Governador participa de posse de Paulo Skaf como presidente da Fiesp

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimado presidente anfitrião, presidente Paulo Skaf; presidente Fernando Henrique Cardoso, que nos honra com a sua presença; ministro Fernando Pimentel, […]

ter, 27/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimado presidente anfitrião, presidente Paulo Skaf; presidente Fernando Henrique Cardoso, que nos honra com a sua presença; ministro Fernando Pimentel, representando a presidenta Dilma Rousseff; presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; representante da presidência do Senado, senador Ralph; parlamentares aqui presentes, ministros, governadores, secretários de estado; presidente da Assembleia, Barros Munhoz; prefeito da capital, Gilberto Kassab; amigas e amigos.

Esta posse, Paulo Skaf, tão concorrida, tão representativa, tão forte com a presença de cada um e de todos vocês, eu acho que ela retrata, primeiro, a sua liderança, e ela retrata a importância que todos nós damos à FIESP como uma voz representativa do setor produtivo de São Paulo e do Brasil, e a importância que a indústria tem para o nosso desenvolvimento. Fico muito feliz de ver uma posse tão concorrida. Nós precisamos de instituições sólidas e hoje a gente vê, com essa posse, a importância da FIESP e do CIESP. Aliás, São Paulo é muito devedora da nossa indústria. Há um pouco mais de 100 anos, São Paulo tinha 200 mil habitantes, uma cidade de pouca importância. Hoje somos a terceira metrópole do mundo, com 20 milhões de habitantes, a segunda economia da América do Sul, só atrás do Brasil, à frente da Argentina, da Colômbia, e nós devemos muito ao esforço da indústria, que agrega valor, que gera empregos mais fortes e salários maiores, que avança, que inova. E integrada ao setor agrícola e ao setor de serviços.

O Brasil vive um bom momento, acho que é uma prova de maturidade política nós diminuirmos muitas diferenças e podermos avançar em muitas coisas que se tornaram de entendimento nacional. Quero aqui destacar a importância que teve o combate à inflação, o Plano Real, para mudar o Brasil de patamar, e nós devemos muito ao presidente Fernando Henrique Cardoso, nestes avanços sucessivos. Têm feito bem ao Brasil, que vive hoje um bom momento, embora tenha grandes desafios, e um deles aqui foi bem colocado, que é a questão da competitividade. É importante para o Brasil exportar commodities, produtos primários, mas isso não é suficiente para gerar os empregos que o país precisa e com os salários que todos nós almejamos.

Quero saudar aqui o esforço para que a gente possa fazer mais sem aumentar a carga tributária. O Brasil já tem uma carga tributária de países nórdicos, portanto, nós temos é que fazer um esforço de eficiência do gasto público para poder fazer mais e melhor com os recursos que nós já possuímos.

E quero aqui destacar as excelências do SENAI e do SESI, aliás, grande parceiro do Governo do estado no Via Rápida para o Emprego, agora no programa do segundo período, do ensino médio, oferecendo cursos técnicos para a nossa juventude. Por tudo isso, quero saudar aqui a diretoria que hoje toma posse. Diretoria tão representativa da Federação das Indústrias e do Centro das Indústrias. E ao encerrar, lembrar, Paulo Skaf, do Papa João XXIII, que dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Esta é a casa do desenvolvimento e da paz. Parabéns, bom trabalho.