Governo discursa na entrega do Prêmio Mário Covas

Governador José Serra: Boa noite a todos e a todas. Eu queria me congratular com todos os premiados. São prêmios muito diferentes, é difícil para mim resumir aqui, que mesmo […]

ter, 23/03/2010 - 22h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Boa noite a todos e a todas. Eu queria me congratular com todos os premiados. São prêmios muito diferentes, é difícil para mim resumir aqui, que mesmo tendo lido o conteúdo de cada um. Quer dizer, o que foi premiado de fato, como ação nas diferentes esferas do Governo. É interessante que talvez uns dois terços, 70% sejam saúde, educação e segurança. Que são três áreas vitais, sem qualquer desmerecimento das outras, mas evidentemente são três áreas grandes que devem cobrir os quatros quintos da ação do Governo, e há uma grande concentração de esforços nessas áreas.

O último prêmio é um sistema de informática para suprimentos que hoje pode fazer o trabalho em três ou quatro horas, o que um diretor necessitava de três ou quatro dias para fazer. Vocês imaginam o que isso representa do ponto de vista do sistema escolar, quer dizer, do sistema da educação em São Paulo, e do setor público paulista, porque isso fatalmente vai ser estendido a todas as esferas. Enfim, a variedade é muito grande, mas ela espelha bem a nossa preocupação com o dinheiro público, porque se trata de extrair o máximo de cada centavo de real que é gasto. E, na verdade, tudo o que aqui foi premiado, tem a ver com isso. Quer dizer, como é que nós aumentamos a produtividade, seja diretamente, seja através da qualidade do serviço, porque melhora da qualidade do serviço significa mais serviço pelo mesmo dinheiro gasto. Porque é um serviço de mais qualidade pesa mais que um serviço de menor qualidade.

Este prêmio existe há uns seis anos. Foi instituído pelo (ex-) governador (Geraldo) Alckmin, e é um prêmio muito oportuno, porque na esfera de Governo o incentivo é crucial. Por que as pessoas tendo estabilidade, tendo aposentadoria garantida vão se esforçar para melhorar a eficiência? Esta é uma questão. E aí jogam dois fatores: o espírito público, o espírito, a consciência de cidadania do servidor público de um lado; do outro, o incentivo,  inclusive sobre a forma de reconhecimento público, de títulos, de diploma. É um troféu, um troféu modesto, pequeno, mas troféu. E de grande significado, inversamente proporcional ao seu tamanho. De maneira que essa é uma prática boa que foi instaurada, que nós conseguimos. Além do mais, como homenagem ao (ex-governador) Mário Covas, que era um obcecado pela eficiência, pela produtividade e pela melhor utilização dos recursos públicos.

Foi ele que inaugurou um ciclo em São Paulo que, sem qualquer pretensão, sem ser pretensioso, se prolonga até o 16º ano de austeridade fiscal, que significa não gastar menos, significar gastar melhor. Disso é que se trata, e essa é um verdadeiro ensaio de revolução o que nós estamos fazendo aqui em São Paulo. Nem vou me alongar, mas há muitas conquistas nesta área, inclusive do nosso Governo, como vieram várias dos governos anteriores. Aí, no caso, fundamentalmente sob o comando da Secretaria (Estadual) de Gestão, comandada pelo deputado Sidney Beraldo. Que, quando eu convidei não queria aceitar, dizendo que ia se desgastar, ele é deputado, só ficar lidando com questões de reajustes, etc. Mas, na verdade, depois passou a gostar do trabalho. E tem sido um grande secretário desta área e comandou, coordenou um processo de reforma na área de Gestão com a cooperação, principalmente da Secretaria (Estadual) da Fazenda, que é outra área fundamental para isso, e das diferentes secretarias dos diferentes setores do Governo, da administração direta e indireta. Então eu queria aproveitar também esta oportunidade para dizer que ele devia ter recebido um prêmio aqui pela sua gestão na secretaria, um prêmio macro, que somaria a todos esses, com um troféu bem grande e um diplomão.

Muito obrigado!