Guilherme Afif Domingos discursa durante entrega de Unidades Habitacionais da CDHU em Itapetininga

Guilherme Afif Domingos, governador em exercício: Bom dia! Boa tarde! Que bom a gente sentir a energia positiva de todos em um momento alegre. Eu queria, em primeiro lugar, saudar […]

qui, 04/08/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Guilherme Afif Domingos, governador em exercício: Bom dia! Boa tarde! Que bom a gente sentir a energia positiva de todos em um momento alegre. Eu queria, em primeiro lugar, saudar o meu querido companheiro e amigo Roberto Ramalho Tavares, este dinâmico prefeito de Itapetininga; o meu querido companheiro e amigo, deputado Silvio Torres, que é o secretário de Estado da Habitação, competente secretário de Estado da Habitação que hoje cumpre esta meta, a entrega destas 100 casas aqui neste distrito em Itapetininga; meu caro vereador Fuad Abrão Isaac, que é presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, em nome de quem eu cumprimento a todos os vereadores que estão aqui presentes; quero saudar o meu companheiro e querido amigo, coronel da polícia militar Admir Gervásio, que é secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil; quero saudar meu querido amigo, líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Samuel Moreira; quero saudar os prefeitos aqui presentes: de Capela do Alto, o Marcelo Soares Silva; de Campina de Monte Alegre, o José Dito; e de Piraju, o meu querido amigo Chico Pipoca, de tanto tempo, um político que honra a classe política e pelo tempo de serviço, o tempo de servir às nossas comunidades; queria saudar o Messias Ferreira Lucio, secretário municipal de Planejamento de Itapetininga, em nome de quem e saúdo a todos os secretários municipais aqui presentes; meu caro Benedito Carlos Paschoal, presidente regional do CDHU em Sorocaba; Tenente-Coronel Raul Galinga dos Santos, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar do Interior; meu caro Pompeu Piza, representando o deputado Edson Giriboni, que também é secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; meu caro Marcos José Nanini de Oliveira, que representa o deputado estadual Baleia Rossi; Fábio Holtz, que representa a nossa deputada estadual Maria Lúcia Amary; futuros moradores do Conjunto Habitacional do Recha [ininteligível] de Souza; comunidade de centro de Recha; diretores e colaboradores da CDHU; minhas amigas e meus amigos.

Quem é que vai receber casa aqui hoje levanta a mão. Que bom a gente ver ao vivo, porque uma coisa é a gente olhar a casa e o tijolo, mas o mais importante é a gente olhar as pessoas que vão morar nessa casa. São as pessoas o objetivo maior de uma ação do Governo. Eu estou aqui hoje a pedido do nosso querido governador Geraldo Alckmin que se encontra nesse instante em Bogotá, na Colômbia, representando o nosso Estado de São Paulo em um grande encontro do Banco Mundial para poder fazer parcerias internacionais com o nosso Estado para trazer investimento, porque é com investimento que se gera emprego e a gente vive de emprego. E de lá, monitorando, conversamos por telefone, ele fez um pedido muito especial: “Afif, gostaria de ir pessoalmente a Itapetininga para inaugurar esse conjunto de casas”. Mas já está há muito tempo sendo construído.

E hoje nós não vamos falar de embaraços, vamos falar do dia em que finalmente chegou. E ele me disse: “Guilherme, não dá para esperar, nós precisamos entregar essas casas. Eu gostaria de ir pessoalmente, mas você que vai me cobrir por três dias, você tem um compromisso. Vá com o Silvio Torres inaugurar essas casas porque esse é um desejo e um anseio muito antigo da população”. E hoje nós estamos aqui cumprindo esse papel. E o Silvio disse que daqui para frente esse tipo de demora não pode mais acontecer. Nós temos que desatar todos os nós da burocracia para que as casas possam ser entregues rapidamente, porque nós precisamos de mais casas. Roberto, aqui ainda tem deficiência de casas, tem deficiência de moradia e nós temos certeza que tem que, em um prazo muito mais curto, ser cumprido esse objetivo. Roberto me falava aqui do nosso distrito de Recha, um distrito que não falta emprego, até porque, graças a Deus, Itapetininga tem recebido os investimentos necessários de empresas de importância, porque através desse investimento há a geração de emprego. Mas não basta só o emprego. Nós temos que ter a educação, temos que ter a escola municipal, que vocês têm cumprido muito bem o papel, nós temos que ter a escola estadual para cumprir o papel do ensino médio, nós temos que ter o atendimento da saúde e o governador Geraldo Alckmin tem se preocupado muito com o aspecto da saúde e você me falava hoje dos problemas da Santa Casa e conversaremos ainda hoje com o nosso secretário Giovanni aqui na saída para resolver rápido o problema dos recursos porque a Saúde não pode parar de ter recursos, o povo necessita de saúde.

Então, a gente para poder viver feliz a gente tem que ter emprego, a gente tem que ter moradia, a gente tem que ter Educação, a gente tem que ter saúde, a gente tem que ter lazer e uma boa família, uma família bem estruturada, uma família onde a gente tenha harmonia no lar, porque não basta ter uma casa, a gente precisa ter harmonia, respeito aos mais velhos, respeito aos pais, e esse conjunto de ações, a própria CDHU, dentro desse projeto, já reserva a área para os mais idosos. E para os deficientes também. Por isso, a fórmula para a gente ser feliz não é complicada, ela é simples. É que as coisas se complicam exatamente porque muitas vezes os recursos que são recolhidos aqui vão lá para cima e depois não voltam na mesma proporção que a sociedade precisa. Por isso a gente luta por eficiência, mas nós somos muito determinados, o governador Geraldo Alckmin é muito determinado na busca da felicidade das pessoas e nós estamos aqui cumprindo esse papel para poder ajudar a vocês na busca da felicidade.

Portanto, a felicidade de ter uma casa é um motivo de alegria para todos nós. Hoje, junto com o Coronel Gervásio, junto com o nosso Samuel Moreira, que é o nosso líder na Assembleia, eu vou ter até que sair correndo daqui porque nós vamos ter que ver que pessoas hoje estão infelizes. Onde? No Vale do Ribeira. Porque de repente deu uma chuva lá no Paraná e não choveu aqui, choveu lá, só que o rio encheu e água do morro abaixo ninguém segura e, de repente, o rio Ribeira cresceu, alagou, nós temos mais de 10 mil pessoas sem poder estar em suas casas neste momento. E eu vou imediatamente para lá, junto com a nossa Defesa Civil, por determinação do nosso governador para poder ajudar a essas pessoas para sair deste sufoco, sair desta catástrofe, para poder reencontrar a felicidade.

Essa é a nossa missão, a nossa obrigação, porque nós, como homens públicos, somos servidores das pessoas, nós estamos aqui humildemente para poder servir. Por isso, eu me sinto feliz, com o meu coração cheio de alegria porque a gente está cumprindo um papel de poder ajudar as pessoas na busca da sua felicidade. Parabéns a todos vocês e parabéns a todos nós da equipe de Governo que juntos trabalhando podemos proporcionar esta alegria. Felicidades! Muito obrigado!