar o vereador Ronaldo, que aqui nos falou. A Clélia, que é secretária da Educação de Araraquara. Se vocês perderem a eleição aqui, Clélia, o Governo do Estado está aberto para você trabalhar com a gente.

Queria cumprimentar o coronel da PM, o Sérgio Luiz dos Santos, comandante do 3º Comando de Policiamento do Interior. A Renata, que é diretora da EMEF. Os vereadores, secretários municipais, supervisores, coordenadores, diretores e professoras.

Aos amigos nossos, aqui presentes, aos amigos da Ruth muito especialmente.

Eu creio que o Brasil, com o falecimento da Ruth, toda aquela manifestação que houve no País inteiro, por todos os lados, na verdade homenageou o que tinha de melhor em si mesmo. Esse foi o grande significado das homenagens a Ruth. É que o Brasil identificou aquilo que tinha de melhor dentro de si para reverenciar naquele momento.

Este é o significado mais profundo de todas essas manifestações que nos acompanharam desde que ela morreu.

Araraquara está fazendo hoje uma homenagem que – tenho certeza absoluta, de que a Ruth supervisionando, como ela faria, as homenagens que receberia – escolheria esta como a principal. Eu tenho certeza absoluta, porque envolve várias coisas que cercaram sua vida.

Primeiro, a própria cidade, que ela sempre manteve como referência. Vocês vão ver uma das frases que pegaram de uma entrevista dela numa revista, está numa sala de computadores, como ela diz: “Em Araraquara, seria assim”. Mesmo estando em Brasília, estando em outros lugares, como é que seria Araraquara, que sempre foi um centro de referência para ela.

Segundo, porque tem a ver com educação, porque tem a ver com aquilo em torno do que ela centrou sua vida. Ruth era, essencialmente, uma educadora e, como disse Fernando Henrique, filha de educadora, mãe de educadora, esposa de educador.

Em terceiro lugar, tem a ver muito com as crianças, e crianças de uma região mais carente. Portanto, eu tenho certeza de que ela estaria escolhendo esta homenagem, aqui em Araraquara.

Aliás, o Fernando Henrique falou da origem de imigrantes aqui. Eu tenho uma ligação com Araraquara muito importante porque eu sou de família italiana e o pai do meu pai, meu avô, imigrou para cá, para Araraquara. E viveu aqui muitos anos. Tanto que a maior parte dos meus tios nasceu aqui. Depois ele voltou para a Itália, que foi onde nasceu meu pai. Quer dizer, eu quase fui um araraquarense, passou raspando.

Agora, vocês imaginem um calabrês dizendo Araraquara. Missão quase impossível. É uma cidade que sempre me acompanhou, sempre acompanhei de perto. Na época de estudante, quando nós fizemos muita agitação aqui, através da UEE Volante. Por causa do futebol, era um terror quando o Palmeiras vinha jogar aqui com a Ferroviária que, aliás, tinha um meia – naquela época o futebol era mais simples – era meia-esquerda, um craque, o Bazani. Faleceu, mas vocês devem lembrar. O Palmeiras sempre tentava comprar e não conseguia. O Corinthians comprou no final. Enfim, não foi uma boa coisa, mas…

Araraquara também é uma cidade onde, durante o governo Montoro, tinha um prefeito excelente, que era o Clodoaldo Medina. Nós trabalhamos muito em Araraquara e eu fui, na primeira eleição para deputado, o deputado federal mais votado aqui da cidade.

Na época, a dona Dolina, onde é que está a dona Dolina? Oi, dona Dolina. Nós fizemos uma reunião num hotel. Eu lembro que estava o Renato Rocha, muito amigo da Ruth, o Ivo Dalacqua, que está lá, um grupo grande. A Ruth veio comigo para trabalhar pela minha candidatura. Veio aqui falar. Naquela ocasião, nós percorremos a cidade e todas as impressões que ela tinha, lugares significativos, nós andamos juntos pela cidade naquelas horas. Era uma reunião política, mas sempre discreta.

Aliás, uma característica de Araraquara, dos araraquarenses, é a discrição. Aqui, as emoções não são contidas, mas são econômicas. Portanto, têm um valor mais forte, uma densidade mais forte. E eu não podia, realmente, deixar de estar aqui presente no dia de hoje.

Quero, também, expressar o meu reconhecimento ao prefeito Edinho, que não é apenas do PT. Ele é o presidente estadual do PT, aqui em São Paulo.

Nós temos tido, como ele sabe, uma relação em torno do interesse público. Temos trabalhado junto, que é a orientação do meu governo. Eleição a gente disputa, briga, compete, isso faz parte da democracia. No governo, nós governamos para todos, para toda a população.

O Governo de São Paulo faz isso com muito capricho. Nós nos esmeramos nessa questão, de tratar do interesse público acima de qualquer outra coisa, quando nos relacionamos com a Assembléia Legislativa, quando nos relacionamos com os prefeitos.

O Massafera mencionou, e o Edinho também, as escolas que estamos fazendo aqui. O Estado tem 27 escolas, ainda tem o dobro de escolas da Prefeitura. Nós estamos fazendo mais três. Na primeira, a Prefeitura deu o terreno. Nas outras duas, nós estamos dando o dinheiro para a Prefeitura construir. Isso é que é parceria, isso não se faz, em geral, no nosso País. Nós estamos dando os recursos porque a Prefeitura vai fazer melhor, está mais próxima, vai escolher melhor, vai caprichar mais.

O que nós queremos, também, é ampliar a municipalização. Eu sei que isto traz alguma resistência corporativa. Não dos municípios, por parte do Estado, mas a educação municipal é melhor. Ele mesmo estava dando o exemplo. A escola foi discutida com a comunidade. É uma coisa que está mais próxima. A secretária da Educação não é de Araraquara, ela é de Guzolândia. Veio para cá estudar, ficou aqui, virou araraquarense. Ela está próxima, muito mais, das crianças, dos professores do que estaria uma secretária estadual. Claro que tem diretoria, e boa Diretoria Regional de Ensino, mas nunca é a mesma coisa. Quer dizer, quanto mais municipalizado o ensino, melhor.

E nós vamos avançar, seja quem for eleito na próxima gestão, para ampliar a municipalização. É um bom negócio financeiro para o município também, pelo Fundef, que foi criado na época da Presidência do Fernando Henrique, e com o Paulo Renato, que hoje virou Fundeb. Mas o Fundef já tinha a base, que era o fortalecimento do ensino fundamental municipal. Quer dizer, quando o município toma mais encargos, ele recebe mais recursos. Estamos fazendo parcerias na educação e em outras áreas, e governando muito bem juntos, Araraquara e o Estado de São Paulo.

Eu acho que isto é algo que tem quer ser sublinhado no dia de hoje aqui, porque corresponde, também, muito proximamente, ao espírito que a Ruth Cardoso tinha, ao espírito do seu marido, que foi nosso presidente, que é o trabalho pelo interesse público.

Diferenças partidárias, em eleição. Em governo, identidade no atendimento da população. Isto é o que a gente tem feito e vamos continuar fazendo. Aqui a eleição ainda não está definida, eu não sei qual vai ser o resultado, mas nós vamos continuar fazendo isso com o próximo prefeito, de qualquer maneira.

Bem, eram estas as palavras que eu queria dizer aqui, cumprimentando Araraquara. Eu disse na missa da Ruth Cardoso, fiz uma lembrança com relação ao presidente Kennedy, dos Estados Unidos, quando ele falava de um poeta americano, e eu repeti aqui, no dia de hoje. Araraquara se caracteriza não apenas pelo que tem de bom, mas também pela qualidade de quem homenageia.

São poucos os municípios que têm alguém do tamanho da Ruth Cardoso para homenagear.

Meus parabéns a Araraquara.