Governo estadual entrega viaduto em Cubatão

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 18, na Baixada Santista

qui, 18/12/2008 - 22h04 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou nesta quinta-feira, 18, o viaduto sobre a linha férrea no km 262,65 da rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055), em Cubatão.

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Clermont. Secretário dos Transportes, Mauro Arce. O deputado federal Marcelo Almeida, filho do homenageado, que fez aqui um discurso bastante interessante a respeito de quem está sendo homenageado. Os deputados estaduais Paulo Barbosa, Luciano Batista. Os prefeitos de São Vicente, Santos e Praia Grande. O prefeito eleito de Bertioga, Mauro Orlandini. O diretor-geral da Artesp, Carlos Eduardo Dória. Nosso diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada, Edmur Mesquita. O presidente da Ecovias, Frederico Roto. Presidente da Ecorodovias, Marcelo Rafart. O Marcos Santini, presidente do Grupo Tribuna. Secretários municipais, presidentes de associações e entidades de classe, dirigentes e colaboradores desta obra.

Esta obra, realmente, custou para sair, porque deve ter tido três tentativas anteriores que não deram certo. E ela vai ser, ou representa, um desafogo muito grande para o trânsito na região. Tanto para o transporte de carga, quanto para o transporte de passageiros.

Eu quero dizer que aPiassaguera-Guarujá, foi feita no governo Montoro, quando eu era secretário, na época, do Planejamento, e, de alguma maneira, cuidava dos investimentos. Portanto, esta obra se faz em cima de algo com que já tive ligação, no passado.

Aqui, foram 47 milhões de reais de investimento. Um investimento pesado, mas que vai valer à pena. Nós vamos fazer muitos investimentos aqui, em toda a região, na área de transportes. Agora mesmo, em São Vicente, inauguramos um complexo de obras num entroncamento. Vamos inaugurar, em março, um outro viaduto e fazer um convênio com a prefeitura para três outras obras, também para facilitar o deslocamento aqui na região da Baixada. Estamos em andamento com o projeto do túnel Santos-Guarujá.

Enfim, há muita coisa. Não vou nem continuar citando porque, fatalmente, vou acabar esquecendo. Mas esta obra tem, para mim, também um outro significado, porque no governo Montoro eu coordenei um programa de despoluição do município de Cubatão.

Na época, havia um recurso do Banco Mundial que era para despoluição, em geral, no Estado de São Paulo, e que era uma coisa diluída, pulverizada, não ia funcionar. Então, nós renegociamos com o Banco Mundial e concentramos o trabalho em Cubatão. E funcionou! Cubatão, uma vez concluído o projeto, deixou de ser a cidade símbolo da poluição no Brasil.

É uma obra que nunca foi reconhecida, em vida, do governo Montoro. É o talento que tem o PSDB e os tucanos para serem péssimos comunicadores. Esse é nosso ponto mais fraco. O grande campeão na falta de comunicação foi o Covas, talvez o governador que pior comunicou na história, porque fazia as coisas e escondia. Eu desconfio que até deliberadamente. O Alckmin também não foi grande coisa nessa matéria, nem eu. Portanto, num momento como esse eu acho que é interessante lembrar esse trabalho que foi feito aqui em Cubatão.

Com relação a Serra do Mar, o que nós esperamos é que a nova prefeita dê cobertura ao trabalho que o Governo do Estado está fazendo, com determinação, para salvar a Serra do Mar e salvar as pessoas que lá moram, porque, mais cedo ou mais tarde, a ocupação da Serra, com moradias, poderá transformar a Serra do Mar numa nova Santa Catarina. Porque, em encostas de serra, não é lugar para morar.

Nós estamos oferecendo, inclusive, moradia. Por esses dias deve estar sendo feita a concorrência para três mil moradias, que abrigarão as famílias que serão deslocadas das áreas de risco e isto tem um grande significado. É a primeira vez que se enfrenta esse problema de maneira determinada e para isso nós precisamos da colaboração da prefeitura, dos vereadores e dos moradores de Cubatão. Muitas vezes, alguns, com interesse eleitorais, se apresentando como gente de esquerda, têm, na verdade, bombardeado, esta obra que é em benefício. não apenas do meio-ambiente, que é de toda população, mas dos moradores e de todo povo aqui de Cubatão e da Baixada.

Bem, só me resta, então, desejar uma longa vida para este viaduto, para essas obras e que, daqui a 20 anos, alguém lembre que aqui estivemos fazendo esta inauguração.

Meus parabéns a família do Cecílio, meus parabéns ao Clermont, que está saindo. Inauguramos agora, até para que ele pudesse estar presente, porque, na verdade, era justo fazer isso durante o mandato dele ainda.

Muito obrigado, um grande abraço.