Homenagem à Defesa Civil

Evento aconteceu nesta segunda, 31, no Palácio dos Bandeirantes

seg, 31/03/2008 - 19h05 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou medalhas a diversos representantes do governo que prestaram valorosos serviços à Defesa Civil do Estado. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 31, no Palácio dos Bandeirantes, zona sul da Capital. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Queria cumprimentar Mônica Serra, presidente do Fussesp; o major brigadeiro do Ar José Roberto Scher, comandante do 4º Comar; o deputado federal Vanderlei Macris e o deputado estadual Said Murad; o coronel Miguel Libório, secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil; os secretários da Justiça; da Administração Penitenciária; da Segurança Pública; do Saneamento e Energia; do Esporte; da Gestão Pública; dos Transportes; da Assistência e Desenvolvimento Social; da Casa Civil; do Meio Ambiente; da Habitação e Relações Institucionais e da Comunicação. Todos aqui presentes e agraciados.

Queria cumprimentar também o procurador geral do Estado, Marcos Nusdeo; a Cristina Guelfi Gonçalves, defensora pública do Estado de São Paulo; o coronel da PM Roberto Antonio Diniz, comandante geral da Polícia Militar; coronel Manoel Antonio da Silva Araujo, comandante do Corpo de Bombeiros; o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

Queria cumprimentar meu amigo, o radialista Osmar Santos; as crianças premiadas, Valéria, Lucas e Paulo Henrique; os agraciados todos; regionais da Defesa Civil, representantes do setor privado.

Bem, eu aprendi a admirar bastante a Defesa Civil a partir da minha participação no governo do Franco Montoro, na primeira metade dos anos 80. Durante muitos anos, sempre constatei um número, na verdade, incontável de ações, salvando vidas, assistindo a população afetada por fenômenos naturais ou por acidentes. Recuperando, construindo estradas e moradias afetadas por calamidades públicas. E atuando sempre com um profundo sentimento humano e solidário.

Essa admiração foi reforçada, no início do nosso governo, pela rápida ação da Defesa Civil no atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas e enchentes de 2007, no começo de 2007. E depois, com o atendimento dos familiares das vítimas do trágico acidente da TAM, que é de triste memória e ainda tão recente.

As obras recuperativas e preventivas realizadas pela Defesa Civil em torno de ações nos municípios e em convênios com as Prefeituras totalizam neste biênio, no que vai do segundo ano, cerca de R$ 13 bilhões. Ou melhor, R$ 13 milhões. É uma ação muito eficiente, muito apreciada ao longo de todo o Estado de São Paulo pelos municípios.

É, portanto, uma grande honra participar desta cerimônia, de poder entregar essas medalhas a todos aqueles, ou melhor, a uma parte de todos aqueles que têm colaborado com a Defesa Civil nestes dois anos. É uma satisfação pessoal que eu compartilho com aqueles que foram agraciados.

A Defesa Civil presta também socorro em outras áreas. É um exemplo aqui a promoção do concurso de redação, vencido pelos três jovens que aqui foram agraciados. Na verdade, é um incentivo ao domínio da língua portuguesa por parte da nossa juventude.

Eu creio que a Defesa Civil está vivendo um momento muito especial, porque, embora há muito tempo ela se utilize da valiosa contribuição dos voluntários, está agora acelerando o movimento de sair de dentro de si, de dentro do palácio, ou das sub-sedes, e convocar a população para participar mais intensamente do seu trabalho.

Defesa Civil somos todos nós é o mote dessa campanha de conscientização, que já conta com parceiros muito importantes. É o caso da Academia Brasileira de Artes, Cultura e História e da Telefônica, que está lançando este cartão que levará o número 199 da Defesa Civil, o endereço da Defesa Civil e o brasão do Estado. Além do slogan Somando sócios e minimizando riscos. Um grande slogan, sintético e bastante representativo daquilo que nós queremos da Defesa Civil. Um lema que traduz muito apropriadamente o espírito que está por trás desta instituição.

Por isso é que a cada um dos presentes e a toda a sociedade, nós agradecemos e estamos seguros de que farão parte, engrossarão as fileiras da Defesa Civil. Somar esforços e minimizar riscos.

Parabéns aos homens e mulheres que a integram, aos seus voluntários e aos seus parceiros.

Muito obrigado.