Governo de SP entrega Etec na zona leste da capital

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente na quarta-feira, 11, a Escola Técnica (Etec) de Arthur Alvim, na zona leste da capital. Governador: Eu […]

qua, 11/02/2009 - 12h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente na quarta-feira, 11, a Escola Técnica (Etec) de Arthur Alvim, na zona leste da capital.

Governador: Eu só tenho uma dúvida, antes. Se não tiver nenhum palmeirense aqui, eu vou embora. Nenhum. Nenhum? Mas nenhum? Tem um aí? Não, alguém pode amarelar e mentir aqui. Só tem corintiano e são-paulino?

Vozes: Só.

Governador: Hem? Porque não adianta o Palmeiras ganhar tudo, nada, que dá na mesma. Hem? O (Inaudível), mas o (Inaudível) já passou da idade, eu queria gente lá.

Bem, eu queria cumprimentar o vice-governador Alberto Goldman, que até há pouco era o secretário desta área. O prefeito Gilberto Kassab. O Geraldo Alckmin, que é o secretário de Desenvolvimento, que cuida, entre outras coisas, do ensino técnico e tecnológico no Estado.

Deputado João Barbosa. A Laura Laganá, que é superintendente do Centro Paula Souza, órgão do Governo do Estado que faz as escolas. Os vereadores, que nos falou aqui, o Carlos Alberto Bezerra, Gilson Barreto, Toninho Paiva, Adolfo Quintas e o Juscelino Gadelha.

Queria também cumprimentar o Bonini, que é o presidente do FDE. Cadê o Bonini? Toda vez que o conserto de uma escola estiver atrasado, a culpa é dele. 

Padre Rosalvino, que é presidente das Obras Sociais Dom Bosco, que faz um trabalho extraordinário na área do ensino profissional. Os subprefeitos da Penha, Aricanduva, Itaquera, Guaianases, Ermelino Matarazzo, Butantã.

Queria também cumprimentar o Gérson, que é o diretor desta Etec Artur Alvim. Cadê o Gérson? E queria dar um abraço especial aos professores, alunos e alunas desta escola.

Esta é uma das principais coisas que nós estamos fazendo no Governo do Estado: ensino técnico e tecnológico. Nós avançamos muito. Quando o Alckmin foi governador, tinha quantas Fatecs em São Paulo?

Voz: Nove.

Governador: Tinha nove Faculdades de Tecnologia, quando ele assumiu. Quando ele saiu, tinha 26. Quando eu for sair, vai ter mais de 52. Ou seja, nós estamos duplicando, mais do que duplicando.

Em matéria de escolas técnicas, ele deu também um grande salto e nós estamos duplicando o salto. Escola técnica não só para formação técnica, mas também para o ensino médio. Alguns, aqui, são alunos do ensino médio, que é o melhor que tem em São Paulo, dos melhores do Brasil este ensino médio.

Aqui, na verdade, já estão funcionando. São 12 salas de aula, laboratórios. E os cursos, quais são? Automação Industrial, Eletrônica, Desenho de Construção Civil. No total, são 80 vagas no período da manhã, para o ensino médio, 40 vagas para Edificações, à tarde, e mais 40 à noite. Os cursos anteriores tinham 40 vagas cada um. Também aumentaram. No total, quantas vagas dá, Laura?

Governador: 400 vagas aqui nesta escola, que era uma antiga escola estadual. Nós estamos, com isso, oferecendo, primeiro, oportunidade de trabalho para os jovens. Segundo, ajudando o desenvolvimento de São Paulo. E a garotada que está aqui, no ensino médio, vai ter muito mais facilidade para entrar, depois, no ensino técnico, já vai estar no ambiente, estudando, etc.

Como o ex-governador, nosso secretário Alckmin disse, a chance de ter bons empregos é enorme. De cinco formados, quatro, de Etecs, já saem com emprego na hora. Nas Fatecs, é nove em dez. Portanto, estamos dando um salto e vamos continuar.

Aqui na Capital, nós encontramos quantas escolas técnicas, Laura? 14 escolas técnicas. Quantas vamos deixar? 48. Vocês vejam só. Isso não é número de propaganda, não. Encontramos 14, vamos deixar 48 na cidade de São Paulo. Viu, Bezerra? Viram, vereadores?

Isso é importantíssimo, porque tinha muita escola, mas faltava ainda para a Capital, e nós estamos concentrando na Capital e na Grande São Paulo. O Kassab e o Alckmin já estão se entendendo e nós vamos fazer Etecs nos CEUs também, que vão funcionar, provavelmente, à noite, aproveitando o equipamento existente.

Esse é o nosso trabalho. O ensino é uma grande prioridade, em geral, e o ensino técnico é uma prioridade muito especial para nós porque vai ao coração dos problemas de São Paulo: emprego para os jovens, desenvolvimento, ter mão-de-obra treinada, qualificada, para poder produzir mais e ganhar melhor.

Eu queria, na verdade, hoje, aqui (…).

Ah, olha aqui. Quem assinou isso aqui? Hem?

Governador: Aqui tem uma boa notícia. O Alckmin e a Laura estão se comprometendo a cobrir as duas quadras aqui. Ficar com quadras cobertas. Mas aí, eu quero um documento assinado por três palmeirenses, três palmeirenses. Se não, não tem.

Se eu fosse falar de (…). O Alckmin é santista. Santista eu sei que não tem nenhum. Mas, que diabo, são-paulino tem demais. O Goldman é corintiano. E você, Bezerra? Corintiano.

Uma das quadras é da Secretaria da Educação e está muito ruim. É aquele rapaz lá, levante o braço, Bonini. Vocês têm que cobrar dele. Acaba aqui, agora, vão lá falar com ele. Está bom?

Um grande abraço. Contem conosco e a gente conta com vocês. É disso que São Paulo precisa: cada um contar com os outros.

Obrigado.