Homenagem aos atletas do Parapan

Discurso aconteceu na terça-feira, 4

ter, 04/09/2007 - 11h59 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo homenageou atletas do Parapan na terça-feira, 4, com a entrega da Medalha do Mérito Esportivo. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

Boa tarde a todas e a todos. Eu achei este contato aqui hoje pessoal extraordinário. A gente vê como os jovens conseguem vencer um elemento de adversidade, ter um desempenho atlético magnífico, uma honra para São Paulo e até transformar essa diversidade até em um fator positivo para o desenvolvimento de alguma atividade complicada, inclusive para as pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência.

Portanto, é um motivo de muita alegria. Tanta gente jovem, bem disposta que honrou o nosso Estado e que eu espero já continue treinando para o México, Guadalajara 2011, para representar o nosso Estado e representar o Brasil. Realmente uma cerimônia muito bonita.

Este Parapan foi uma boa idéia e para que se tenha noção do peso de São Paulo, dos 56 atletas de São Paulo que compuseram a delegação brasileira, todos obtiveram medalhas. Todos.

É uma coisa extraordinária.

É uma equipe campeã que foi fundamental, não apenas para o nosso orgulho, mas também para o orgulho do País.

E vocês, acima de tudo, além da dignidade, da boa disposição que o esporte confere, vocês trazem um exemplo para toda a sociedade.

Portanto, o trabalho que vocês têm desenvolvido não faz bem apenas a vocês e às suas famílias, ou mesmo à sua comunidade. Faz bem a toda a nossa sociedade pelo exemplo da força de vontade, pelo exemplo da coragem, pelo exemplo do esforço que é realizado.

Foi uma idéia muito feliz do nosso secretário, do nosso pessoal promover a cerimônia de hoje que vai, portanto, muito além do esporte.

E nós temos toda a disposição, na atividade de esporte do Governo do Estado, como da Prefeitura da Capital, ou em outras esferas da nossa ação do Governo do Estado, de dar-lhes o nosso apoio.

Temos feito isso, temos aqui um Conselho Estadual, vamos ter uma Secretaria, como tivemos também na Prefeitura, onde criamos uma Secretaria, da qual a Mara Gabrille foi a titular até agora há pouco. Ela exerce agora o mandato de vereadora na Câmara Municipal, se afastou da Secretaria para assumir o mandato. É um exemplo de fibra, de luta e de competência.

E nós vamos fazer a mesma coisa na esfera estadual. Não para esgotar aí a ação em relação às pessoas que tem algum tipo de deficiência. Mas, pelo contrário, para poder agitar e ativar toda a máquina do Estado, todo o aparato estatal.

Outro dia, eu fui com o deputado Rafael, a deputada Célia, a Mara, o Marcelo Paiva, nós fomos conferir as condições de uma estação de metrô lá na Avenida Paulista, a estação principal da Paulista. Por quê? Porque queríamos ver como é que funciona com toda a possibilidade de deslocamento dentro da estação.

Estamos investindo, neste ano, 20 e tantos milhões nos metrôs e na CPTM. Vamos investir 80 e tantos milhões até 2010 para preparar as estações para que as pessoas que tenham algum tipo de dificuldade possam se locomover, possam ter acesso aos trens.

Esse é apenas um exemplo do trabalho, que eu me sinto, é meu dever de mencionar aqui pelo empenho que a gente tem realizado no Governo do Estado.

Mas a ação de vocês – além disso tudo – para a gente dá um estímulo muito grande e turbina essa nossa ação pela igualdade de todos.

A igualdade pressupõe às vezes tratamento desigual. Não se pode tratar todo mundo da mesma forma, porque as pessoas têm diversidades, têm diferentes condições.

Ao governo compete precisamente estimular aqui a diversidade seja toda ela atendida.

Nós criamos outro dia também o Selo da Diversidade na Secretaria de Relações Institucionais. É um selo que as empresas vão receber e é conferido por uma comissão independente do governo que vai dar para empresas que apoiarem mais a diversidade. Isto inclui preferências sexuais, etnias, condição física, sexo. Enfim, incluiu uma série de fatores.

As empresas que tiverem mais diversidade vão receber este prêmio e terão o nosso reconhecimento público.

Mas o fato é que, com diversidade e tudo, vocês são campeões. Vocês representam um exemplo de esforço, de persistência e de alegria para São Paulo e para o Brasil.

Meus parabéns muito sinceros.

Contem conosco.