Governador fala sobre reforma do Complexo da Luz

Governador Geraldo Alckmin: Adhemar da Costa Machado, comandante militar do sudeste; coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar; coronel Admir Gervásio Moreira, secretário-chefe da Casa Militar; coronel César Augusto […]

qui, 01/12/2011 - 20h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Adhemar da Costa Machado, comandante militar do sudeste; coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar; coronel Admir Gervásio Moreira, secretário-chefe da Casa Militar; coronel César Augusto Luciano Franco Morelli, comandante do Policiamento de Choque; tenente-coronel Salvador Modesto Madia, comandante da ROTA; coronel Telhada, ex-comandante da ROTA; deputado Conte Lopes; Eugênio Zuliani, prefeito de Olímpia; vereador Claudinho de Souza, vereador da capital; coronel Felix, subprefeito da Penha; membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, oficiais e praças da Polícia Militar agraciados, homenageados nesta data, seus familiares, amigas e amigos.

Uma grande alegria, coronel Camilo, comemorarmos hoje 120 anos, 1891. Uma instituição que é temida pelos inimigos da lei, pelos malfeitores, mas que é admirada pela sociedade de São Paulo, que é a ROTA. Uma instituição que une bravura e respeito à lei, que une destemor e legalidade. Esta, a ROTA, que até em 2002, como governador, criei a 4ª Companhia, ampliando a sua presença e os seus policiais. A melhor maneira de nós comemorarmos os 120 anos da ROTA, e homenagearmos a Polícia Militar de São Paulo, é dando as melhores condições para que ela possa exercer esse desafio cotidiano do mundo moderno, que é a segurança. A valorização policial; número um: com salário, carreira, preterição e posto imediato, a valorização dos nossos policiais; dois: tecnologia, informatização na rua, todas as viaturas com tablet até fevereiro do ano que vem, computação embarcada, um sistema inteligente para a atuação policial. Efetivo; esse ano nós terminaremos o ano com uma formatura, no dia 20 agora de dezembro, com mais 1660 homens e mulheres. Terminaremos o ano com 6100 policiais militares a mais, chegando quase a 100 mil homens e mulheres na Polícia Militar de São Paulo. Equipamentos; teremos até janeiro 2000 viaturas 0 km. 60 Hilux a mais para a ROTA, 200 bases comunitárias da Polícia Militar, bases móveis para maior presença policial.

Hoje, um pequeno espaço que pegou fogo, há alguns anos atrás, está sendo entregue. Mas nós estamos liberando hoje R$ 32 milhões para a reforma e restauração completa deste complexo militar aqui da Luz, envolvendo esse prédio da ROTA, que começou a ser construído em 1877, que é apenas 30% do complexo, e os outros 70% que envolvem a área da cavalaria, todo aqui o Complexo da Luz. Se Deus quiser, nos der saúde, quero dizer que estaremos juntos, todos aqui, se Deus quiser, no dia 1º de dezembro de 2013, para nós a entregarmos para São Paulo, totalmente reformada, totalmente restaurada. Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da nossa cidade. E mais do que isso, a sede do trabalho da segurança, da Polícia de Choque e da ROTA de São Paulo. Bom trabalho a todos.