Idosos ganham Praça de Exercícios e Sala de Leitura

Governador José Serra participou da inauguração das áreas de lazer e cultura à turma da terceira idade

sex, 10/10/2008 - 20h36 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 10, os idosos terão à disposição um espaço para prática de exercícios físicos e outro para ler, no Parque Fernando Costa, na Água Branca, na Capital. A Praça de Exercícios e a Sala de Leitura Léia Beigler foram inauguradas por José Serra, como parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria cumprimentar a presidente do Fussesp, Monica Serra; a Linamara Batistela, que é secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está organizando uma verdadeira rede de hospitais de reabilitação que nós vamos ter em São Paulo: reabilitação física, para crianças, para pessoas que sofram acidentes, para quem nasce com problemas, para idosos que tenham problemas e que vai ser um marco na história da saúde e do bem-estar, da promoção da saúde no Estado de São Paulo.

Luiz Antônio Marrey, nosso secretário do estado da Justiça e da Defesa da Cidadania; nosso secretário Claury, secretário de Esportes, Lazer e Turismo – é o único corintiano que tem no governo, que eu deixei entrar. Coronel da PM Luiz Massao Kita, secretário da Casa-Militar.

Queria cumprimentar o Ricardo Montoro, secretário municipal de Participação e Parceria, deputado estadual. O secretário estadual de Assistência de Desenvolvimento Social Paulo Sérgio Costa e as autoridades civis, religiosas, parceiros e amigos do Fussesp, grupos da terceira idade, a todos e a todas.

A sabedoria popular diz que há tempo para tudo. Para plantar, assim como há tempo para colher. Eu creio que, para nós todos, agora o tempo é de colher, colher o que foi plantado ao longo dos últimos anos. Plantado da dedicação ao trabalho, plantado no cuidado com a família, plantado na atenção aos amigos.  Os frutos dessa semeadura favorecem apenas aqueles que se ocuparam do plantio. Eles beneficiam, também, o conjunto da sociedade que foi enriquecida com o acúmulo dessa experiência, tornando mais próspera e fraterna essa sociedade. É por tudo isto que estamos hoje celebrando o dia do idoso.

Graças aos avanços na área da saúde (…) cada vez mais essa faixa da população aumenta em medida, e o Brasil e São Paulo não escapam dessa regra. Por essa razão, é indispensável o empenho de todos na melhoria contínua nas condições de vida das pessoas de mais idade. Isso significa melhor atenção à saúde, mais consideração pela sua pessoa, mais respeito a sua dignidade, e também mais alegria, porque se a vida começa aos 40 para quem faz 40, ela começa aos 50 para quem faz 50, e aos 60, aos 70, e aos 80, e por aí vai. A vida recomeça sempre para quem é disposto a vivê-la com criatividade. Um bom exemplo dessa criatividade está aqui no Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estão de São Paulo.

Em parceria com a Associação dos Amigos das Oficinas Culturais, o Fussesp oferece gratuitamente à terceira idade 32 cursos e oficinas que vão do inglês e do francês ao ioga e ao teatro, entre outras áreas, reunindo 350 participante. Mas a atenção que o governo dá para a terceira idade se estende a muitas outras áreas, por exemplo, o Centro de Referência do Idoso, na Zona Leste, também chamado CRI Zona Leste, considerado modelo no atendimento aos idosos no Brasil. Ele oferece serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, atividades culturais e artísticas. Somente neste ano, já realizou mais de 215 mil atenções, 215 mil atendimento nessas áreas.

Fizemos também, o Governo do Estado, em Mandaqui, Centro de Referência ao Idoso no Hospital de Mandaqui, na Zona Norte, que já fez mais de 52 mil atendimentos em 2008 nas mesmas áreas.

O projeto Vila da Dignidade está sendo desenvolvido pela CDHU, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanização do estado, em parceria com as prefeituras, vide a construção de moradias individuais para idosos em conjuntos com até 20 casas, esse é um programa mesmo, é uma grande novidade. Eu só lembraria que no Cambuci a CDHU construiu a República da Melhor Idade, já fez isso, um prédio para idosos com 66 apartamentos de dois dormitórios, e foi entregue há algum tempo.

Reservamos 5% das moradias construídas pela CDHU para o programa de atendimento aos idosos. Desde 1999, aproximadamente 2200 idosos já foram atendidos, e há mais de 1032 construções sendo feitas para eles. Pelo programa Viva Leite do Idoso, 15 litrosde leite por mês são oferecidos a 100 mil idosos da capital e da Grande São Paulo, para aqueles que têm menos de dois mínimos de renda.

Por sua vez, a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está repassando as prefeituras em 2008 R$13 milhões para que sejam aplicados nos atendimentos aos idosos. Outra iniciativa bastante relevante para a mobilidade e o conforto desse público foi a reserva paras os idosos do primeiro vagão dos trens do Metrô e da CPTM, com prioridade para os idosos.

Como todos tempo é tempo de aprender, mesmo para quem tem tanto o que ensinar, a Universidade de São Paulo faz o programa Universidade Aberta, que já atendeu mais de 71 mil alunos entre quatro anos passados. Este é um programa voltado aos idosos, são 71 mil alunos idosos. A Unesp possui um programa Universidade Para a Terceira Idade, desenvolvido em 20 unidades da Unesp, a Universidade Estadual de São Paulo. Só em 2008 está oferecendo cursos e palestras para cinco mil alunos, e como uma das chaves da saúde e do bem-estar é o combate ao sedentarismo, nós valorizamos muito os jogos, Jogos Regionais do Idoso.

Já que estamos falando de esportes e de exercício físico, voltamos para cá, para o Parque da Água Branca. Um dos princípios mais valorizados entre os antigos romanos era sintetizado no ditado “Mente sana, corpo sano”. Uma mente sadia e um corpo sadio.

Penso que esta solenidade concretiza um pouco desse propósito, porque nela estão sendo inaugurados espaços que contribuem muito para isso. A Sala de Leitura para Mente Sadia, a Praça de Exercício para o Corpo São. Para sua implementação pelo Fussesp, foi fundamental o apoio de parceiros como a Nossa Caixa e a (DeCoval?). O doutro Esídio Dória, nefrologista, que doou o projeto da praça ao Fundo, e a família da dona (Leila Beier?), que doou a biblioteca de uma grande leitora para outros, que outros se beneficiem dos prazeres da leitura.

Por sua solidariedade para com a terceira idade, essas instituições mostraram se dignas parceiras do Fussesp, uma instituição que tem a solidariedade escrita em seu próprio nome, e a eles todos nós agradecemos.

Por fim, eu gostaria de ressaltar que uma coisa é certa: todo mundo quer, um dia, ser idoso, embora ninguém tenha muita pressa. Cabe, então, aos senhores e senhoras ensinar a todos como pode ser bom estar na terceira idade. Parabéns e muito obrigado.