Governador prestigia abertura do 73º Jogos Abertos do Interior

São Caetano do Sul, 6 de outubro de 2009

ter, 06/10/2009 - 16h51 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria aqui saudar a todos os atletas de mais de 200 Municípios que estão aqui presentes. Serão 13 mil disputando mais de 2 mil competições nos maiores Jogos Abertos que nós temos em toda a América Latina.

Quero cumprimentar a Prefeitura de São Caetano pela organização primorosa. São Caetano é fera em matéria de Jogos Abertos, é uma das cidades que melhor desempenha (esse papel). E agora estão dizendo que São Caetano também é muito competente para abrigar tanta gente vinda de todo o Estado de São Paulo.

Para nós, o esporte olímpico em São Paulo é sempre uma prioridade. Basta dizer que 70% das medalhas que o Brasil obteve no Pan (Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro) são de gente de São Paulo. Mais de 60% das medalhas das Olimpíadas (de Pequim, em 2008) que o Brasil obteve são dos paulistas também. 

E agora, com a Olimpíada que vai ser feita em 2016 (no Rio de Janeiro), nós temos a obrigação de treinar São Paulo, de treinar atletas de São Paulo e de todo o Brasil para ampliar o desempenho do Brasil nas Olimpíadas. Podemos trazer uma contribuição decisiva a essa meta, a esse objetivo.

Portanto, que esses jogos abertos sirvam também como uma referência para tudo aquilo que o Brasil tem que fazer, desenvolver até 2016.

Dito isso, meus amigos, minhas amigas, jovens atletas, eu declaro abertos os 73º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni.